Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Hércules Tolêdo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro, Marcelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000002jzv
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11255
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo e as gravações em áudio, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. as concepções subjacentes à prática pedagógica da educadora; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora. Além disso, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como reforçaram a centralidade da prática docente relativa aos multiletramentos no referido componente curricular.
id UFOP_1f265a46ff996b591ed89b6520448774
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11255
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.Multiliteracies in portuguese classes in a public school in Ouro Preto-MG.MultimodalidadeGêneros discursivosMultimodalityDiscursive genresEsta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo e as gravações em áudio, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. as concepções subjacentes à prática pedagógica da educadora; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora. Além disso, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como reforçaram a centralidade da prática docente relativa aos multiletramentos no referido componente curricular.This research aims to characterize and analyze the way a Portuguese Language teacher explores reading and writing in multimodal discursive genres to reveal and discuss the possibilities that emerge from these practices, in promoting the multiliteracies, during literacy events, which took place in a Primary School with students in their final years. Regarding the methodology, for six months between 2015 and 2016 observation was undertaken of the practice of a teacher in three classes of a Public School in Ouro Preto (Minas Gerais). During this time the students for whom she taught attended the 8th and 9th grade of Primary School, respectively. Based on qualitative data collection instruments, such as participant observation, field notes and audio recordings, were selected and characterized events of literacy from which it was possible to analyze possibilities related to the teaching mediation of reading and writing practices with multimodal discursive genres. Thus, the data collected allowed us to discuss: i. the conceptions underlying the pedagogical practice of the educator; ii. the didactic pedagogical resources used in the classroom; iii. the approach and the discursive strategies employed by the teacher. In addition, the results pointed the successes of the investigated practices, as well as reinforcing the centrality of teaching practice concerned multiliteracies in the mentioned subject.2019-05-09T16:00:05Z2019-05-09T16:00:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORRÊA, H. T.; CASTRO, M. de. Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 851-874, jul./set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p851>. Acesso em: 13 fev. 2019.2175-795Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11255https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851ark:/61566/0013000002jzvA Revista Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas da revista Perspectiva. Fonte: revista Perspectiva <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em 25 mar. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoCastro, Marcelo deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:44:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11255Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:44:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
Multiliteracies in portuguese classes in a public school in Ouro Preto-MG.
title Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
spellingShingle Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
Corrêa, Hércules Tolêdo
Multimodalidade
Gêneros discursivos
Multimodality
Discursive genres
title_short Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
title_full Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
title_fullStr Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
title_full_unstemmed Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
title_sort Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG.
author Corrêa, Hércules Tolêdo
author_facet Corrêa, Hércules Tolêdo
Castro, Marcelo de
author_role author
author2 Castro, Marcelo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
Castro, Marcelo de
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Gêneros discursivos
Multimodality
Discursive genres
topic Multimodalidade
Gêneros discursivos
Multimodality
Discursive genres
description Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo e as gravações em áudio, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. as concepções subjacentes à prática pedagógica da educadora; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora. Além disso, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como reforçaram a centralidade da prática docente relativa aos multiletramentos no referido componente curricular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-09T16:00:05Z
2019-05-09T16:00:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, H. T.; CASTRO, M. de. Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 851-874, jul./set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p851>. Acesso em: 13 fev. 2019.
2175-795X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11255
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000002jzv
identifier_str_mv CORRÊA, H. T.; CASTRO, M. de. Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 851-874, jul./set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n3p851>. Acesso em: 13 fev. 2019.
2175-795X
ark:/61566/0013000002jzv
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11255
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705747561054208