Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7475 |
Resumo: | Este estudo buscou verificar os efeitos de tipos diferenciados de interação (aluno/texto, aluno/professor, aluno/aluno e aluno/vídeo) na percepção dos contrastes vocálicos do inglês [æ, ɛ] e [i, ɪ] por alunos brasileiros aprendizes de inglês. Tais tipos foram adaptados dos pressupostos de Ellis (1999) a respeito das interações interpessoal, intrapessoal e sujeito/objeto de aprendizagem. Para isso, propusemos a aplicação de pré e pós-testes relacionados aos contrastes vocálicos mencionados. A interação aluno/vídeo demonstrou efeitos imediatos mais representativos nos pós-testes. Resultados a respeito do papel do professor e da relevância da integração das novas tecnologias ao ensino e à aprendizagem de pronúncia foram também discutidos. |
id |
UFOP_38b204af2cff33d74ab73f1d75139592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/7475 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa.Interaction in action : the perception of English phonetic segments.InputPronunciationNew technologiesPronúnciaEste estudo buscou verificar os efeitos de tipos diferenciados de interação (aluno/texto, aluno/professor, aluno/aluno e aluno/vídeo) na percepção dos contrastes vocálicos do inglês [æ, ɛ] e [i, ɪ] por alunos brasileiros aprendizes de inglês. Tais tipos foram adaptados dos pressupostos de Ellis (1999) a respeito das interações interpessoal, intrapessoal e sujeito/objeto de aprendizagem. Para isso, propusemos a aplicação de pré e pós-testes relacionados aos contrastes vocálicos mencionados. A interação aluno/vídeo demonstrou efeitos imediatos mais representativos nos pós-testes. Resultados a respeito do papel do professor e da relevância da integração das novas tecnologias ao ensino e à aprendizagem de pronúncia foram também discutidos.This paper aims at verifying the influence of different types of interaction (student/video, student/text, student/teacher and student/student) on the perception of the English vowel contrasts [æ, ɛ] and [i, ɪ] by beginner Brazilian English learners. Those types are adapted from Ellis’s (1999) assumptions concerning interpersonal, intrapersonal and subject/content types of interaction. Pre and post tests are used in order to verify the effects of the four types of interaction, which indicate that student/video interaction seems to influence more positively the perception tests. Other results concerning the role of teachers and the relevance of new technologies integrated with pronunciation teaching and learning are also discussed.2017-03-27T18:29:12Z2017-03-27T18:29:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, M. O.; PARREIRAS, V. A.; MARUSSO, A. S. Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. The ESPecialist, v. 35, n. 1, p. 60-86, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21314/15584>. Acesso em: 27 mar. 2017.2318-7115http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7475Os trabalhos publicados no periódico The especialist estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: The especialist <http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/index> Acesso em: 01 nov. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marden OliveiraParreiras, Vicente AguimarMarusso, Adriana Silviaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-11-06T16:59:59Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7475Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-11-06T16:59:59Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. Interaction in action : the perception of English phonetic segments. |
title |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. |
spellingShingle |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. Silva, Marden Oliveira Input Pronunciation New technologies Pronúncia |
title_short |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. |
title_full |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. |
title_fullStr |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. |
title_full_unstemmed |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. |
title_sort |
Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. |
author |
Silva, Marden Oliveira |
author_facet |
Silva, Marden Oliveira Parreiras, Vicente Aguimar Marusso, Adriana Silvia |
author_role |
author |
author2 |
Parreiras, Vicente Aguimar Marusso, Adriana Silvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marden Oliveira Parreiras, Vicente Aguimar Marusso, Adriana Silvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Input Pronunciation New technologies Pronúncia |
topic |
Input Pronunciation New technologies Pronúncia |
description |
Este estudo buscou verificar os efeitos de tipos diferenciados de interação (aluno/texto, aluno/professor, aluno/aluno e aluno/vídeo) na percepção dos contrastes vocálicos do inglês [æ, ɛ] e [i, ɪ] por alunos brasileiros aprendizes de inglês. Tais tipos foram adaptados dos pressupostos de Ellis (1999) a respeito das interações interpessoal, intrapessoal e sujeito/objeto de aprendizagem. Para isso, propusemos a aplicação de pré e pós-testes relacionados aos contrastes vocálicos mencionados. A interação aluno/vídeo demonstrou efeitos imediatos mais representativos nos pós-testes. Resultados a respeito do papel do professor e da relevância da integração das novas tecnologias ao ensino e à aprendizagem de pronúncia foram também discutidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-03-27T18:29:12Z 2017-03-27T18:29:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, M. O.; PARREIRAS, V. A.; MARUSSO, A. S. Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. The ESPecialist, v. 35, n. 1, p. 60-86, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21314/15584>. Acesso em: 27 mar. 2017. 2318-7115 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7475 |
identifier_str_mv |
SILVA, M. O.; PARREIRAS, V. A.; MARUSSO, A. S. Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa. The ESPecialist, v. 35, n. 1, p. 60-86, 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21314/15584>. Acesso em: 27 mar. 2017. 2318-7115 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002851936370688 |