Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_09a3192e46d3a7031e927648a6a295a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/18339 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.Matemática- estudo e ensinoEducação financeiraJogos no ensino de matemáticaEstudantes do ensino médioPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho tem como finalidade apresentar o jogo Estratégia Financeira, desenvolvido pelo autor, como uma possível atividade prática que expressa uma simulação de investimentos financeiros de maneira simplificada, contemplando as premissas da educação financeira. O referencial teórico-bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas e documentos oficiais relacionados à educação financeira, investimentos financeiros e à aplicação desses conceitos na educação básica. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com os alunos do Ensino Médio do Colégio Expoente, com o objetivo de compreender, na perspectiva dos estudantes, a relevância da educação financeira em suas vidas e suas opiniões sobre a inserção da educação financeira nas escolas. O desenvolvimento das atividades foi alicerçado na perspectiva da Educação Financeira Escolar, conforme abordada por Silva e Powell (2013), à luz das orientações da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) (2011) e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018). Os dados examinados sugerem que o desenvolvimento dessas atividades provocou debates sobre conceitos e aspectos financeiros, promovendo, assim, a educação financeira dos estudantes. Reforçando a importância da Educação Financeira Escolar, espera-se que este trabalho e seus resultados possam servir de estímulo e auxílio para outros professores interessados em abordar temas de educação financeira e investimentos na educação básica.This paper dissertation presents the game Financial Strategy, developed by the author, as a potential practical activity that simulates financial investments in a simplified manner, encompassing the premises of financial education. The theoretical and bibliographic framework includes various scientific texts and official documents related to financial education, financial investments, and the application of these concepts in basic education. The research methodology was qualitative, involving a group of high school students from Expoente School to understand, from the students' perspective, the relevance of financial education in their lives and their opinions on the incorporation of financial education in schools. The development of activities was basen on in the perspective of School Financial Education, as discussed by Silva and Powell (2013), the guidelines of the National Strategy for Financial Education (ENEF) (2011) and the National Common Curricular Base (BNCC) (2018). Datas suggest that the development of these activities brought rich discussions on financial concepts and aspects, promoting students' financial education. Reiterating the importance of School Financial Education, it is hoped that this work and its results can inspire educators interested in discuss and teach financial education and investments in basic education.Ferreira, Geraldo César GonçalvesMartins, Eder MarinhoFerreira, Geraldo César GonçalvesAlmeida, Vitor Luiz deReis, Frederico da SilvaMartins, Eder MarinhoRodrigues Neto, Inorazal Medeiros2024-08-21T20:23:25Z2024-08-21T20:23:25Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES NETO, Inorazal Medeiros. Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica: uma atividade com alunos do ensino médio. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339Attribution 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-21T20:23:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-21T20:23:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio. |
title |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio. |
spellingShingle |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio. Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros Matemática- estudo e ensino Educação financeira Jogos no ensino de matemática Estudantes do ensino médio |
title_short |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio. |
title_full |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio. |
title_fullStr |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio. |
title_sort |
Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio. |
author |
Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros |
author_facet |
Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Geraldo César Gonçalves Martins, Eder Marinho Ferreira, Geraldo César Gonçalves Almeida, Vitor Luiz de Reis, Frederico da Silva Martins, Eder Marinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Neto, Inorazal Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática- estudo e ensino Educação financeira Jogos no ensino de matemática Estudantes do ensino médio |
topic |
Matemática- estudo e ensino Educação financeira Jogos no ensino de matemática Estudantes do ensino médio |
description |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-21T20:23:25Z 2024-08-21T20:23:25Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES NETO, Inorazal Medeiros. Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica: uma atividade com alunos do ensino médio. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES NETO, Inorazal Medeiros. Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica: uma atividade com alunos do ensino médio. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024. |
url |
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002853810176000 |