Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orey, Daniel Clark
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17141
Resumo: O reconhecimento da relação entre a cultura e a matemática pode ser interpretado como uma reação ao imperialismo cultural que impôs a sua versão do conhecimento matemático às comunidades colonizadas ao redor do mundo com a expansão das grandes navegações a partir do século XV. A reação a esse imperialismo cultural também pode estar relacionado com o desenvolvimento do conceito de desvio positivo que se relaciona com a flexibilidade das regras, normas e regulamentos para que possa alcançar o bem-estar dos membros de grupos culturais distintos. A amplitude dos conceitos de desvio positivo engloba as soluções matemáticas inovadoras desenvolvidas localmente e que podem ser utilizadas na ação pedagógica da etnomatemática, pois tem como objetivo confrontar a crença e o reconhecimento que persiste na sociedade contemporânea de que a matemática é um conhecimento culturalmente neutro. Assim, o principal objetivo deste artigo teórico é discutir o conceito de desvio positivo para a educação matemática por meio da exploração e da identificação da essência dessa terminologia no contexto da prática educacional relacionada com a ação pedagógica da etnomatematica e de sua conexão com a modelagem por meio da etnomodelagem.
id UFOP_1105d45afe6b80fb4f85fcaec5f6980e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17141
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.Educação matemáticaQuestões socioculturaisO reconhecimento da relação entre a cultura e a matemática pode ser interpretado como uma reação ao imperialismo cultural que impôs a sua versão do conhecimento matemático às comunidades colonizadas ao redor do mundo com a expansão das grandes navegações a partir do século XV. A reação a esse imperialismo cultural também pode estar relacionado com o desenvolvimento do conceito de desvio positivo que se relaciona com a flexibilidade das regras, normas e regulamentos para que possa alcançar o bem-estar dos membros de grupos culturais distintos. A amplitude dos conceitos de desvio positivo engloba as soluções matemáticas inovadoras desenvolvidas localmente e que podem ser utilizadas na ação pedagógica da etnomatemática, pois tem como objetivo confrontar a crença e o reconhecimento que persiste na sociedade contemporânea de que a matemática é um conhecimento culturalmente neutro. Assim, o principal objetivo deste artigo teórico é discutir o conceito de desvio positivo para a educação matemática por meio da exploração e da identificação da essência dessa terminologia no contexto da prática educacional relacionada com a ação pedagógica da etnomatematica e de sua conexão com a modelagem por meio da etnomodelagem.The recognition of the relationship between culture and mathematics can be interpreted as a reaction to cultural imperialism that imposed its version of mathematical knowledge on colonized communities worldwide with the expansion of the great navigations from the 15th century onwards. The reaction to this cultural imperialism may also be related to the development of the concept of positive deviance, which relates to the flexibility of rules, norms, and regulations so that it can achieve the well-being of members of distinct cultural groups. The breadth of the concepts of positive deviance encompasses innovative mathematical solutions developed locally that can be used in the pedagogical action of ethnomathematics, as it aims to confront the belief and recognition that persists in contemporary society that mathematics is a culturally neutral knowledge. Thus, the main objective of this theoretical article is to discuss the concept of positive deviation for mathematics education through the exploration and identification of the essence of this terminology in the context of educational practice related to the pedagogical action of ethnomathematics and its connection with modelling. through ethnomodelling.2023-08-15T17:12:28Z2023-08-15T17:12:28Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOREY, D. C.; ROSA, M. Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá, v. 4, n. 2, p. 57-71, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1905>. Acesso em: 06 jul. 2023.2675-2271http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17141Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessOrey, Daniel ClarkRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-15T17:12:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17141Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-15T17:12:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
title Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
spellingShingle Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
Orey, Daniel Clark
Educação matemática
Questões socioculturais
title_short Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
title_full Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
title_fullStr Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
title_full_unstemmed Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
title_sort Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
author Orey, Daniel Clark
author_facet Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
author_role author
author2 Rosa, Milton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Questões socioculturais
topic Educação matemática
Questões socioculturais
description O reconhecimento da relação entre a cultura e a matemática pode ser interpretado como uma reação ao imperialismo cultural que impôs a sua versão do conhecimento matemático às comunidades colonizadas ao redor do mundo com a expansão das grandes navegações a partir do século XV. A reação a esse imperialismo cultural também pode estar relacionado com o desenvolvimento do conceito de desvio positivo que se relaciona com a flexibilidade das regras, normas e regulamentos para que possa alcançar o bem-estar dos membros de grupos culturais distintos. A amplitude dos conceitos de desvio positivo engloba as soluções matemáticas inovadoras desenvolvidas localmente e que podem ser utilizadas na ação pedagógica da etnomatemática, pois tem como objetivo confrontar a crença e o reconhecimento que persiste na sociedade contemporânea de que a matemática é um conhecimento culturalmente neutro. Assim, o principal objetivo deste artigo teórico é discutir o conceito de desvio positivo para a educação matemática por meio da exploração e da identificação da essência dessa terminologia no contexto da prática educacional relacionada com a ação pedagógica da etnomatematica e de sua conexão com a modelagem por meio da etnomodelagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-15T17:12:28Z
2023-08-15T17:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OREY, D. C.; ROSA, M. Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá, v. 4, n. 2, p. 57-71, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1905>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2675-2271
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17141
identifier_str_mv OREY, D. C.; ROSA, M. Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá, v. 4, n. 2, p. 57-71, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1905>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2675-2271
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002827934466048