Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Marcelo Santos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783
https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527
Resumo: O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história.
id UFOP_28d224345c0dee42dba557cae6c2b635
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12783
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.Culture of history, public history, and history teaching : the investigation and the training of history teachers.O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história.The article assesses how students of History relate to the culture of History. First, we discuss the relationships between the culture of History, public History, and the teaching of History. The second part evaluates the policies for the formation of History teachers and defends research as an educational principle for their training. In the latter, we present the experience of producing short narratives produced by students about the culture of History. In the three parts, we bring the students’ voices and their reflection on the culture of History. We argue that this method can be useful in questioning the sensible and rational relations that we maintain with History.2020-09-28T21:46:30Z2020-09-28T21:46:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020.1806-3993http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527O periódico Revista História Hoje permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1408>. Acesso em: 28 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Marcelo Santos deCunha, Nara Rúbia de Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-09-28T21:46:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12783Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-09-28T21:46:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
Culture of history, public history, and history teaching : the investigation and the training of history teachers.
title Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
spellingShingle Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
Abreu, Marcelo Santos de
title_short Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
title_full Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
title_fullStr Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
title_full_unstemmed Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
title_sort Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
author Abreu, Marcelo Santos de
author_facet Abreu, Marcelo Santos de
Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
author_role author
author2 Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Marcelo Santos de
Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
description O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-28T21:46:30Z
2020-09-28T21:46:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020.
1806-3993
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783
https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527
identifier_str_mv ABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020.
1806-3993
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783
https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002805148909568