ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/365 |
Resumo: | O aspecto sociocultural das práticas matemáticas utilizado em sala de aula está relacionado com o conteúdo matemático e com os processos de associação desse conteúdo com as abordagens pedagógicas, que são utilizadas para o ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nessa perspectiva, a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações socioculturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. Um dos objetivos desse artigo teórico é discutir a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar e como esse aspecto dual pode influenciar o ensino e aprendizagem da matemática. Outro objetivo é utilizar os aspectos socioculturais da matemática por meio da ação pedagógica do programa etnomatemática no currículo matemático. Essa discussão pode desencadear uma ação crítico-reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, com relação ao aspecto sociocultural das práticas matemáticas, que é necessária para o trabalho educacional a ser desenvolvido com as comunidades escolares. |
id |
UFPA-6_8395707e3af0352b4a09b7bf6188727f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/365 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICAEtnomatemáticaInfluências socioculturaisDualidade entre saberesPráticas matemáticasO aspecto sociocultural das práticas matemáticas utilizado em sala de aula está relacionado com o conteúdo matemático e com os processos de associação desse conteúdo com as abordagens pedagógicas, que são utilizadas para o ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nessa perspectiva, a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações socioculturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. Um dos objetivos desse artigo teórico é discutir a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar e como esse aspecto dual pode influenciar o ensino e aprendizagem da matemática. Outro objetivo é utilizar os aspectos socioculturais da matemática por meio da ação pedagógica do programa etnomatemática no currículo matemático. Essa discussão pode desencadear uma ação crítico-reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, com relação ao aspecto sociocultural das práticas matemáticas, que é necessária para o trabalho educacional a ser desenvolvido com as comunidades escolares.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/365REMATEC; v. 7 n. 11 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/365/365Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel2022-10-15T13:57:07Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/365Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:07Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Rosa, Milton Etnomatemática Influências socioculturais Dualidade entre saberes Práticas matemáticas |
title_short |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_full |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_sort |
ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
author |
Rosa, Milton |
author_facet |
Rosa, Milton Orey, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Orey, Daniel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Milton Orey, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Influências socioculturais Dualidade entre saberes Práticas matemáticas |
topic |
Etnomatemática Influências socioculturais Dualidade entre saberes Práticas matemáticas |
description |
O aspecto sociocultural das práticas matemáticas utilizado em sala de aula está relacionado com o conteúdo matemático e com os processos de associação desse conteúdo com as abordagens pedagógicas, que são utilizadas para o ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nessa perspectiva, a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações socioculturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. Um dos objetivos desse artigo teórico é discutir a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar e como esse aspecto dual pode influenciar o ensino e aprendizagem da matemática. Outro objetivo é utilizar os aspectos socioculturais da matemática por meio da ação pedagógica do programa etnomatemática no currículo matemático. Essa discussão pode desencadear uma ação crítico-reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, com relação ao aspecto sociocultural das práticas matemáticas, que é necessária para o trabalho educacional a ser desenvolvido com as comunidades escolares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/365 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/365/365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 7 n. 11 (2012) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004200738816 |