Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Pâmella de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Capistrano, Renata, Zequinão, Marcela Almeida, Silva, Siomara Aparecida da, Beltrame, Thais Silva, Cardoso, Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9860
Resumo: Objetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras‑chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram‑se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente — de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas —, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.
id UFOP_1ab9b70dcce1c600e077f1c976db5847
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9860
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.Exergames as a tool for the acquisition and development of motor skills and abilities : a systematic review.Habilidade motoraRevisãoEducação físicaObjetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras‑chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram‑se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente — de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas —, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.Objective: To analyze the literature on the effectiveness of exergames in physical education classes and in the acquisition and development of motor skills and abilities. Data source: The analyses were carried out by two independent evaluators, limited to English and Portuguese, in four databases: Web of Science, Science Direct, Scopus and PubMed, without restrictions related with year. The keywords used were: “Exergames and motor learning and motor skill” and “Exergames and motor skill and physical education”. The inclusion criteria were: articles that evaluated the effectiveness of exergames in physical education classes regarding the acquisition and development of motor skills. The following were excluded: books, theses and dissertations; repetitions; articles published in proceedings and conference summaries; and studies with sick children and/or use of the tool for rehabilitation purposes. Data synthesis: 96 publications were found, and 8 studies were selected for a final review. The quality of the articles was evaluated using the Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) scale and the Physiotherapy Evidence Database (PEDro) scale. Evidence was found on the recurring positive effects of exergames in both motor skills acquisition and motor skills development. Conclusions: Exergames, when used in a conscious manner — so as to not completely replace sports and other recreational activities —, incorporate good strategies for parents and physical education teachers in motivating children and adolescents to practice physical exercise.2018-04-26T13:00:42Z2018-04-26T13:00:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, P. de et al. Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v. 4, p. 464-471, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400464&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 05 abr. 2018.19840462http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9860This is an open access article under the CC BY license. Fonte: o próprio artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Pâmella deCapistrano, RenataZequinão, Marcela AlmeidaSilva, Siomara Aparecida daBeltrame, Thais SilvaCardoso, Fernando Luizporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T00:07:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9860Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T00:07:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
Exergames as a tool for the acquisition and development of motor skills and abilities : a systematic review.
title Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
spellingShingle Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
Medeiros, Pâmella de
Habilidade motora
Revisão
Educação física
title_short Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
title_full Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
title_fullStr Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
title_full_unstemmed Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
title_sort Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática.
author Medeiros, Pâmella de
author_facet Medeiros, Pâmella de
Capistrano, Renata
Zequinão, Marcela Almeida
Silva, Siomara Aparecida da
Beltrame, Thais Silva
Cardoso, Fernando Luiz
author_role author
author2 Capistrano, Renata
Zequinão, Marcela Almeida
Silva, Siomara Aparecida da
Beltrame, Thais Silva
Cardoso, Fernando Luiz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Pâmella de
Capistrano, Renata
Zequinão, Marcela Almeida
Silva, Siomara Aparecida da
Beltrame, Thais Silva
Cardoso, Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidade motora
Revisão
Educação física
topic Habilidade motora
Revisão
Educação física
description Objetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras‑chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram‑se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente — de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas —, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-26T13:00:42Z
2018-04-26T13:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, P. de et al. Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v. 4, p. 464-471, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400464&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 05 abr. 2018.
19840462
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9860
identifier_str_mv MEDEIROS, P. de et al. Exergames como ferramenta de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras : uma revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v. 4, p. 464-471, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400464&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 05 abr. 2018.
19840462
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv This is an open access article under the CC BY license. Fonte: o próprio artigo.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv This is an open access article under the CC BY license. Fonte: o próprio artigo.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329442300166144