O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lages, Rita Cristina Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11545
Resumo: O objetivo com este trabalho é apresentar o percurso da operação historiográfica empreendida para produzir a história do ensino da língua francesa em Minas Gerais no século XIX, baseando-se, para isso, nos pressupostos de Michel de Certeau (2006). Nesse sentido, procura-se destacar o processo de configuração do objeto de pesquisa a partir da seleção de documentos, das combinações feitas, da construção dos mapas mentais, que se tornaram viáveis por meio de leituras prévias das teorias do campo. E, naturalmente, como esse processo culminou na produção da narrativa.
id UFOP_2e7cd5be1e6ec204e73a13f7c823ed96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11545
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.rench teaching in Minas Gerais in the XIX century : the trajectory of a historiographical operation or ways of making up the history of a school subject.Língua francesaFrench languageO objetivo com este trabalho é apresentar o percurso da operação historiográfica empreendida para produzir a história do ensino da língua francesa em Minas Gerais no século XIX, baseando-se, para isso, nos pressupostos de Michel de Certeau (2006). Nesse sentido, procura-se destacar o processo de configuração do objeto de pesquisa a partir da seleção de documentos, das combinações feitas, da construção dos mapas mentais, que se tornaram viáveis por meio de leituras prévias das teorias do campo. E, naturalmente, como esse processo culminou na produção da narrativa.This study aims at presenting the trajectory of a historiographical movement, undertaken to create the history of French language teaching in Minas Gerais in the 19th century, taking as a reference the presumptions of Michel Certeau (2006). Thus, it is an attempt to shed light on the configuration of the research process, taking as a starting point the document selection, the combinations which were made, the construction of mental mind maps, that have been made possible through the previous reading of field theories. And, obviously, how such a process allowed for the construction of the narrative.2019-06-13T16:06:54Z2019-06-13T16:06:54Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLAGES, R. C. L. O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX: percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar. Revista de Estudos de Cultura, n. 8, p. 21-32, maio/ago. 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/7238>. Acesso em: 16 jan. 2018.2446-7189http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11545Os trabalhos publicados na Revista de Estudos de Cultura estão sob licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato e adaptação. Fonte: Revista de Estudos de Cultura <https://seer.ufs.br/index.php/revec/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessLages, Rita Cristina Limaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-13T16:06:54Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11545Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-13T16:06:54Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.
rench teaching in Minas Gerais in the XIX century : the trajectory of a historiographical operation or ways of making up the history of a school subject.
title O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.
spellingShingle O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.
Lages, Rita Cristina Lima
Língua francesa
French language
title_short O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.
title_full O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.
title_fullStr O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.
title_full_unstemmed O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.
title_sort O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX : percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar.
author Lages, Rita Cristina Lima
author_facet Lages, Rita Cristina Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lages, Rita Cristina Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Língua francesa
French language
topic Língua francesa
French language
description O objetivo com este trabalho é apresentar o percurso da operação historiográfica empreendida para produzir a história do ensino da língua francesa em Minas Gerais no século XIX, baseando-se, para isso, nos pressupostos de Michel de Certeau (2006). Nesse sentido, procura-se destacar o processo de configuração do objeto de pesquisa a partir da seleção de documentos, das combinações feitas, da construção dos mapas mentais, que se tornaram viáveis por meio de leituras prévias das teorias do campo. E, naturalmente, como esse processo culminou na produção da narrativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-13T16:06:54Z
2019-06-13T16:06:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAGES, R. C. L. O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX: percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar. Revista de Estudos de Cultura, n. 8, p. 21-32, maio/ago. 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/7238>. Acesso em: 16 jan. 2018.
2446-7189
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11545
identifier_str_mv LAGES, R. C. L. O ensino de francês em Minas Gerais no século XIX: percursos de uma operação historiográfica ou maneiras de se fazer a história de uma disciplina escolar. Revista de Estudos de Cultura, n. 8, p. 21-32, maio/ago. 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revec/article/view/7238>. Acesso em: 16 jan. 2018.
2446-7189
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002799718334464