Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirino, Clara Milene
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Thais Mara Anastácio, Mozzer, Nilmara Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14230
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de comparações por crianças de 3 a 11 anos para explicar o processo de dissolução. Os dados foram coletados em entrevistas individuais semiestruturadas e sua análise evidenciou que as crianças foram capazes de elaborar diferentes tipos de comparações que se diferenciam com relação ao grau de abstração. Outra evidência foi a de que as experiências vivenciadas e o conhecimento das crianças influenciam no tipo de comparação que elas são capazes de elaborar. Por meio dessas comparações, elas expressaram ideias sobre o processo de dissolução como: desaparecimento, derretimento, transmutação e desintegração. Com base nessa análise, apoiamos a hipótese de outros autores de que há uma progressão nos tipos de comparação que as crianças elaboram ao longo de sua vida, passando de comparações superficiais para aquelas que envolvem o mapeamento de relações de similaridade entre os domínios comparados, mas que a idade não é o fator determinante do tipo de comparação que elas irão elaborar. No contexto do Ensino de Ciências, o qual envolve processos de significação de conceitos, destacamos a necessidade de que os professores compreendam como as crianças elaboram suas comparações para explicá-los.
id UFOP_27dc41d443190a6bb9280bded39c24f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14230
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.Elaboration of comparisons by children to explain the process of dissolution.Raciocínio analógicoAnalogical reasoningEste trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de comparações por crianças de 3 a 11 anos para explicar o processo de dissolução. Os dados foram coletados em entrevistas individuais semiestruturadas e sua análise evidenciou que as crianças foram capazes de elaborar diferentes tipos de comparações que se diferenciam com relação ao grau de abstração. Outra evidência foi a de que as experiências vivenciadas e o conhecimento das crianças influenciam no tipo de comparação que elas são capazes de elaborar. Por meio dessas comparações, elas expressaram ideias sobre o processo de dissolução como: desaparecimento, derretimento, transmutação e desintegração. Com base nessa análise, apoiamos a hipótese de outros autores de que há uma progressão nos tipos de comparação que as crianças elaboram ao longo de sua vida, passando de comparações superficiais para aquelas que envolvem o mapeamento de relações de similaridade entre os domínios comparados, mas que a idade não é o fator determinante do tipo de comparação que elas irão elaborar. No contexto do Ensino de Ciências, o qual envolve processos de significação de conceitos, destacamos a necessidade de que os professores compreendam como as crianças elaboram suas comparações para explicá-los.This study aims to investigate the elaboration of comparisons by children from 3 to 11 years to explain the process of dissolution. The data were collected in individual semi-structured interviews and your analysis showed that the children were able to develop different types of comparisons that differ with respect to the degree of abstraction. Another evidence was that the experiences and knowledge of the children influence the type of comparison that they are able to elaborate. Through these comparisons, they expressed ideas about the process of dissolution such as: disappearance, melting, transmutation and disintegration. Based on this analysis, we support the hypothesis of other authors that there is a progression in the types of comparison that children develop over your life, from superficial comparisons to those involving the mapping of relations of similarity between domains compared, but age is not the determining factor in the type of comparison that they will develop. In the context of teaching science, which involves processes of signification of concepts, we highlight the need for teachers to understand how children develop their comparisons to explain them.2021-12-14T18:00:15Z2021-12-14T18:00:15Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCIRNO, C. M.; OLIVEIRA, T. M. A; MOZZER, N. B. Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução. Ciências & Cognição, v. 24, p. 227-244, 2019. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1538>. Acesso em: 10 jun. 2021.1806-5821http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14230O periódico Ciências & Cognição permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/158>. Acesso em: 09 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCirino, Clara MileneOliveira, Thais Mara AnastácioMozzer, Nilmara Bragaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-12-14T18:00:18Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14230Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-12-14T18:00:18Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.
Elaboration of comparisons by children to explain the process of dissolution.
title Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.
spellingShingle Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.
Cirino, Clara Milene
Raciocínio analógico
Analogical reasoning
title_short Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.
title_full Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.
title_fullStr Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.
title_full_unstemmed Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.
title_sort Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução.
author Cirino, Clara Milene
author_facet Cirino, Clara Milene
Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
author_role author
author2 Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirino, Clara Milene
Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio analógico
Analogical reasoning
topic Raciocínio analógico
Analogical reasoning
description Este trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de comparações por crianças de 3 a 11 anos para explicar o processo de dissolução. Os dados foram coletados em entrevistas individuais semiestruturadas e sua análise evidenciou que as crianças foram capazes de elaborar diferentes tipos de comparações que se diferenciam com relação ao grau de abstração. Outra evidência foi a de que as experiências vivenciadas e o conhecimento das crianças influenciam no tipo de comparação que elas são capazes de elaborar. Por meio dessas comparações, elas expressaram ideias sobre o processo de dissolução como: desaparecimento, derretimento, transmutação e desintegração. Com base nessa análise, apoiamos a hipótese de outros autores de que há uma progressão nos tipos de comparação que as crianças elaboram ao longo de sua vida, passando de comparações superficiais para aquelas que envolvem o mapeamento de relações de similaridade entre os domínios comparados, mas que a idade não é o fator determinante do tipo de comparação que elas irão elaborar. No contexto do Ensino de Ciências, o qual envolve processos de significação de conceitos, destacamos a necessidade de que os professores compreendam como as crianças elaboram suas comparações para explicá-los.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-12-14T18:00:15Z
2021-12-14T18:00:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CIRNO, C. M.; OLIVEIRA, T. M. A; MOZZER, N. B. Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução. Ciências & Cognição, v. 24, p. 227-244, 2019. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1538>. Acesso em: 10 jun. 2021.
1806-5821
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14230
identifier_str_mv CIRNO, C. M.; OLIVEIRA, T. M. A; MOZZER, N. B. Elaboração de comparações por crianças para explicar o processo de dissolução. Ciências & Cognição, v. 24, p. 227-244, 2019. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1538>. Acesso em: 10 jun. 2021.
1806-5821
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002805141569536