Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_09a3192e46d3a7031e927648a6a295a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18339
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.Matemática- estudo e ensinoEducação financeiraJogos no ensino de matemáticaEstudantes do ensino médioPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho tem como finalidade apresentar o jogo Estratégia Financeira, desenvolvido pelo autor, como uma possível atividade prática que expressa uma simulação de investimentos financeiros de maneira simplificada, contemplando as premissas da educação financeira. O referencial teórico-bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas e documentos oficiais relacionados à educação financeira, investimentos financeiros e à aplicação desses conceitos na educação básica. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com os alunos do Ensino Médio do Colégio Expoente, com o objetivo de compreender, na perspectiva dos estudantes, a relevância da educação financeira em suas vidas e suas opiniões sobre a inserção da educação financeira nas escolas. O desenvolvimento das atividades foi alicerçado na perspectiva da Educação Financeira Escolar, conforme abordada por Silva e Powell (2013), à luz das orientações da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) (2011) e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018). Os dados examinados sugerem que o desenvolvimento dessas atividades provocou debates sobre conceitos e aspectos financeiros, promovendo, assim, a educação financeira dos estudantes. Reforçando a importância da Educação Financeira Escolar, espera-se que este trabalho e seus resultados possam servir de estímulo e auxílio para outros professores interessados em abordar temas de educação financeira e investimentos na educação básica.This paper dissertation presents the game Financial Strategy, developed by the author, as a potential practical activity that simulates financial investments in a simplified manner, encompassing the premises of financial education. The theoretical and bibliographic framework includes various scientific texts and official documents related to financial education, financial investments, and the application of these concepts in basic education. The research methodology was qualitative, involving a group of high school students from Expoente School to understand, from the students' perspective, the relevance of financial education in their lives and their opinions on the incorporation of financial education in schools. The development of activities was basen on in the perspective of School Financial Education, as discussed by Silva and Powell (2013), the guidelines of the National Strategy for Financial Education (ENEF) (2011) and the National Common Curricular Base (BNCC) (2018). Datas suggest that the development of these activities brought rich discussions on financial concepts and aspects, promoting students' financial education. Reiterating the importance of School Financial Education, it is hoped that this work and its results can inspire educators interested in discuss and teach financial education and investments in basic education.Ferreira, Geraldo César GonçalvesMartins, Eder MarinhoFerreira, Geraldo César GonçalvesAlmeida, Vitor Luiz deReis, Frederico da SilvaMartins, Eder MarinhoRodrigues Neto, Inorazal Medeiros2024-08-21T20:23:25Z2024-08-21T20:23:25Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES NETO, Inorazal Medeiros. Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica: uma atividade com alunos do ensino médio. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339Attribution 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-21T20:23:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-21T20:23:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
title Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
spellingShingle Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros
Matemática- estudo e ensino
Educação financeira
Jogos no ensino de matemática
Estudantes do ensino médio
title_short Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
title_full Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
title_fullStr Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
title_full_unstemmed Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
title_sort Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
author Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros
author_facet Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Geraldo César Gonçalves
Martins, Eder Marinho
Ferreira, Geraldo César Gonçalves
Almeida, Vitor Luiz de
Reis, Frederico da Silva
Martins, Eder Marinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática- estudo e ensino
Educação financeira
Jogos no ensino de matemática
Estudantes do ensino médio
topic Matemática- estudo e ensino
Educação financeira
Jogos no ensino de matemática
Estudantes do ensino médio
description Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-21T20:23:25Z
2024-08-21T20:23:25Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES NETO, Inorazal Medeiros. Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica: uma atividade com alunos do ensino médio. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339
identifier_str_mv RODRIGUES NETO, Inorazal Medeiros. Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica: uma atividade com alunos do ensino médio. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002853810176000