A investigação histórica na formação de professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410 |
Resumo: | Este trabalho relata três experiências centradas na investigação histórica em sala de aula na disciplina Fundamentos Epistemológicos da Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nossa finalidade foi avaliar uma proposta docente na qual foi adotada uma metodologia que enfatizou o uso da investigação de textos em história da matemática tendo em vista a aprendizagem e/ou ressignificação dos fundamentos histórico-epistemológicos de três tópicos matemáticos por alunos da licenciatura em matemática. Esses tópicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina e, devido ser considerados importantes para a matemática abordada no ensino fundamental e médio, optou-se pelos seguintes: conjuntos numéricos, equações e funções. No desenvolvimento da experiência foram considerados apenas alguns aspectos sobre os tópicos já citados, conforme a carga horária disponível para o avanço das atividades. |
id |
UFPA-6_bcc0592adc9c8f010e2665b80c7ff71d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/410 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A investigação histórica na formação de professores de MatemáticaEste trabalho relata três experiências centradas na investigação histórica em sala de aula na disciplina Fundamentos Epistemológicos da Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nossa finalidade foi avaliar uma proposta docente na qual foi adotada uma metodologia que enfatizou o uso da investigação de textos em história da matemática tendo em vista a aprendizagem e/ou ressignificação dos fundamentos histórico-epistemológicos de três tópicos matemáticos por alunos da licenciatura em matemática. Esses tópicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina e, devido ser considerados importantes para a matemática abordada no ensino fundamental e médio, optou-se pelos seguintes: conjuntos numéricos, equações e funções. No desenvolvimento da experiência foram considerados apenas alguns aspectos sobre os tópicos já citados, conforme a carga horária disponível para o avanço das atividades.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2008-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410REMATEC; v. 3 n. 4 (2008); 13-202675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410/410Copyright (c) 2008 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Maria Bezerra, OdeniseCavalcanti da Rocha, Sônia Maria2022-10-15T15:51:50Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/410Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T15:51:50Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação histórica na formação de professores de Matemática |
title |
A investigação histórica na formação de professores de Matemática |
spellingShingle |
A investigação histórica na formação de professores de Matemática Maria Bezerra, Odenise |
title_short |
A investigação histórica na formação de professores de Matemática |
title_full |
A investigação histórica na formação de professores de Matemática |
title_fullStr |
A investigação histórica na formação de professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
A investigação histórica na formação de professores de Matemática |
title_sort |
A investigação histórica na formação de professores de Matemática |
author |
Maria Bezerra, Odenise |
author_facet |
Maria Bezerra, Odenise Cavalcanti da Rocha, Sônia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti da Rocha, Sônia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Bezerra, Odenise Cavalcanti da Rocha, Sônia Maria |
description |
Este trabalho relata três experiências centradas na investigação histórica em sala de aula na disciplina Fundamentos Epistemológicos da Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nossa finalidade foi avaliar uma proposta docente na qual foi adotada uma metodologia que enfatizou o uso da investigação de textos em história da matemática tendo em vista a aprendizagem e/ou ressignificação dos fundamentos histórico-epistemológicos de três tópicos matemáticos por alunos da licenciatura em matemática. Esses tópicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina e, devido ser considerados importantes para a matemática abordada no ensino fundamental e médio, optou-se pelos seguintes: conjuntos numéricos, equações e funções. No desenvolvimento da experiência foram considerados apenas alguns aspectos sobre os tópicos já citados, conforme a carga horária disponível para o avanço das atividades. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410/410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 3 n. 4 (2008); 13-20 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004384239616 |