Estrutura de sentimento no teatro documentário e no teatro de agitprop : experiências no Brasil e na Argentina.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18369 https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0204 |
Resumo: | Este artigo aborda duas experiências teatrais – uma que pode ser entendida como teatro de agitação e propaganda (agitprop), vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil, e outra vinculada ao teatro documentário realizado no Museo-Taller Ferrowhite, na cidade argentina de Bahía Blanca – a partir da categoria de estrutura de sentimento, criada pelo teórico marxista e crítico teatral Raymond Williams. Por meio dessa categoria, buscou-se analisar como a encenação, quando realizada em contextos circunscritos ou com segmentos sociais específicos, pode ser entendida como um mecanismo de estruturação de sentimentos comunitários, dando origem a manifestações culturais contra hegemônicas. |
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Estrutura de sentimento no teatro documentário e no teatro de agitprop : experiências no Brasil e na Argentina.Structure of feeling in documentary theater and agitprop theater : experiences in Brazil and Argentina.Teatro documentárioTeatro de agitpropRaymond WilliamsEstrutura de sentimentoEncenaçãoEste artigo aborda duas experiências teatrais – uma que pode ser entendida como teatro de agitação e propaganda (agitprop), vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil, e outra vinculada ao teatro documentário realizado no Museo-Taller Ferrowhite, na cidade argentina de Bahía Blanca – a partir da categoria de estrutura de sentimento, criada pelo teórico marxista e crítico teatral Raymond Williams. Por meio dessa categoria, buscou-se analisar como a encenação, quando realizada em contextos circunscritos ou com segmentos sociais específicos, pode ser entendida como um mecanismo de estruturação de sentimentos comunitários, dando origem a manifestações culturais contra hegemônicas.This article approaches two theatrical experiences –one that can be theater of agitation and propaganda (agitprop) linked to the Landless Rural Workers Movement (MST), in Brazil, and a Documentary Theater carried out by the Ferrowhite Museum-Workshop, in the Argentine city of Bahía Blanca – from the category of structure of feelings, created by the Marxist theorist and theater critic Raymond Williams. Through this category, it is sought that staging, when performed in circumscribed contexts or with specific social segments, can be understood as a mechanism for structuring community feelings, giving rise to counter-hegemonic cultural manifestations.2024-08-22T20:01:26Z2024-08-22T20:01:26Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENÇA, E. G. Estrutura de sentimento no teatro documentário e no teatro de agitprop: experiências no Brasil e na Argentina. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cenicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, set. 2023. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23935>. Acesso em: 02 ago. 2024.2358-6958https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18369https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0204A Urdimento está sob: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0). Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessValença, Ernesto Gomesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-22T20:01:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18369Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-22T20:01:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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