A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Fabiano Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3433
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desvendar possíveis contribuições que pode oferecer uma proposta de prática de ensino usando a História da Matemática para a formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância. Como referências foram utilizadas autores como: Miguel (1993; 2009); Mendes (2001; 2009); Behar (2009); Bicudo (1999); Valente (2003); Bairral (2007), Peters (2003). O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) de uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Os participantes da pesquisa foram alunos do 6º período do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina Prática de Ensino IV: História da Matemática: uma Abordagem Metodológica para o Ensino da Matemática, em 9 Polos de Apoio Presencial. As atividades de interação com e entre os alunos foram realizadas na Plataforma Moodle. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram: fóruns de discussão, relatórios das atividades realizadas, o Questionário Final e o Grupo Focal. O objetivo desse processo foi coletar dados que, analisados, pudessem responder à questão de investigação: Quais são as possíveis contribuições que uma proposta de prática de ensino usando a História da Matemática pode oferecer para a formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância? Depois de organizados, os dados obtidos dos instrumentos foram analisados de forma mais qualitativa que quantitativa e feita a triangulação. As contribuições encontradas se referiram à sala de aula, à prática na sala de aula, sobre a aprendizagem e o aprender, sobre os conteúdos, sobre a utilização da História da Matemática na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, sobre a relação teoria prática, sobre a pesquisa para realização da prática e sobre a prática docente. Concluiu-se que as atividades práticas realizadas proporcionaram aos participantes: a aprendizagem de realizar pesquisas para criar estratégias de ensino, que estimulam a participação dos alunos nas aulas, possibilitando a aprendizagem de Matemática; conhecer e utilizar a História da Matemática para o desenvolvimento da prática profissional relacionando a teoria com a prática; responder os porquês e como dos alunos referentes aos conteúdos matemáticos a serem ensinados/aprendidos; dar significado para o entendimento de conceitos matemáticos. Finalmente, contribuiu para a aprendizagem dos participantes na condução do processo de ensino/aprendizagem da Matemática na sala de aula.
id UFOP_3e3310f451ca90516769b26cce1a7985
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3433
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.Matemática - estudo e ensinoPrática de ensinoEnsino a distânciaProfessores - formaçãoEste trabalho teve como objetivo desvendar possíveis contribuições que pode oferecer uma proposta de prática de ensino usando a História da Matemática para a formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância. Como referências foram utilizadas autores como: Miguel (1993; 2009); Mendes (2001; 2009); Behar (2009); Bicudo (1999); Valente (2003); Bairral (2007), Peters (2003). O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) de uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Os participantes da pesquisa foram alunos do 6º período do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina Prática de Ensino IV: História da Matemática: uma Abordagem Metodológica para o Ensino da Matemática, em 9 Polos de Apoio Presencial. As atividades de interação com e entre os alunos foram realizadas na Plataforma Moodle. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram: fóruns de discussão, relatórios das atividades realizadas, o Questionário Final e o Grupo Focal. O objetivo desse processo foi coletar dados que, analisados, pudessem responder à questão de investigação: Quais são as possíveis contribuições que uma proposta de prática de ensino usando a História da Matemática pode oferecer para a formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância? Depois de organizados, os dados obtidos dos instrumentos foram analisados de forma mais qualitativa que quantitativa e feita a triangulação. As contribuições encontradas se referiram à sala de aula, à prática na sala de aula, sobre a aprendizagem e o aprender, sobre os conteúdos, sobre a utilização da História da Matemática na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, sobre a relação teoria prática, sobre a pesquisa para realização da prática e sobre a prática docente. Concluiu-se que as atividades práticas realizadas proporcionaram aos participantes: a aprendizagem de realizar pesquisas para criar estratégias de ensino, que estimulam a participação dos alunos nas aulas, possibilitando a aprendizagem de Matemática; conhecer e utilizar a História da Matemática para o desenvolvimento da prática profissional relacionando a teoria com a prática; responder os porquês e como dos alunos referentes aos conteúdos matemáticos a serem ensinados/aprendidos; dar significado para o entendimento de conceitos matemáticos. Finalmente, contribuiu para a aprendizagem dos participantes na condução do processo de ensino/aprendizagem da Matemática na sala de aula.The goal of this work was to reveal possible contributions that a teaching proposal using Mathematics History in the initial formation of Math teachers in distance learning can offer. The authors used as references were: Miguel (1993; 2009); Mendes (2001; 2009); Behar (2009); Bicudo (1999); Valente (2003); Bairral (2007), Peters (2003). The research participants were the 6th period students of Mathematics who were taking the course EAD 532- Teaching Practice IV: Mathematics History: A methodological approach to mathematics