“I am done” : violência sexual, testemunho e reparação em ‘Hysterical Girl’.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15102 https://doi.org/10.12957/logos.2021.62594 |
Resumo: | Realizamos uma leitura do do- cumentário em curta-metragem Hysterical Girl (Kate Novack, 2020) com o objetivo de investigar os modos pelos quais a desarticu- lação da linearidade temporal e do diacronismo no audiovisual, por meio da linguagem, pode provocar fissuras em narrativas patriarcais, promover certo tipo de denúncia e ao mesmo tempo reparação de violências. Partimos de uma pers- pectiva feminista do audiovisual e do arquivo, que demanda pro- cessos de re-visão em busca de um novo olhar crítico, e nos de- bruçamos sobre duas estratégias cinemáticas empregadas no filme, a montagem e o off. Concluímos que o jogo da montagem, privile- giando o arquivo, o repertório e os discursos, cria um espaço teste- munhal para a verdade de Dora, usurpada por Freud, e a restitui simbolicamente. |
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“I am done” : violência sexual, testemunho e reparação em ‘Hysterical Girl’.TemporalidadeArquivoTemporalityArchiveTestimonyRealizamos uma leitura do do- cumentário em curta-metragem Hysterical Girl (Kate Novack, 2020) com o objetivo de investigar os modos pelos quais a desarticu- lação da linearidade temporal e do diacronismo no audiovisual, por meio da linguagem, pode provocar fissuras em narrativas patriarcais, promover certo tipo de denúncia e ao mesmo tempo reparação de violências. Partimos de uma pers- pectiva feminista do audiovisual e do arquivo, que demanda pro- cessos de re-visão em busca de um novo olhar crítico, e nos de- bruçamos sobre duas estratégias cinemáticas empregadas no filme, a montagem e o off. Concluímos que o jogo da montagem, privile- giando o arquivo, o repertório e os discursos, cria um espaço teste- munhal para a verdade de Dora, usurpada por Freud, e a restitui simbolicamente.Hysterical Girl (Kate Novack, 2020) in order to investigate the ways in which the disarticulation of temporal linearity and diachro- nism in the audiovisual, through language, can cause fissures in patriarchal narratives, promote a certain type of denunciation and, at the same time, a reparation for violence. We operate from a fe- minist perspective of audiovisual and archives, which demands re- -vision processes in search of a new critical sight, and we focus on two cinematic strategies used in the film, editing and off. We conclude that the editing game, privileging the archive, the reper- toire and the discourses, creates a testimonial space for Dora’s truth, stolen by Freud, and sym- bolically restores it.2022-08-09T21:04:38Z2022-08-09T21:04:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBOSA, K. G.; MENDONÇA, C. M. C. “I am done”: violência sexual, testemunho e reparação em ‘Hysterical Girl’. Logos, Rio de Janeiro, v. 28, p. 107-123, 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/62594>. Acesso em: 24 maio 2022.1982-2391http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15102https://doi.org/10.12957/logos.2021.62594ark:/61566/00130000079gtO periódico Logos permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/928>. Acesso em: 09 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Karina GomesMendonça, Carlos Magno Camargosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T18:31:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15102Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T18:31:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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