A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/143434 |
Resumo: | O ensino de Ciências, especialmente quando realizado por um professor multidisciplinar, é caracterizado por considerável complexidade em razão de motivos diversos. Vários estudos têm revelado que, muitas vezes, o professor multidisciplinar, geralmente graduado em Pedagogia, finaliza a graduação com uma formação fragmentada para trabalhar com conteúdos de Ciências. Acrescenta-se a este cenário, o espaço, muitas vezes residual, disponibilizado para essa disciplina no início da escolarização fundamental. Visando contribuir com elementos para construção de caminhos possíveis no terreno da docência, este estudo buscou desenvolver um trabalho colaborativo, a partir de uma proposta de Formação Continuada, junto a docentes multidisciplinares no contexto da escola. Como alternativa para este intento, foi proposto a um grupo de professoras que integrassem a elaboração compartilhada de um Acervo Didático com aulas de Ciências, identificado como um produto final de um percurso de aprendizagem conjunta. Como objetivo principal, buscou-se investigar de que maneira a elaboração e utilização de um Acervo Didático poderia constituir-se como um suporte para o desenvolvimento profissional dos docentes. Concomitante à compilação dos materiais resultantes do trabalho pedagógico das professoras, também foi proposto às participantes a elaboração de registros escritos, denominados Registros Reflexivos, sobre as aulas desenvolvidas. Optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, de caráter colaborativo e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, observação participante, além de registros dos depoimentos escritos e orais que surgiram no decorrer do estudo. Os resultados obtidos permitem afirmar que a construção compartilhada de um Acervo Didático, juntamente com as demais ações integradas ao percurso de aprendizagem, representou uma estratégia de formação produtiva e que pode repercutir positivamente no desenvolvimento profissional dos docentes. No que se refere às propostas de formação de professores em exercício, acredita-se que o saber experiencial possa constituir-se como eixo central das discussões, como ponto de partida e de chegada, na medida em que o seu aprimoramento reconfigura a identidade docente e resulta em aprendizagens que contemplam os demais saberes e conhecimentos inerentes ao trabalho do professor. |
id |
UNSP_9a91e08c64796b01fe5e2def0e7a01d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143434 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamentalThe collective construction of classes for the teaching of Science: a proposal for Continuing Education with teachers of the initial years of Primary EducationFormação Continuada de ProfessoresEnsino de CiênciasAnos Iniciais do Ensino FundamentalContinuing teacher trainingScience teachingInitial Years of Elementary SchoolO ensino de Ciências, especialmente quando realizado por um professor multidisciplinar, é caracterizado por considerável complexidade em razão de motivos diversos. Vários estudos têm revelado que, muitas vezes, o professor multidisciplinar, geralmente graduado em Pedagogia, finaliza a graduação com uma formação fragmentada para trabalhar com conteúdos de Ciências. Acrescenta-se a este cenário, o espaço, muitas vezes residual, disponibilizado para essa disciplina no início da escolarização fundamental. Visando contribuir com elementos para construção de caminhos possíveis no terreno da docência, este estudo buscou desenvolver um trabalho colaborativo, a partir de uma proposta de Formação Continuada, junto a docentes multidisciplinares no contexto da escola. Como alternativa para este intento, foi proposto a um grupo de professoras que integrassem a elaboração compartilhada de um Acervo Didático com aulas de Ciências, identificado como um produto final de um percurso de aprendizagem conjunta. Como objetivo principal, buscou-se investigar de que maneira a elaboração e utilização de um Acervo Didático poderia constituir-se como um suporte para o desenvolvimento profissional dos docentes. Concomitante à compilação dos materiais resultantes do trabalho pedagógico das professoras, também foi proposto às participantes a elaboração de registros escritos, denominados Registros Reflexivos, sobre as aulas desenvolvidas. Optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, de caráter colaborativo e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, observação participante, além de registros dos depoimentos escritos e orais que surgiram no decorrer do estudo. Os resultados obtidos permitem afirmar que a construção compartilhada de um Acervo Didático, juntamente com as demais ações integradas ao percurso de aprendizagem, representou uma estratégia de formação produtiva e que pode repercutir positivamente no desenvolvimento profissional dos docentes. No que se refere às propostas de formação de professores em exercício, acredita-se que o saber experiencial possa constituir-se como eixo central das discussões, como ponto de partida e de chegada, na medida em que o seu aprimoramento reconfigura a identidade docente e resulta em aprendizagens que contemplam os demais saberes e conhecimentos inerentes ao trabalho do professor.Science education, especially when performed by a multidisciplinary teacher, is characterized by considerable complexity due to several reasons. Several studies have revealed that often multidisciplinary teacher, usually graduated in Education, concludes graduation with a fragmented training to work with science content. Added to this scenario, we have the space, often residual, available for this discipline at the beginning of elementary school education. To contribute with elements for construction of possible paths in the field of teaching, this study sought to develop a collaborative