Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/0013000008r4s |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504 https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970 |
Resumo: | A temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente. |
id |
UFOP_20d064650125f51091f6226db064da2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/9504 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.Ensino superiorProfessor inicianteSaberes docentesA temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente.2018-02-08T10:23:13Z2018-02-08T10:23:13Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCONCEIÇÃO, J. S. da; NUNES, C. M. F. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 9-36, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1970>. Acesso em: 16 jan. 2018.2237-5864http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970ark:/61566/0013000008r4sO periódico Revista Docência do Ensino Superior permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/848>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessConceição, Juliana Santos daNunes, Célia Maria Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T20:09:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9504Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T20:09:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. |
title |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. |
spellingShingle |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Conceição, Juliana Santos da Ensino superior Professor iniciante Saberes docentes |
title_short |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. |
title_full |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. |
title_fullStr |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. |
title_sort |
Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. |
author |
Conceição, Juliana Santos da |
author_facet |
Conceição, Juliana Santos da Nunes, Célia Maria Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Célia Maria Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Juliana Santos da Nunes, Célia Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Professor iniciante Saberes docentes |
topic |
Ensino superior Professor iniciante Saberes docentes |
description |
A temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-02-08T10:23:13Z 2018-02-08T10:23:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, J. S. da; NUNES, C. M. F. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 9-36, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1970>. Acesso em: 16 jan. 2018. 2237-5864 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504 https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/0013000008r4s |
identifier_str_mv |
CONCEIÇÃO, J. S. da; NUNES, C. M. F. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 9-36, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1970>. Acesso em: 16 jan. 2018. 2237-5864 ark:/61566/0013000008r4s |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504 https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705777182277632 |