Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardilino, José Rubens Lima
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa, Nayara Ferreira de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7373
Resumo: Este estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas. Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”. Por fim, as considerações finais apontam para a utilização desse conceito para embasar melhor as atividades dessa disciplina e promover uma formação docente e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho mais condizente com a realidade educacional.
id UFOP_3828c54493608414b11de1517f04ed54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7373
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.Initial training and internship : a reflection on the concept of “reflective-teacher”.Professor-reflexivoEstágio supervisionadoFormação docenteReflective-teacherInternshipEste estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas. Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”. Por fim, as considerações finais apontam para a utilização desse conceito para embasar melhor as atividades dessa disciplina e promover uma formação docente e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho mais condizente com a realidade educacional.This study aims to make a dialogue between the concept “reflective-teacher”, by Schön, with the subject of internship in licensing program. A course is plotted from the emergence of the concept, its use in Brazilian educational research and its critics. Then are discussed the conceptions of internship and legislation regulating this subject to identify the presence of terms that allude to the concept “reflective teacher”. Finally, the conclusions point to the use of this concept better to support the activities of this subject and promote teacher education and preparation to enter the labor market better suited to the educational reality.2017-03-14T17:01:11Z2017-03-14T17:01:11Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJARDILINO, J. R. L.; BARBOSA, N. F. de. M. Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, p. 763-781, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7202&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 01 nov. 2019.1981-416Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7373Os trabalhos publicados na Revista Diálogo Educacional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Diálogo Educacional <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=actual> Acesso em: 01 nov. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessJardilino, José Rubens LimaBarbosa, Nayara Ferreira de Mouraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-11-01T12:58:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7373Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-11-01T12:58:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
Initial training and internship : a reflection on the concept of “reflective-teacher”.
title Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
spellingShingle Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
Jardilino, José Rubens Lima
Professor-reflexivo
Estágio supervisionado
Formação docente
Reflective-teacher
Internship
title_short Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
title_full Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
title_fullStr Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
title_full_unstemmed Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
title_sort Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
author Jardilino, José Rubens Lima
author_facet Jardilino, José Rubens Lima
Barbosa, Nayara Ferreira de Moura
author_role author
author2 Barbosa, Nayara Ferreira de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardilino, José Rubens Lima
Barbosa, Nayara Ferreira de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Professor-reflexivo
Estágio supervisionado
Formação docente
Reflective-teacher
Internship
topic Professor-reflexivo
Estágio supervisionado
Formação docente
Reflective-teacher
Internship
description Este estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas. Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”. Por fim, as considerações finais apontam para a utilização desse conceito para embasar melhor as atividades dessa disciplina e promover uma formação docente e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho mais condizente com a realidade educacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-03-14T17:01:11Z
2017-03-14T17:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JARDILINO, J. R. L.; BARBOSA, N. F. de. M. Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, p. 763-781, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7202&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 01 nov. 2019.
1981-416X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7373
identifier_str_mv JARDILINO, J. R. L.; BARBOSA, N. F. de. M. Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, p. 763-781, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7202&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 01 nov. 2019.
1981-416X
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002824012791808