Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sheila Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12262
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil e as atividades valorizadas pelas professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que, apesar da grande maioria das professoras possuir curso superior e, portanto, ter frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, o curso não influenciou suas práticas. Conclui-se que, embora as professoras não neguem a importância das aulas de Ciências, esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. Para as professoras pesquisadas, atividades experimentais como as realizadas nas aulas de Ciências não se constituem parte do cotidiano de suas práticas pedagógicas, embora não neguem a importância dessa disciplina.
id UFOP_19229d237baeb41a6ec44082aa3198cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12262
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.Teaching profile and practice of teachers teaching sciences in the initial series.Formação de professorasTeacher trainingScience educationEarly years of elementary schoolEste trabalho tem como objetivo apresentar o perfil e as atividades valorizadas pelas professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que, apesar da grande maioria das professoras possuir curso superior e, portanto, ter frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, o curso não influenciou suas práticas. Conclui-se que, embora as professoras não neguem a importância das aulas de Ciências, esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. Para as professoras pesquisadas, atividades experimentais como as realizadas nas aulas de Ciências não se constituem parte do cotidiano de suas práticas pedagógicas, embora não neguem a importância dessa disciplina.This paper aims to present the profile and activities valued by teachers who teach science in the early years of elementary school in the city of Mariana-MG. Data collection was performed by applying questionnaires distributed to 55 teachers from public schools. The analysis of the results showed that, although the vast majority of the teachers had a college degree and, therefore, attended methodological disciplines about science teaching, the course did not influence their practices. It is concluded that although the teachers do not deny the importance of science classes, this knowledge does not have the same status as Portuguese and math classes. For the teachers researched, experimental activities such as those performed in science classes are not part of the daily routine of their pedagogical practices, although they do not deny the importance of this discipline.2020-05-27T13:59:41Z2020-05-27T13:59:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, S. A. de. Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 578-593, jul./dez. 2019. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/433>. Acesso em: 10 mar. 2020.2526-2149http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12262https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433Este artigo está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: o próprio artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sheila Alves deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-05-27T13:59:41Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12262Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-05-27T13:59:41Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
Teaching profile and practice of teachers teaching sciences in the initial series.
title Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
Almeida, Sheila Alves de
Formação de professoras
Teacher training
Science education
Early years of elementary school
title_short Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
author Almeida, Sheila Alves de
author_facet Almeida, Sheila Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sheila Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professoras
Teacher training
Science education
Early years of elementary school
topic Formação de professoras
Teacher training
Science education
Early years of elementary school
description Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil e as atividades valorizadas pelas professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que, apesar da grande maioria das professoras possuir curso superior e, portanto, ter frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, o curso não influenciou suas práticas. Conclui-se que, embora as professoras não neguem a importância das aulas de Ciências, esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. Para as professoras pesquisadas, atividades experimentais como as realizadas nas aulas de Ciências não se constituem parte do cotidiano de suas práticas pedagógicas, embora não neguem a importância dessa disciplina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-05-27T13:59:41Z
2020-05-27T13:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, S. A. de. Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 578-593, jul./dez. 2019. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/433>. Acesso em: 10 mar. 2020.
2526-2149
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12262
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433
identifier_str_mv ALMEIDA, S. A. de. Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 578-593, jul./dez. 2019. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/433>. Acesso em: 10 mar. 2020.
2526-2149
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12262
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002820821975040