Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrono, Rosângela Milagres
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Ana Cristina, Moreira, Plínio Cavalcanti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17182
Resumo: Este estudo pretende identificar, descrever e caracterizar conhecimentos matemáticos para o ensino de frações que afloraram a partir da discussão com as participantes, de respostas de alunos dos anos iniciais a questões a eles propostas em situações de ensino do tema na Educação Básica. No presente estudo, em um contexto de formação continuada, 18 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental são convidadas a refletir sobre as respostas dadas por estudantes a problemas envolvendo noções iniciais de frações. O referencial teórico que embasa o estudo é o modelo criado por Ball e seus colaboradores. Os dados foram produzidos a partir de transcrições das gravações dos encontros, de registros produzidos pelos participantes e do diário de campo elaborado ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a discussão das resoluções propostas pelos alunos dos anos iniciais oportunizou uma rica reflexão acerca de vários conhecimentos matemáticos para o ensino de frações, tais como: quantificar uma parte de um todo, relacionando desenho e símbolos; comparar frações no caso da interpretação parte- todo; somar e subtrair frações; conhecer os erros mais comuns usualmente cometidos pelos alunos, entre outros. O estudo contribui também para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos específicos da docência.
id UFOP_15a5db7c6f852fc0726babd165ccaa62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17182
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.Mobilizing mathematical knowledge for the fractions teaching with teachers in the early years of elementary school.Educação matemáticaFormação continuada de professoresEste estudo pretende identificar, descrever e caracterizar conhecimentos matemáticos para o ensino de frações que afloraram a partir da discussão com as participantes, de respostas de alunos dos anos iniciais a questões a eles propostas em situações de ensino do tema na Educação Básica. No presente estudo, em um contexto de formação continuada, 18 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental são convidadas a refletir sobre as respostas dadas por estudantes a problemas envolvendo noções iniciais de frações. O referencial teórico que embasa o estudo é o modelo criado por Ball e seus colaboradores. Os dados foram produzidos a partir de transcrições das gravações dos encontros, de registros produzidos pelos participantes e do diário de campo elaborado ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a discussão das resoluções propostas pelos alunos dos anos iniciais oportunizou uma rica reflexão acerca de vários conhecimentos matemáticos para o ensino de frações, tais como: quantificar uma parte de um todo, relacionando desenho e símbolos; comparar frações no caso da interpretação parte- todo; somar e subtrair frações; conhecer os erros mais comuns usualmente cometidos pelos alunos, entre outros. O estudo contribui também para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos específicos da docência.This study aimed to identify, describe and characterize mathematical knowledge for teaching fractions, that emerged in a discussion about elementary school students' responses to questions posed to them in real elementary school classrooms. In the context of continuing education, we invited 18 elementary school teachers to reflect on the answers given by elementary school students to problems involving introductory notions related to the fraction concept. The theoretical framework that supports the study was the model (Mathematical Knowledge for Teaching) developed by Ball and her collaborators. From the transcripts of the recordings of the meetings, the records produced by the participants, and the researcher's field diary, we were able to gather data on mathematical knowledge for teaching fractions that emerged in discussions on the subject with the participating teachers. The results show that these discussions favored the mobilization of different categories of mathematical knowledge for teaching fractions, such as: how to quantify a part of a whole (relating drawing and symbol); how to compare fractions in the case of part-whole interpretation; how to add and subtract fractions; some of the most common mistakes usually made by students, among others. Studies like this also contribute to understanding professional learning processes, especially those regarding the development of mathematical knowledge for teaching.2023-08-15T20:52:55Z2023-08-15T20:52:55Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPATRONO, R. M.; FERREIRA, A. C.; MOREIRA, P. C. Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 205-224, 2023. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/70517>. Acesso em: 06 jul. 2023.2359-6856http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17182Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial-Compartilha Igual (CC BY-NC- 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução para fins não comercias, com a citação dos autores e da fonte original e sob a mesma licença. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessPatrono, Rosângela MilagresFerreira, Ana CristinaMoreira, Plínio Cavalcantiporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-15T20:53:04Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17182Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-15T20:53:04Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
Mobilizing mathematical knowledge for the fractions teaching with teachers in the early years of elementary school.
title Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
Patrono, Rosângela Milagres
Educação matemática
Formação continuada de professores
title_short Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
author Patrono, Rosângela Milagres
author_facet Patrono, Rosângela Milagres
Ferreira, Ana Cristina
Moreira, Plínio Cavalcanti
author_role author
author2 Ferreira, Ana Cristina
Moreira, Plínio Cavalcanti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrono, Rosângela Milagres
Ferreira, Ana Cristina
Moreira, Plínio Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Formação continuada de professores
topic Educação matemática
Formação continuada de professores
description Este estudo pretende identificar, descrever e caracterizar conhecimentos matemáticos para o ensino de frações que afloraram a partir da discussão com as participantes, de respostas de alunos dos anos iniciais a questões a eles propostas em situações de ensino do tema na Educação Básica. No presente estudo, em um contexto de formação continuada, 18 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental são convidadas a refletir sobre as respostas dadas por estudantes a problemas envolvendo noções iniciais de frações. O referencial teórico que embasa o estudo é o modelo criado por Ball e seus colaboradores. Os dados foram produzidos a partir de transcrições das gravações dos encontros, de registros produzidos pelos participantes e do diário de campo elaborado ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a discussão das resoluções propostas pelos alunos dos anos iniciais oportunizou uma rica reflexão acerca de vários conhecimentos matemáticos para o ensino de frações, tais como: quantificar uma parte de um todo, relacionando desenho e símbolos; comparar frações no caso da interpretação parte- todo; somar e subtrair frações; conhecer os erros mais comuns usualmente cometidos pelos alunos, entre outros. O estudo contribui também para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos específicos da docência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15T20:52:55Z
2023-08-15T20:52:55Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PATRONO, R. M.; FERREIRA, A. C.; MOREIRA, P. C. Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 205-224, 2023. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/70517>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2359-6856
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17182
identifier_str_mv PATRONO, R. M.; FERREIRA, A. C.; MOREIRA, P. C. Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 205-224, 2023. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/70517>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2359-6856
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002863653158912