Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Thaís Lima e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11888
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_3d9cae59272957e3c20f4d461768d4ee
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/11888
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Sena, Thaís Lima eGalery, Maria Clara VersianiMuniz, Kassandra da SilvaOliveira, Natália Fontes deGalery, Maria Clara Versiani2020-02-12T11:22:07Z2020-02-12T11:22:07Z2017SENA, Thaís Lima e. Blackface: Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11888Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.The Tragedy of Othello, the Moor of Venice, uma das grandes tragédias de Willian Shakespeare, foi encenada pela primeira vez em 1604. Do mesmo modo que Shakespeare bebeu de várias fontes para escrever sua obra, as peças são alvo das mais variadas formas de adaptação. As questões abordadas pelo dramaturgo na peça Otelo e os motivos que o levaram a abordá-las tornam-se claros no momento em que entendemos o contexto social e cultural em que ele estava inserido. A obra de Shakespeare passa a ser disseminadora de significados culturais a partir de sua produção e, posteriormente, através de suas adaptações em outros tempos em outras sociedades. A estrutura do nosso trabalho tem como foco central as questões raciais desenvolvidas por Shakespeare na peça Otelo a partir da caracterização do mouro. Ademais, é sabido que no teatro elisabetano o personagem Otelo era representado através da prática do blackface. Ou seja, um ator branco que se pintava de negro para desempenhar o papel do mouro. Assim sendo, observamos que a prática conhecida como blackface — termo que tomamos emprestado dos blackface minstrel shows americanos — na representação do personagem do mouro ocorre tanto nas encenações renascentistas da peça, quanto nas adaptações fílmicas que foram escolhidas para serem analisadas neste trabalho, a saber, o filme Othello de 1952, dirigido e estrelado por Orson Welles, e o de 1965, protagonizado por Laurence Olivier. O cerne de nossa pesquisa se concentra na análise do personagem Otelo a partir das formas de representação dele, o que implica nas construções do negro no meio social. Assim sendo, examinaremos como essas representações do personagem foram elaboradas dentro do contexto histórico de cada adaptação tendo em vista a prática do blackface.The Tragedy of Othello, the Moor of Venice, one of William Shakespeare's great tragedies, was performed for the first time in 1604. In the same way that Shakespeare drew from various sources to write his work, the plays are targets of the most varied forms of adaptation. The issues addressed by the playwright in the play Othello and the reasons that led him to address them become clear when we understand the social and cultural context in which he was immersed. Shakespeare's work ends up being a disseminator of cultural meanings based on its production and, subsequently, undergoes its adaptations in other times in other societies. The structure of this work has as its main focus racial issues addressed by Shakespeare in the play Othello based on the characterization of the Moor. Moreover, it is known that in Elizabethan theatre the character Othello was performed with the practice of blackface. In other words, a white actor that would paint himself black, to play the role of the Moor. Thus, we observe that the practice known as blackface — a term that we borrow from the American blackface minstrel shows — in playing the role of the Moor, occurs as much in Renaissance enactments of the play, as in the film adaptations which were chosen to be analyzed in this paper, namely, the film Othello from 1952, directed and performed by Orson Welles, and the 1965 film performed by Laurence Olivier. The core of our research focuses on the analysis of the character Othello based on how he is performed, which implicates how black people are perceived in society. Therefore, we will examine how these representations of the character were drawn up within the historical context of each adaptation bearing in mind the practice of blackface.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/01/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessOthello 1604Willian ShakespeareBlackfaceColôniasRaçasBlackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_BlackfaceOteloFaces.pdfDISSERTAÇÃO_BlackfaceOteloFaces.pdfapplication/pdf2098820http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_BlackfaceOteloFaces.pdffed9fa26e5933a507ec24051badbeb55MD51123456789/118882020-02-12 06:22:07.314oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-02-12T11:22:07Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.
title Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.
spellingShingle Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.
Sena, Thaís Lima e
Othello 1604
Willian Shakespeare
Blackface
Colônias
Raças
title_short Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.
title_full Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.
title_fullStr Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.
title_full_unstemmed Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.
title_sort Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.
author Sena, Thaís Lima e
author_facet Sena, Thaís Lima e
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Galery, Maria Clara Versiani
Muniz, Kassandra da Silva
Oliveira, Natália Fontes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Thaís Lima e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galery, Maria Clara Versiani
contributor_str_mv Galery, Maria Clara Versiani
dc.subject.por.fl_str_mv Othello 1604
Willian Shakespeare
Blackface
Colônias
Raças
topic Othello 1604
Willian Shakespeare
Blackface
Colônias
Raças
description Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-12T11:22:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-12T11:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SENA, Thaís Lima e. Blackface: Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11888
identifier_str_mv SENA, Thaís Lima e. Blackface: Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11888/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_BlackfaceOteloFaces.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fed9fa26e5933a507ec24051badbeb55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685796109942784