A investigação histórica na formação de professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Bezerra, Odenise
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cavalcanti da Rocha, Sônia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410
Resumo: Este trabalho relata três experiências centradas na investigação histórica em sala de aula na disciplina Fundamentos Epistemológicos da Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nossa finalidade foi avaliar uma proposta docente na qual foi adotada uma metodologia que enfatizou o uso da investigação de textos em história da matemática tendo em vista a aprendizagem e/ou ressignificação dos fundamentos histórico-epistemológicos de três tópicos matemáticos por alunos da licenciatura em matemática. Esses tópicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina e, devido ser considerados importantes para a matemática abordada no ensino fundamental e médio, optou-se pelos seguintes: conjuntos numéricos, equações e funções. No desenvolvimento da experiência  foram  considerados  apenas  alguns  aspectos  sobre  os  tópicos  já citados, conforme a carga horária disponível para o avanço das atividades.
id UFPA-6_bcc0592adc9c8f010e2665b80c7ff71d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/410
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A investigação histórica na formação de professores de MatemáticaEste trabalho relata três experiências centradas na investigação histórica em sala de aula na disciplina Fundamentos Epistemológicos da Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nossa finalidade foi avaliar uma proposta docente na qual foi adotada uma metodologia que enfatizou o uso da investigação de textos em história da matemática tendo em vista a aprendizagem e/ou ressignificação dos fundamentos histórico-epistemológicos de três tópicos matemáticos por alunos da licenciatura em matemática. Esses tópicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina e, devido ser considerados importantes para a matemática abordada no ensino fundamental e médio, optou-se pelos seguintes: conjuntos numéricos, equações e funções. No desenvolvimento da experiência  foram  considerados  apenas  alguns  aspectos  sobre  os  tópicos  já citados, conforme a carga horária disponível para o avanço das atividades.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2008-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410REMATEC; v. 3 n. 4 (2008); 13-202675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410/410Copyright (c) 2008 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Maria Bezerra, OdeniseCavalcanti da Rocha, Sônia Maria2022-10-15T15:51:50Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/410Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T15:51:50Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A investigação histórica na formação de professores de Matemática
title A investigação histórica na formação de professores de Matemática
spellingShingle A investigação histórica na formação de professores de Matemática
Maria Bezerra, Odenise
title_short A investigação histórica na formação de professores de Matemática
title_full A investigação histórica na formação de professores de Matemática
title_fullStr A investigação histórica na formação de professores de Matemática
title_full_unstemmed A investigação histórica na formação de professores de Matemática
title_sort A investigação histórica na formação de professores de Matemática
author Maria Bezerra, Odenise
author_facet Maria Bezerra, Odenise
Cavalcanti da Rocha, Sônia Maria
author_role author
author2 Cavalcanti da Rocha, Sônia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Bezerra, Odenise
Cavalcanti da Rocha, Sônia Maria
description Este trabalho relata três experiências centradas na investigação histórica em sala de aula na disciplina Fundamentos Epistemológicos da Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nossa finalidade foi avaliar uma proposta docente na qual foi adotada uma metodologia que enfatizou o uso da investigação de textos em história da matemática tendo em vista a aprendizagem e/ou ressignificação dos fundamentos histórico-epistemológicos de três tópicos matemáticos por alunos da licenciatura em matemática. Esses tópicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina e, devido ser considerados importantes para a matemática abordada no ensino fundamental e médio, optou-se pelos seguintes: conjuntos numéricos, equações e funções. No desenvolvimento da experiência  foram  considerados  apenas  alguns  aspectos  sobre  os  tópicos  já citados, conforme a carga horária disponível para o avanço das atividades.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410/410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 3 n. 4 (2008); 13-20
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004384239616