O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapadula, María Florentina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes, Carvalho, Odair França de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12684
Resumo: Desde o século XX, no mundo ocidental, a educação das pessoas é conduzida por um agente principal, a escola pública. Segundo diferentes autores, este espaço educacional tem sido o âmbito hegemônico de atuação dos pedagogos e das pedagogas até início do século XXI, época em que o campo de atuação se diversifica. Embora a escola continue sendo o espaço educacional central onde estes se desenvolvem, existem outros como Organizações não Governamentais (ONGs), sindicatos, movimentos sociais, empresas, hospitais, a mídia, instituições culturais, educação especial, etc. Com o intuito de conhecer mais esse campo e assim contribuir na reflexão sobre a formação dos Pedagogos desenvolvemos uma pesquisa que teve como objetivo adentrar na história da educação não formal e na produção acadêmica sobre o tema. Para seu desenvolvimento a metodologia percorreu o seguinte itinerário: realizamos uma pesquisa bibliográfica e logo após um levantamento das produções, com o objetivo de conhecer o que se tem investigado sobre o objeto de estudo. Concluiu-se que esse mapeamento nos proporcionou identificar a incipiência de pesquisas sobre a temática da educação não formal.
id UFOP_39cd93374299ee6dbd339f8190977359
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12684
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.The pedagogue and non-formal education : contributions from history and academic research.Formação do pedagogoEstado da arteDesde o século XX, no mundo ocidental, a educação das pessoas é conduzida por um agente principal, a escola pública. Segundo diferentes autores, este espaço educacional tem sido o âmbito hegemônico de atuação dos pedagogos e das pedagogas até início do século XXI, época em que o campo de atuação se diversifica. Embora a escola continue sendo o espaço educacional central onde estes se desenvolvem, existem outros como Organizações não Governamentais (ONGs), sindicatos, movimentos sociais, empresas, hospitais, a mídia, instituições culturais, educação especial, etc. Com o intuito de conhecer mais esse campo e assim contribuir na reflexão sobre a formação dos Pedagogos desenvolvemos uma pesquisa que teve como objetivo adentrar na história da educação não formal e na produção acadêmica sobre o tema. Para seu desenvolvimento a metodologia percorreu o seguinte itinerário: realizamos uma pesquisa bibliográfica e logo após um levantamento das produções, com o objetivo de conhecer o que se tem investigado sobre o objeto de estudo. Concluiu-se que esse mapeamento nos proporcionou identificar a incipiência de pesquisas sobre a temática da educação não formal.Since the 20th century, in the western world, the education of the people is led by a principal agent, the public school. According to different authors, this education space, has been the hegemonic scope of action of teachers and of him until the beginning of the 21st century, at which time the field if diversifies. Although the school remains the central educational space where they develop, there are others such as non-governmental organizations (NGOS), trade unions, social movements, companies, hospitals, the media, cultural institutions, special education, etc. In order to know more about this field and thus contribute to the reflection on the formation of the educators have developed a research that aimed to penetrate in the history of non-formal education and academic production on the theme. For the development of the methodology has traveled the following itinerary: We performed a bibliographic search and soon after a survey of production, with the goal of knowing what has investigated about the object of study. It was concluded that this mapping gave us identify the low of researches about the subject of non-formal education.2020-09-03T19:55:02Z2020-09-03T19:55:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLAPADULA, M. F.; NUNES, C. M. F.; CARVALHO, O. F. O(a) pedagogo(a) e a educação não formal: aportes da história e de pesquisas acadêmicas. Cadernos CIMEAC, Uberaba v. 9, n. 2, p. 68-87, 2019. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3599>. Acesso em: 03 jul. 2020.2178-9770http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12684O periódico Cadernos CIMEAC permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1193>. Acesso em: 21 maio 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessLapadula, María FlorentinaNunes, Célia Maria FernandesCarvalho, Odair França deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-09-03T19:55:02Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12684Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-09-03T19:55:02Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
The pedagogue and non-formal education : contributions from history and academic research.
title O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
spellingShingle O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
Lapadula, María Florentina
Formação do pedagogo
Estado da arte
title_short O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
title_full O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
title_fullStr O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
title_full_unstemmed O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
title_sort O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
author Lapadula, María Florentina
author_facet Lapadula, María Florentina
Nunes, Célia Maria Fernandes
Carvalho, Odair França de
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
Carvalho, Odair França de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapadula, María Florentina
Nunes, Célia Maria Fernandes
Carvalho, Odair França de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do pedagogo
Estado da arte
topic Formação do pedagogo
Estado da arte
description Desde o século XX, no mundo ocidental, a educação das pessoas é conduzida por um agente principal, a escola pública. Segundo diferentes autores, este espaço educacional tem sido o âmbito hegemônico de atuação dos pedagogos e das pedagogas até início do século XXI, época em que o campo de atuação se diversifica. Embora a escola continue sendo o espaço educacional central onde estes se desenvolvem, existem outros como Organizações não Governamentais (ONGs), sindicatos, movimentos sociais, empresas, hospitais, a mídia, instituições culturais, educação especial, etc. Com o intuito de conhecer mais esse campo e assim contribuir na reflexão sobre a formação dos Pedagogos desenvolvemos uma pesquisa que teve como objetivo adentrar na história da educação não formal e na produção acadêmica sobre o tema. Para seu desenvolvimento a metodologia percorreu o seguinte itinerário: realizamos uma pesquisa bibliográfica e logo após um levantamento das produções, com o objetivo de conhecer o que se tem investigado sobre o objeto de estudo. Concluiu-se que esse mapeamento nos proporcionou identificar a incipiência de pesquisas sobre a temática da educação não formal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-03T19:55:02Z
2020-09-03T19:55:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAPADULA, M. F.; NUNES, C. M. F.; CARVALHO, O. F. O(a) pedagogo(a) e a educação não formal: aportes da história e de pesquisas acadêmicas. Cadernos CIMEAC, Uberaba v. 9, n. 2, p. 68-87, 2019. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3599>. Acesso em: 03 jul. 2020.
2178-9770
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12684
identifier_str_mv LAPADULA, M. F.; NUNES, C. M. F.; CARVALHO, O. F. O(a) pedagogo(a) e a educação não formal: aportes da história e de pesquisas acadêmicas. Cadernos CIMEAC, Uberaba v. 9, n. 2, p. 68-87, 2019. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3599>. Acesso em: 03 jul. 2020.
2178-9770
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002828456656896