Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Juliana Santos da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000008r4s
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970
Resumo: A temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente.
id UFOP_20d064650125f51091f6226db064da2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9504
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.Ensino superiorProfessor inicianteSaberes docentesA temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente.2018-02-08T10:23:13Z2018-02-08T10:23:13Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCONCEIÇÃO, J. S. da; NUNES, C. M. F. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 9-36, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1970>. Acesso em: 16 jan. 2018.2237-5864http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970ark:/61566/0013000008r4sO periódico Revista Docência do Ensino Superior permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/848>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Juliana Santos daNunes, Célia Maria Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T20:09:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9504Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T20:09:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
title Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
spellingShingle Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
Conceição, Juliana Santos da
Ensino superior
Professor iniciante
Saberes docentes
title_short Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
title_full Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
title_fullStr Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
title_full_unstemmed Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
title_sort Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
author Conceição, Juliana Santos da
author_facet Conceição, Juliana Santos da
Nunes, Célia Maria Fernandes
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Juliana Santos da
Nunes, Célia Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Professor iniciante
Saberes docentes
topic Ensino superior
Professor iniciante
Saberes docentes
description A temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-02-08T10:23:13Z
2018-02-08T10:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCEIÇÃO, J. S. da; NUNES, C. M. F. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 9-36, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1970>. Acesso em: 16 jan. 2018.
2237-5864
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000008r4s
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, J. S. da; NUNES, C. M. F. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 9-36, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1970>. Acesso em: 16 jan. 2018.
2237-5864
ark:/61566/0013000008r4s
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705777182277632