Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Francisco Adoniran Braga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31798
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre professores licenciados em História e professores pedagogos, tendo como foco a análise dos saberes que são mobilizados pelos professores diante dos conteúdos programáticos da disciplina História nos anos iniciais da escolarização básica, problematizando conceitos da ciência histórica junto aos conteúdos escolares no processo de letramento dos alunos. A pesquisa-ação se deu junto aos professores pedagogos que lecionam história nos anos iniciais (3º a 5º) do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Gerardo Milton de Sá, em Fortaleza–CE. Para a construção do estudo, foi proposta uma construção coletiva de estudos/ação junto aos professores pedagogos, que lecionam a disciplina História, através de um conjunto de encontros-oficinas, na perspectiva de uma formação continuada de professores, utilizando as operações lógicas do método da pesquisa histórica como condutoras para atividades propostas nos encontros-oficinas, partindo do princípio que a formação continuada dos professores deve propiciar sentido/significado à relação entre o saber historiográfico e o saber escolar. A formação objetiva discutir e colaborar com estratégias próprias do método de pesquisa em história para a compreensão dos conceitos de história, história local, tempo, temporalidades, fontes históricas, identidade e letramento nas séries iniciais da educação básica, no intuito de superar um modelo vigente de ensino nas séries iniciais baseado numa visão tradicional, linear e naturalizada de História.
id UFRN_ad6f9bbe27e8ac409363ee3123f5b43f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31798
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ramos, Francisco Adoniran Bragahttp://lattes.cnpq.br/5565266295414497Oliveira, Itamar Freitas dehttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Souza, Juliana Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/7893663154086378Oliveira, Margarida Maria Dias de2021-03-11T00:05:58Z2021-03-11T00:05:58Z2020-11-30RAMOS, Francisco Adoniran Braga. Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31798Este trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre professores licenciados em História e professores pedagogos, tendo como foco a análise dos saberes que são mobilizados pelos professores diante dos conteúdos programáticos da disciplina História nos anos iniciais da escolarização básica, problematizando conceitos da ciência histórica junto aos conteúdos escolares no processo de letramento dos alunos. A pesquisa-ação se deu junto aos professores pedagogos que lecionam história nos anos iniciais (3º a 5º) do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Gerardo Milton de Sá, em Fortaleza–CE. Para a construção do estudo, foi proposta uma construção coletiva de estudos/ação junto aos professores pedagogos, que lecionam a disciplina História, através de um conjunto de encontros-oficinas, na perspectiva de uma formação continuada de professores, utilizando as operações lógicas do método da pesquisa histórica como condutoras para atividades propostas nos encontros-oficinas, partindo do princípio que a formação continuada dos professores deve propiciar sentido/significado à relação entre o saber historiográfico e o saber escolar. A formação objetiva discutir e colaborar com estratégias próprias do método de pesquisa em história para a compreensão dos conceitos de história, história local, tempo, temporalidades, fontes históricas, identidade e letramento nas séries iniciais da educação básica, no intuito de superar um modelo vigente de ensino nas séries iniciais baseado numa visão tradicional, linear e naturalizada de História.This work aims to establish a dialogue between History teachers and pedagogues, focusing on an analysis of knowledges mobilized by teachers facing the curricular organization of History in elementary school and discussing the concepts of historical science combined with school programs in the process of students‟ literacy. The action research considered pedagogues who teach History in elementary school (3rd to 5th grades) at Escola Municipal Professor Gerardo Milton de Sá in Fortaleza-CE. In order to build the study, a collective construction of knowledge/actions was proposed with the school educators who teach History, through a combination of meetings and workshops, in the perspective of a continuous training of teachers. Logic procedures of the historical research method were used to guide the proposed activities in the workshops, assuming that the continuous training of teachers must provide meaning/reason to the relation between historiographic knowledge and classroom experience. This training aims to discuss and contribute with strategies derived of History research method leading to the comprehension of the concepts of history, local history, time, temporalities, historical sources, identity and literacy in elementary school, with the purpose of overcoming the current teaching model in the initial grades that is based on a traditional, linear and naturalized conception of History.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilSaberes docentesLetramentoFormação continuada de professoresEnsino de História nos anos iniciaisUm diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdfapplication/pdf1728201https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31798/1/Dialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf3a87a29b057daab101933d1e3a0d627fMD51TEXTDialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf.txtDialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain241337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31798/2/Dialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf.txt38a4336f5bcd881a66b3f9513759bd8bMD52THUMBNAILDialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf.jpgDialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1450https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31798/3/Dialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf.jpg816c51e2a7d6e56537327731be72a046MD53123456789/317982021-03-14 05:48:47.553oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31798Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
Ramos, Francisco Adoniran Braga
Saberes docentes
Letramento
Formação continuada de professores
Ensino de História nos anos iniciais
title_short Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
author Ramos, Francisco Adoniran Braga
author_facet Ramos, Francisco Adoniran Braga
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Itamar Freitas de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Juliana Teixeira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7893663154086378
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Francisco Adoniran Braga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Letramento
Formação continuada de professores
Ensino de História nos anos iniciais
topic Saberes docentes
Letramento
Formação continuada de professores
Ensino de História nos anos iniciais
description Este trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre professores licenciados em História e professores pedagogos, tendo como foco a análise dos saberes que são mobilizados pelos professores diante dos conteúdos programáticos da disciplina História nos anos iniciais da escolarização básica, problematizando conceitos da ciência histórica junto aos conteúdos escolares no processo de letramento dos alunos. A pesquisa-ação se deu junto aos professores pedagogos que lecionam história nos anos iniciais (3º a 5º) do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Gerardo Milton de Sá, em Fortaleza–CE. Para a construção do estudo, foi proposta uma construção coletiva de estudos/ação junto aos professores pedagogos, que lecionam a disciplina História, através de um conjunto de encontros-oficinas, na perspectiva de uma formação continuada de professores, utilizando as operações lógicas do método da pesquisa histórica como condutoras para atividades propostas nos encontros-oficinas, partindo do princípio que a formação continuada dos professores deve propiciar sentido/significado à relação entre o saber historiográfico e o saber escolar. A formação objetiva discutir e colaborar com estratégias próprias do método de pesquisa em história para a compreensão dos conceitos de história, história local, tempo, temporalidades, fontes históricas, identidade e letramento nas séries iniciais da educação básica, no intuito de superar um modelo vigente de ensino nas séries iniciais baseado numa visão tradicional, linear e naturalizada de História.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-11T00:05:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-11T00:05:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Francisco Adoniran Braga. Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31798
identifier_str_mv RAMOS, Francisco Adoniran Braga. Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31798/1/Dialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31798/2/Dialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31798/3/Dialogoentreprofessores_Ramos_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a87a29b057daab101933d1e3a0d627f
38a4336f5bcd881a66b3f9513759bd8b
816c51e2a7d6e56537327731be72a046
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117637237374976