A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torres, Carlos Eduardo da Gama, Silva, Gustavo Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18328
https://doi.org/10.38116/ppp64art5
Resumo: As simulações realizadas neste trabalho, por meio de um modelo de programação linear, indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicaria uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha-MG, com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativarem trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém-publicado decreto das shortlines em Minas Gerais.
id UFOP_17f53881a076ffe3a9708d981e4fa06e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18328
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.The transport logistics of the coffee sector in Minas Gerais : a comparison between road and railways modes and the Varginha railway reinsertation.Análise de viabilidade econômicaReativação de infraestrutura ferroviáriaCusto de transporte do caféShortlinesAs simulações realizadas neste trabalho, por meio de um modelo de programação linear, indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicaria uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha-MG, com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativarem trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém-publicado decreto das shortlines em Minas Gerais.The simulations performed in this work through a linear programming model indicated that the use of the railway modal in specific contexts would imply a significant reduction in the cost of transport of coffee exported by the main producing microregions in Minas Gerais. In this context, it was possible to identify that only the use of the railway structure available in operation would be able to reduce the total transport costs of the system. Specifically, it was concluded by the economic viability of two railway projects from Varginha-MG with the potential to eliminate the transshipment between rail and road modals. It is also expected that this work induces other analyses capable of pointing out the feasibility of reactivating disused railway sections but that have the potential to complement the current transport network, reducing the total cost of the system, which is in line with the recently published decree of shortlines in Minas Gerais.2024-08-20T21:24:25Z2024-08-20T21:24:25Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVASCONCELOS, F. L. V.; TORRES, C. E. da G.; SILVA, G. P. A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais: uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha. Planejamento e Políticas Públicas, n. 64, p. 137-165, out./dez. 2022. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/1569>. Acesso em: 01 ago. 2024.2359-389Xhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18328https://doi.org/10.38116/ppp64art5O periódico Planejamento e Políticas Públicas permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2654>. Acesso em: 10 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Felipe Lopes VieiraTorres, Carlos Eduardo da GamaSilva, Gustavo Peixotoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-20T21:25:58Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18328Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-20T21:25:58Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
The transport logistics of the coffee sector in Minas Gerais : a comparison between road and railways modes and the Varginha railway reinsertation.
title A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
spellingShingle A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira
Análise de viabilidade econômica
Reativação de infraestrutura ferroviária
Custo de transporte do café
Shortlines
title_short A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
title_full A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
title_fullStr A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
title_full_unstemmed A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
title_sort A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
author Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira
author_facet Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira
Torres, Carlos Eduardo da Gama
Silva, Gustavo Peixoto
author_role author
author2 Torres, Carlos Eduardo da Gama
Silva, Gustavo Peixoto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira
Torres, Carlos Eduardo da Gama
Silva, Gustavo Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de viabilidade econômica
Reativação de infraestrutura ferroviária
Custo de transporte do café
Shortlines
topic Análise de viabilidade econômica
Reativação de infraestrutura ferroviária
Custo de transporte do café
Shortlines
description As simulações realizadas neste trabalho, por meio de um modelo de programação linear, indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicaria uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha-MG, com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativarem trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém-publicado decreto das shortlines em Minas Gerais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-08-20T21:24:25Z
2024-08-20T21:24:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELOS, F. L. V.; TORRES, C. E. da G.; SILVA, G. P. A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais: uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha. Planejamento e Políticas Públicas, n. 64, p. 137-165, out./dez. 2022. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/1569>. Acesso em: 01 ago. 2024.
2359-389X
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18328
https://doi.org/10.38116/ppp64art5
identifier_str_mv VASCONCELOS, F. L. V.; TORRES, C. E. da G.; SILVA, G. P. A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais: uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha. Planejamento e Políticas Públicas, n. 64, p. 137-165, out./dez. 2022. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/1569>. Acesso em: 01 ago. 2024.
2359-389X
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18328
https://doi.org/10.38116/ppp64art5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002841853263873