Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Emmanuel Paiva de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, João Paulo Ferreira, Costa, Siena Alves, Andrade, Gustavo Naciff de, Alves, Jean Carlos Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12913
http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p11-18
Resumo: Em um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes por meio de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, por meio de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes sobre o que lhes foi oferecido e o que eles efetivamente dominam.
id UFOP_0afd6e1ee693d75201999713485353f3
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/12913
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Andrade, Emmanuel Paiva deMartins, João Paulo FerreiraCosta, Siena AlvesAndrade, Gustavo Naciff deAlves, Jean Carlos Machado2020-10-30T19:49:35Z2020-10-30T19:49:35Z2018ANDRADE, E. P. de et al. Quando expectativas e percepções não convergem: um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado. Revista Principia, v. 39, p. 11-18, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1764>. Acesso em: 10 mar. 2020.1517-0306http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12913http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p11-18Em um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes por meio de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, por meio de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes sobre o que lhes foi oferecido e o que eles efetivamente dominam.In a world where innovation assumes the strategic role of organizations and countries, the training of people, particularly engineers, is fundamental for debates that present its advantages and disadvantages. The present study will examine what happens to Production Engineering students at the Federal University Fluminense who are newly graduated and/or are about to graduate in relation to the alignment between the expectations of their probable employers and their own perceptions of the acquired knowledge and skills during the course. The research strategy used was the case study, on the one hand we collected data from three companies of different sectors through focal groups which involved the managers responsible for recruitment and selection and, on the other hand, through a survey applied to students under the circumstances of the examination. The results showed that there are significant mismatches between business demand and students’ perceptions of what has been offered to them and what they effectively dominate.O periódico Revista Principia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/871>. Acesso em: 21 fev. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessEducação em engenhariaCurrículoMercado de trabalhoInovaçãoMercado de trabalhoQuando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12913/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_QuandoExpectativasPercepções.pdfARTIGO_QuandoExpectativasPercepções.pdfapplication/pdf210688http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12913/1/ARTIGO_QuandoExpectativasPercep%c3%a7%c3%b5es.pdf2656c4517708084791664b9c7248ab85MD51123456789/129132020-10-30 15:49:35.691oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-30T19:49:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
title Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
spellingShingle Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
Andrade, Emmanuel Paiva de
Educação em engenharia
Currículo
Mercado de trabalho
Inovação
Mercado de trabalho
title_short Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
title_full Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
title_fullStr Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
title_full_unstemmed Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
title_sort Quando expectativas e percepções não convergem : um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado.
author Andrade, Emmanuel Paiva de
author_facet Andrade, Emmanuel Paiva de
Martins, João Paulo Ferreira
Costa, Siena Alves
Andrade, Gustavo Naciff de
Alves, Jean Carlos Machado
author_role author
author2 Martins, João Paulo Ferreira
Costa, Siena Alves
Andrade, Gustavo Naciff de
Alves, Jean Carlos Machado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Emmanuel Paiva de
Martins, João Paulo Ferreira
Costa, Siena Alves
Andrade, Gustavo Naciff de
Alves, Jean Carlos Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em engenharia
Currículo
Mercado de trabalho
Inovação
Mercado de trabalho
topic Educação em engenharia
Currículo
Mercado de trabalho
Inovação
Mercado de trabalho
description Em um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes por meio de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, por meio de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes sobre o que lhes foi oferecido e o que eles efetivamente dominam.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-30T19:49:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-30T19:49:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, E. P. de et al. Quando expectativas e percepções não convergem: um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado. Revista Principia, v. 39, p. 11-18, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1764>. Acesso em: 10 mar. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12913
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1517-0306
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p11-18
identifier_str_mv ANDRADE, E. P. de et al. Quando expectativas e percepções não convergem: um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado. Revista Principia, v. 39, p. 11-18, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1764>. Acesso em: 10 mar. 2020.
1517-0306
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12913
http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p11-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12913/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12913/1/ARTIGO_QuandoExpectativasPercep%c3%a7%c3%b5es.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
2656c4517708084791664b9c7248ab85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685777014325248