A educação moral e cívica nos tempos da ditadura civil-militar (Mariana-MG/1969-1975).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Raquel de Jesus
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9773
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
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spelling Evangelista, Raquel de JesusCarvalho, Rosana Areal deSilva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesHamdan, Juliana CesárioGonçalves Neto, WenceslauCarvalho, Rosana Areal deSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues2018-03-27T15:34:24Z2018-03-27T15:34:24Z2018EVANGELISTA, Raquel de Jesus. A educação moral e cívica nos tempos da ditadura civil-militar (Mariana-MG/1969-1975). 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9773Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho estuda o desenvolvimento da Educação Moral e Cívica (EMC) no Grupo Escolar “Dom Benevides” em Mariana-MG e sua convergência na promoção do ideário cívico-religioso entre os anos de 1969 a 1975. A literatura estudada neste trabalho, Baia Horta (2012) Filgueiras (2006a), Abreu (2008) e Pelegrini (2011), aponta que a EMC pretendia adequar os cidadãos ao desenvolvimento social e econômico da nação, disciplinar os corpos e restaurar a ordem para controlar possíveis resistências e subversões ao governo. O presente estudo apresenta a inserção da disciplina EMC no espaço escolar, sua defesa pela instituição religiosa e sua presença nas determinações oficiais. As fontes selecionadas contribuem para a pesquisa no sentido de entender a EMC tanto para o espaço escolar quanto para as instituições que influenciaram esse lugar, pois partimos da concepção de que a educação é uma prática social que extrapola os muros da escola. O Decreto-Lei n° 869/1969 reestabeleceu a disciplina EMC como obrigatória na matriz curricular escolar brasileira, a qual, posteriormente, foi regulamentada pelo Decreto n° 68.065/1971. Esses documentos mostram as finalidades e os interesses sociais em se implementar de forma obrigatória tal disciplina. Ao analisarmos a documentação do Grupo Escolar “Dom Benevides”, principalmente os livros de Atas de Reuniões de Professoras, encontramos registros relacionados à disciplina EMC. Identificamos um conjunto de ideias oficiais circulando na escola a partir da Revista do Ensino divulgada pela Secretaria da Educação de Minas Gerais. Nos artigos do jornal O Arquidiocesano (semanário editado pela Arquidiocese de Mariana-MG no período de 1959-1992 com circulação regional) podemos entender um pouco sobre a sociedade marianense do período, a defesa dessa disciplina pela instituição católica e perceber a correlação entre os preceitos religiosos e as determinações oficiais sobre as finalidades da disciplina EMC no ambiente escolar.This work studies the evolution of Moral and Civic Education – Educação Moral e Cívica (EMC) at “Dom Benevides” school in Mariana-MG and its connections with the convergence of the promotion of civic-religious ideas from 1969 to 1975. The literature framework for this study is Baia Horta (2012); Filgueiras (2006a); Abreu (2008) and Pelegrini (2011). These authors point out that the subject intended to adequate the citizens to the social and economic development of the nation, to discipline the bodies and restore the order to control possible resistances and rebellions against the government. This study presents the insertion of the subject EMC in the school environment, its defense by the religious institution and official determinations. Thus, the sources selected contribute to the research which aims to understand EMC regarding both the school environment and the institutions which had influenced this place, as it is based on the conception of education as a social practice which goes beyond school walls. The law decree number 869/69 reestablished the subject EMC as mandatory in the Brazilian national curriculum guidelines, which was posteriorly regulated by the Decree number 68.065/71. These documents show the purposes and social interests with the mandatory implementation of this subject. Through the analyses of the documentation of the school “Dom Benevides”, mainly the teacher meetings minutes, we have found registers related to the subject EMC. We have identified the group of official ideas circulated through the school by the magazine Revista do Ensino published by Minas Gerais Education Secretary. In the articles of the newspaper O Arquidiocesano (weekly periodical issued by the Archdiocese of Mariana-MG from 1959 to 1992 with a local distribution) we could have a better understanding of the society of the city at that time and the defense of this school subject by the catholic institution and also notice the correlation between the religious precepts and the official determinations about the purposes of the subject EMC in the school environment.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 23/03/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. 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