Uma análise sociocrítica da etnomodelagem como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Ana Paula Santos de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12358
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
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spelling Uma análise sociocrítica da etnomodelagem como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica.EtnomodelagemModelagem matemáticaEtnomatemáticaComunidade periféricaTeoria Fundamentada nos DadosPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual, situada em uma comunidade periférica na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com a participação de treze alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e um catador de materiais reciclados. O principal objetivo desse estudo esteve relacionado com a realização de uma análise sociocrítica da Etnomodelagem enquanto uma ação pedagógica no desenvolvimento de conteúdos matemáticos em comunidades periféricas. No entanto, outros objetivos foram necessários para condução desse estudo como, por exemplo, discutir e problematizar as relações entre a Modelagem Matemática e a Etnomatemática, culminando com o conceito da Etnomodelagem; identificar as principais características culturais das comunidades periféricas e investigar a prática da Etnomodelagem em sala de aula. Dessa maneira, a seguinte questão de investigação foi elaborada: De que maneira a Etnomodelagem enquanto uma ação pedagógica pode se constituir em um ambiente crítico para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos no 8º ano do Ensino fundamental em uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Belo Horizonte? Para fundamentar teoricamente esse estudo foram utilizados os conceitos de Etnomatemática, Modelagem Matemática e sua perspectiva sociocrítica, Etnomodelagem e Comunidades periféricas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades fundamentados nas abordagens êmica, ética e dialógica da Etnomodelagem; dois questionários, um inicial e um final; o diário de campo da professora-pesquisadora e uma entrevista semiestruturada realizada com catador de materiais reciclados. Os dados foram coletados, analisados e codificados conforme os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Para a análise dos dados foram utilizadas as codificações aberta e axial que possibilitaram a elaboração das categorias conceituais, propiciando a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados mostram que a Etnomodelagem contribuiu para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos dos participantes desse estudo, que são moradores de uma comunidade periférica a partir do estudo da ausência de saneamento básico adequado que compõem o cotidiano dos membros dessa comunidade. Os resultados desse estudo também mostram que a Etnomodelagem proporcionou para os participantes o desenvolvimento de um olhar crítico em relação ao próprio espaço, além de refletirem uma experiência multicultural e interdisciplinar a partir do desenvolvimento e apresentação do projeto: Arquivo Wall-e: Repensando a produção de lixo em comunidades periféricas por meio da Matemática, na 3º Feira Mineira de Iniciação Científica – FEMIC, que culminou com o 1º lugar na categoria de Ciências Exatas e da Terra e o credenciamento para a 18º Feira Brasileira de Ciências e Engenharias – FEBRACE. Finalizando essa investigação, foi elaborado um produto educacional com o formato de um caderno de sugestões, cujo objetivo foi apresentar propostas de atividades que estiveram relacionadas com o saneamento básico, que visa orientar professores e interessados nessa temática no desenvolvimento de tarefas que envolvam os aspectos socioculturais da Matemática e de seus alunos.The research that forms this master´s thesis was conducted in a public state school, located in a peripheral community in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais. Data that forms this research originated with the participation of thirteen students in the eighth grade of Elementary School and a collector of recycled materials. One objective of this study was related to conducting a sociocritical analysis of ethnomodelling as a pedagogical action in the development of mathematical content in a peripheral community. As well, other objectives were necessary to conduct this study, including for example, discussing and problematizing of the relationships between mathematical modelling and ethnomathematics, culminating in the concept of ethnomodelling; identify main cultural characteristics of peripheral communities and investigating the practice of ethnomodelling in the classroom. The following research question was elaborated: How can ethnomodeling as a pedagogical action constitute a critical environment for the development of mathematical content in the 8th year of elementary education in a peripheral community in the metropolitan region of Belo Horizonte? The theoretically base of this study, the concepts of ethnomathematics, mathematical modelling and its sociocritical perspective, ethnomodelling and peripheral communities were used. As instruments of data collection, three blocks of activities were used, based on ethnomodelling, modelling, emic, etic, and dialogical approaches; two questionnaires, one initial and one final; the field diary of the teacher-researcher and a semi-structured interview conducted with a recycled material collector. The data were collected, analyzed and coded according to the assumptions of the Grounded Theory. For the analysis of the data, both open and axial codifications were used, which allowed for the elaboration of conceptual categories, providing the interpretation of results obtained in this study. The results show that ethnomodelling contributed to the development of mathematical content of the participants in this study, who are residents of a peripheral community based on the study of the lack of adequate basic sanitation that make up the daily lives of members of that community. The results of this study also show that ethnomodelling provided the participants with the development of a critical look in relation to the space itself, in addition to reflecting a multicultural and interdisciplinary experience from the development and presentation of the project: Arquivo Wall-e: repensando a produção de lixo em comunidades periféricas por meio da Matemática (Wall-e file: rethinking production of garbage in peripheral communities through mathematics), at the 3rd Minas Gerais Scientific Initiation Fair - FEMIC, which culminated with a 1st place in the category of Exact and Earth Sciences and the accreditation for the 18th Brazilian Fair of Sciences and Engineering - FEBRACE. At the end of this investigation, an educational product was prepared in the form of a book of suggestions, whose objective is to present proposals for activities that were related to basic sanitation, which aims to guide teachers and those interested in this theme in the development of tasks that involve sociocultural aspects of mathematics and its students.Orey, Daniel ClarkOrey, Daniel ClarkFernandes, Alcione MarquesRosa, MiltonMesquita, Ana Paula Santos de Sousa2020-06-16T16:49:14Z2020-06-16T16:49:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMESQUITA, Ana Paula Santos de Sousa. Uma análise sociocrítica da etnomodelagem como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica. 2020. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12358Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/06/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-08T14:14:03Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12358Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-08T14:14:03Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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