teaching. They were in one of the nine physical presence sites of the course. The interaction activities with and among the students were realized in an e-learning platform Moodle. The research locus was a center of open and distance education (CEAD) of a public university in Minas Gerais state. The data collecting instruments used in this research were: discussion forums, activity reports, a final questionnaire and a focus group. The goal of this process was to collect data that analyzed could answer to the investigation question: What are the possible contributions that a teaching approach using Mathematics history can offer to the initial formation of Math teachers in learning distance? According to the analyzed interactions and participant testimonials it was observed that practical activities stimulate class participation, making Mathematics learning clearer, objective and enjoyable to the students . Besides it enables teachers to create teaching strategies from a bibliographic research and to use different tools for that. The participants realized Mathematics history importance to the professional practice development and to make learning possible, besides being a playful activity. They conclude that Mathematics history can attend to need of making math meaningful and to its knowledge. Also they realized that it is an opportunity to teacher to begin a work and offer information to their students, despertando… their interest for mathematics learning and finally help them to understand mathematical concepts.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Viana, Marger da Conceição VenturaGarcia, Fabiano Teixeira2014-02-03T12:04:59Z2014-02-03T12:04:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGARCIA, F. T. A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3433A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T15:15:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3433Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T15:15:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.
title A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.
spellingShingle A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.
Garcia, Fabiano Teixeira
Matemática - estudo e ensino
Prática de ensino
Ensino a distância
Professores - formação
title_short A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.
title_full A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.
title_fullStr A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.
title_full_unstemmed A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.
title_sort A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância.
author Garcia, Fabiano Teixeira
author_facet Garcia, Fabiano Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Marger da Conceição Ventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Fabiano Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Prática de ensino
Ensino a distância
Professores - formação
topic Matemática - estudo e ensino
Prática de ensino
Ensino a distância
Professores - formação
description Este trabalho teve como objetivo desvendar possíveis contribuições que pode oferecer uma proposta de prática de ensino usando a História da Matemática para a formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância. Como referências foram utilizadas autores como: Miguel (1993; 2009); Mendes (2001; 2009); Behar (2009); Bicudo (1999); Valente (2003); Bairral (2007), Peters (2003). O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) de uma universidade pública no Estado de Minas Gerais. Os participantes da pesquisa foram alunos do 6º período do curso de Licenciatura em Matemática matriculados na disciplina Prática de Ensino IV: História da Matemática: uma Abordagem Metodológica para o Ensino da Matemática, em 9 Polos de Apoio Presencial. As atividades de interação com e entre os alunos foram realizadas na Plataforma Moodle. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram: fóruns de discussão, relatórios das atividades realizadas, o Questionário Final e o Grupo Focal. O objetivo desse processo foi coletar dados que, analisados, pudessem responder à questão de investigação: Quais são as possíveis contribuições que uma proposta de prática de ensino usando a História da Matemática pode oferecer para a formação inicial de professores de Matemática na modalidade a distância? Depois de organizados, os dados obtidos dos instrumentos foram analisados de forma mais qualitativa que quantitativa e feita a triangulação. As contribuições encontradas se referiram à sala de aula, à prática na sala de aula, sobre a aprendizagem e o aprender, sobre os conteúdos, sobre a utilização da História da Matemática na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, sobre a relação teoria prática, sobre a pesquisa para realização da prática e sobre a prática docente. Concluiu-se que as atividades práticas realizadas proporcionaram aos participantes: a aprendizagem de realizar pesquisas para criar estratégias de ensino, que estimulam a participação dos alunos nas aulas, possibilitando a aprendizagem de Matemática; conhecer e utilizar a História da Matemática para o desenvolvimento da prática profissional relacionando a teoria com a prática; responder os porquês e como dos alunos referentes aos conteúdos matemáticos a serem ensinados/aprendidos; dar significado para o entendimento de conceitos matemáticos. Finalmente, contribuiu para a aprendizagem dos participantes na condução do processo de ensino/aprendizagem da Matemática na sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-03T12:04:59Z
2014-02-03T12:04:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, F. T. A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3433
identifier_str_mv GARCIA, F. T. A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329338951467008