Os pretos devotos do Rosário no espaço público da paróquia, Vila Rica, nas Minas Gerais.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6944 http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752016000200006 |
Resumo: | Este artigo aborda a espacializacao das devocoes negras e escravas, no enquadramento territorial das paroquias fronteiricas do termo de Vila Rica. Da dimensao pessoal da devocao, nas situacoes aflitivas do cotidiano, a corporacao coletiva de classificacao dos pretos da irmandade de Nossa Senhora do Rosario, examina-se o significado do espaco publico para a representacao social negra, ancorada na devocao do compromisso, mas realmente constituida na fluidez e no dinamismo politico-religioso. A invocacao basilar do culto publico dos pretos, africanos escravos (e ainda libertos), contribuindo para dispor as divisoes socioculturais, desdobrou- se num devocionario especificamente negro que incluiu outras santidades como, principalmente, Merces e Santa Efigenia. Articula-se essa mobilidade da fe nos mediadores santos a configuracao paroquial (efeito do embate de direitos eclesiasticos e seculares entre a matriz e as capelas), a urbanizacao difusa do territorio minerario e ao confronto das representacoes negras e mesticas sob a egide de patronos catolicos. |
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Os pretos devotos do Rosário no espaço público da paróquia, Vila Rica, nas Minas Gerais.The pretos devotees of the Rosary in the public space of the sarish, Vila Rica, in Minas Gerais.Irmandade do rosárioEspaço públicoQualidade socialBrotherhood of the RosaryPublic spaceEste artigo aborda a espacializacao das devocoes negras e escravas, no enquadramento territorial das paroquias fronteiricas do termo de Vila Rica. Da dimensao pessoal da devocao, nas situacoes aflitivas do cotidiano, a corporacao coletiva de classificacao dos pretos da irmandade de Nossa Senhora do Rosario, examina-se o significado do espaco publico para a representacao social negra, ancorada na devocao do compromisso, mas realmente constituida na fluidez e no dinamismo politico-religioso. A invocacao basilar do culto publico dos pretos, africanos escravos (e ainda libertos), contribuindo para dispor as divisoes socioculturais, desdobrou- se num devocionario especificamente negro que incluiu outras santidades como, principalmente, Merces e Santa Efigenia. Articula-se essa mobilidade da fe nos mediadores santos a configuracao paroquial (efeito do embate de direitos eclesiasticos e seculares entre a matriz e as capelas), a urbanizacao difusa do territorio minerario e ao confronto das representacoes negras e mesticas sob a egide de patronos catolicos.This article approaches the spatiality of the black and slave devotions in the territorial framework of border parishes in the county of Vila Rica. From the personal dimension of devotion, in situations of distressing daily life, to the collective corporation in order to classify the pretos of the Brotherhood of Our Lady of the Rosary, this analysis focuses on the meaning of public space for the social representation of blacks that was anchored in the compromise of devotion, in fact, built in the fluidity and in the political-religious dynamism. The basic invocation of public worship of the pretos – African slaves (also freedmen) – contributed to arrange the socio-cultural divisions, and dismantled in a specific black breviary, in which other sanctities were gathered, including Our Lady of Mercy and St. Ephigenia. Through the mediation of saints, this mobility of faith is tied with the parish space (effect of the clash on ecclesiastical and secular rights between the mother church and chapels), to diffuse urbanization of the mining territory, and the confrontation between the representations of blacks and mestizos, under the aegis of Catholic patrons.2016-08-26T20:03:36Z2016-08-26T20:03:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, F. E. de. Os pretos devotos do Rosário no espaço público da paróquia, Vila Rica, nas Minas Gerais. Varia História, v. 32, p. 401-435, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/vh/v32n59/0104-8775-vh-32-59-0401.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2016.1982-4343http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6944http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752016000200006ark:/61566/0013000007zrxTodo o conteúdo do periódico Varia História, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Varia História <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-8775&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Francisco Eduardo deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T19:14:12Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6944Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T19:14:12Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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