O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Miller da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Botelho, Stela Mara, Ferreira, Helena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46947
Resumo: The present study elects as an object of reflection the potentialities of the memes genre for the formation of the reader. This research had as intent to compile studies that deal with the genre meme –a cultural manifestation that has been highlighted in recent times on the Internet. Thus, this research aims to: (i) present a study on the genre memes and highlight the self these papers discuss about their applications in the classroom, and (ii) analyze, from the perspective of the genre of discourse, the thematic content, the compositional plan and the style of Language of the meme. To achieve the proposed objective, a bibliographical study was carried out, with a view to theoretically substantiate the study based on Bakhtin (2003), Braga (2018), Horta (2015), Santos (2013), among others. In addition, this paper presents the results of an analysis of three video memes. Such propositions have a focused focus on the thematic content, the compositional plane, and the meme style. It is hoped that as reflections is a task that allows to illuminate the trajectory of the teachers, the pedagogical potentialities, since the work with the genre memes the classroom, besides mobilizing the student's interest for a learning, can favor an extension of multilevel skills.
id UFLA_d2d9ff8c7e7793f675e412be4bfb748d
oai_identifier_str oai:localhost:1/46947
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitorThe work with genre memes in the classroom: potentialities for a reader trainingGêneros discursivosMemesMultimodalidadeDiscursive genreMultimodalityThe present study elects as an object of reflection the potentialities of the memes genre for the formation of the reader. This research had as intent to compile studies that deal with the genre meme –a cultural manifestation that has been highlighted in recent times on the Internet. Thus, this research aims to: (i) present a study on the genre memes and highlight the self these papers discuss about their applications in the classroom, and (ii) analyze, from the perspective of the genre of discourse, the thematic content, the compositional plan and the style of Language of the meme. To achieve the proposed objective, a bibliographical study was carried out, with a view to theoretically substantiate the study based on Bakhtin (2003), Braga (2018), Horta (2015), Santos (2013), among others. In addition, this paper presents the results of an analysis of three video memes. Such propositions have a focused focus on the thematic content, the compositional plane, and the meme style. It is hoped that as reflections is a task that allows to illuminate the trajectory of the teachers, the pedagogical potentialities, since the work with the genre memes the classroom, besides mobilizing the student's interest for a learning, can favor an extension of multilevel skills.O presente artigo elege como objeto de reflexão as potencialidades do gênero memes para a formação do leitor. Essa pesquisa teve por intento compilar estudos que versam sobre o gênero meme - uma manifestação cultural que tem recebido destaque nos últimos tempos na internet. Assim, essa pesquisa tem como objetivo: (i) apresentar um estudo sobre o gênero memes e destacar o que estes trabalhos discutem sobre suas aplicações em sala de aula, e (ii) analisar, a partir da perspectiva do gênero do discurso memes, o conteúdo temático, o plano composicional e o estilo de linguagem do gênero meme.Para a consecução do objetivo proposto foi realizado um estudo bibliográfico, com vistas a fundamentar teoricamente o trabalho embasado por Bakhtin (2003), Braga (2018), Horta (2015), Santos (2013), entre outros. Além da pesquisa teórica, este trabalho apresenta os resultados de uma análise de três memes em vídeo. Tais análises apresentam um foco direcionado para o conteúdo temático, o plano composicional e o estilo do meme. Espera-se que as reflexões decorrentes deste trabalho possa iluminar o percurso formativo de professores, potenciais leitores, uma vez que o trabalho com meme em sala de aula, além de mobilizar o interesse do aluno para a aprendizagem, pode favorecer a ampliação de várias habilidades relacionadas aos multiletramentos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2021-08-25T18:32:03Z2021-08-25T18:32:03Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, J. M. da; BOTELHO, S. M.; FERREIRA, H. M. O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 302-321, set./dez. 2020. DOI: 10.12957/periferia.2020.44346.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46947Revista Periferiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Miller daBotelho, Stela MaraFerreira, Helena Mariapor2021-08-25T18:32:47Zoai:localhost:1/46947Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-08-25T18:32:47Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor
The work with genre memes in the classroom: potentialities for a reader training
title O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor
spellingShingle O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor
Silva, João Miller da
Gêneros discursivos
Memes
Multimodalidade
Discursive genre
Multimodality
title_short O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor
title_full O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor
title_fullStr O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor
title_full_unstemmed O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor
title_sort O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor
author Silva, João Miller da
author_facet Silva, João Miller da
Botelho, Stela Mara
Ferreira, Helena Maria
author_role author
author2 Botelho, Stela Mara
Ferreira, Helena Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Miller da
Botelho, Stela Mara
Ferreira, Helena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
Memes
Multimodalidade
Discursive genre
Multimodality
topic Gêneros discursivos
Memes
Multimodalidade
Discursive genre
Multimodality
description The present study elects as an object of reflection the potentialities of the memes genre for the formation of the reader. This research had as intent to compile studies that deal with the genre meme –a cultural manifestation that has been highlighted in recent times on the Internet. Thus, this research aims to: (i) present a study on the genre memes and highlight the self these papers discuss about their applications in the classroom, and (ii) analyze, from the perspective of the genre of discourse, the thematic content, the compositional plan and the style of Language of the meme. To achieve the proposed objective, a bibliographical study was carried out, with a view to theoretically substantiate the study based on Bakhtin (2003), Braga (2018), Horta (2015), Santos (2013), among others. In addition, this paper presents the results of an analysis of three video memes. Such propositions have a focused focus on the thematic content, the compositional plane, and the meme style. It is hoped that as reflections is a task that allows to illuminate the trajectory of the teachers, the pedagogical potentialities, since the work with the genre memes the classroom, besides mobilizing the student's interest for a learning, can favor an extension of multilevel skills.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-08-25T18:32:03Z
2021-08-25T18:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, J. M. da; BOTELHO, S. M.; FERREIRA, H. M. O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 302-321, set./dez. 2020. DOI: 10.12957/periferia.2020.44346.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46947
identifier_str_mv SILVA, J. M. da; BOTELHO, S. M.; FERREIRA, H. M. O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 302-321, set./dez. 2020. DOI: 10.12957/periferia.2020.44346.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periferia
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439024372842496