Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783 https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527 |
Resumo: | O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história. |
id |
UFOP_28d224345c0dee42dba557cae6c2b635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/12783 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.Culture of history, public history, and history teaching : the investigation and the training of history teachers.O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história.The article assesses how students of History relate to the culture of History. First, we discuss the relationships between the culture of History, public History, and the teaching of History. The second part evaluates the policies for the formation of History teachers and defends research as an educational principle for their training. In the latter, we present the experience of producing short narratives produced by students about the culture of History. In the three parts, we bring the students’ voices and their reflection on the culture of History. We argue that this method can be useful in questioning the sensible and rational relations that we maintain with History.2020-09-28T21:46:30Z2020-09-28T21:46:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020.1806-3993http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527O periódico Revista História Hoje permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1408>. Acesso em: 28 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Marcelo Santos deCunha, Nara Rúbia de Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-09-28T21:46:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12783Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-09-28T21:46:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Culture of history, public history, and history teaching : the investigation and the training of history teachers. |
title |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. |
spellingShingle |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Abreu, Marcelo Santos de |
title_short |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. |
title_full |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. |
title_fullStr |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. |
title_full_unstemmed |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. |
title_sort |
Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. |
author |
Abreu, Marcelo Santos de |
author_facet |
Abreu, Marcelo Santos de Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Marcelo Santos de Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
description |
O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-28T21:46:30Z 2020-09-28T21:46:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020. 1806-3993 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783 https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527 |
identifier_str_mv |
ABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020. 1806-3993 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783 https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002805148909568 |