work, from a proposal for Continuing Education, along with multidisciplinary teacher in the school context. Alternatively for this purpose, it was proposed to a group of teachers to incorporate a shared development of a Didactic Collection with science classes, identified as an final product of a joint learning path. As the main objective, we sought to investigate how the development and use of a Didactic Collection could be constituted as a support for the professional development of teachers. Concomitant with the compilation of teaching materials resulting from the work of the teachers, it was also proposed to the participants to elaborate written records, called Reflective Records, on the developed classes. We opted for the development of a qualitative research, collaborative nature and as data collection instruments were used questionnaires, participant observation, and records of written and oral testimony that emerged during the study. The obtained results allow us to state that the shared construction of a Didactic Collection, along with other integrated actions into the learning process, represented a productive training strategy that can impact positively on the professional development of teachers. With regard to the proposal of training teachers in exercise, experiential knowledge is believed to arise as the centerpiece of discussions, as a point of departure and arrival, to the extent that its improvement reconfigures the teaching identity and results in learnings that include other knowledges and knowledges inherent to the work of the teacher.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oja-Persicheto, Aline Juliana2016-08-26T14:54:08Z2016-08-26T14:54:08Z2016-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14343400087177333004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:15:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143434Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:31:59.745582Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental The collective construction of classes for the teaching of Science: a proposal for Continuing Education with teachers of the initial years of Primary Education |
title |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental Oja-Persicheto, Aline Juliana Formação Continuada de Professores Ensino de Ciências Anos Iniciais do Ensino Fundamental Continuing teacher training Science teaching Initial Years of Elementary School |
title_short |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A construção coletiva de aulas para o ensino de ciências: uma proposta de formação continuada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Oja-Persicheto, Aline Juliana |
author_facet |
Oja-Persicheto, Aline Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oja-Persicheto, Aline Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores Ensino de Ciências Anos Iniciais do Ensino Fundamental Continuing teacher training Science teaching Initial Years of Elementary School |
topic |
Formação Continuada de Professores Ensino de Ciências Anos Iniciais do Ensino Fundamental Continuing teacher training Science teaching Initial Years of Elementary School |
description |
O ensino de Ciências, especialmente quando realizado por um professor multidisciplinar, é caracterizado por considerável complexidade em razão de motivos diversos. Vários estudos têm revelado que, muitas vezes, o professor multidisciplinar, geralmente graduado em Pedagogia, finaliza a graduação com uma formação fragmentada para trabalhar com conteúdos de Ciências. Acrescenta-se a este cenário, o espaço, muitas vezes residual, disponibilizado para essa disciplina no início da escolarização fundamental. Visando contribuir com elementos para construção de caminhos possíveis no terreno da docência, este estudo buscou desenvolver um trabalho colaborativo, a partir de uma proposta de Formação Continuada, junto a docentes multidisciplinares no contexto da escola. Como alternativa para este intento, foi proposto a um grupo de professoras que integrassem a elaboração compartilhada de um Acervo Didático com aulas de Ciências, identificado como um produto final de um percurso de aprendizagem conjunta. Como objetivo principal, buscou-se investigar de que maneira a elaboração e utilização de um Acervo Didático poderia constituir-se como um suporte para o desenvolvimento profissional dos docentes. Concomitante à compilação dos materiais resultantes do trabalho pedagógico das professoras, também foi proposto às participantes a elaboração de registros escritos, denominados Registros Reflexivos, sobre as aulas desenvolvidas. Optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, de caráter colaborativo e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, observação participante, além de registros dos depoimentos escritos e orais que surgiram no decorrer do estudo. Os resultados obtidos permitem afirmar que a construção compartilhada de um Acervo Didático, juntamente com as demais ações integradas ao percurso de aprendizagem, representou uma estratégia de formação produtiva e que pode repercutir positivamente no desenvolvimento profissional dos docentes. No que se refere às propostas de formação de professores em exercício, acredita-se que o saber experiencial possa constituir-se como eixo central das discussões, como ponto de partida e de chegada, na medida em que o seu aprimoramento reconfigura a identidade docente e resulta em aprendizagens que contemplam os demais saberes e conhecimentos inerentes ao trabalho do professor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-26T14:54:08Z 2016-08-26T14:54:08Z 2016-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/143434 000871773 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/143434 |
identifier_str_mv |
000871773 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129081466683392 |