Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109208 |
Resumo: | Os professores de Matemática, assim como os que ensinam as demais disciplinas nos cursos de nível fundamental e médio, deparam com vários fatores desestimulantes:fraco desempenho dos alunos, currículos desinteressantes, deficiência na própria formação. Diante desse quadro, a autora investigou uma alternativa à formação tradicional de professores de Matemática. Ela analisa a educação a distância para tentar identificar se esse meio seria adequado para promover tanto a formação inicial quanto a continuada dos docentes da disciplina. Ela se baseia em um caso exemplar: o curso de licenciatura em Matemática a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação. O curso serve de modelo para outros cursos da UAB. A autora apresenta a implementação do projeto desde a etapa inicial, avaliando documentos e um grande volume de entrevistas, principalmente com alunos formados no curso, mas também com professores e gestores. O estudo capta diversos aspectos do curso da Cederj/UAB, como as expectativas dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, as dificuldades que encontraram, a forma como tinham acesso às aulas a distância, o comportamento diante dos colegas nos encontros presenciais e os resultados práticos da formação. As conclusões da autora incluem pontos positivos e deficiências, mas ela levanta subsídios importantes para a discussão sobre o uso do instrumento educação a distância na formação de professores de Matemática. |
id |
UNSP_a421af03146933a581136c97402f1e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109208 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distânciaMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaProfessores - FormaçãoEnsino a distânciaOs professores de Matemática, assim como os que ensinam as demais disciplinas nos cursos de nível fundamental e médio, deparam com vários fatores desestimulantes:fraco desempenho dos alunos, currículos desinteressantes, deficiência na própria formação. Diante desse quadro, a autora investigou uma alternativa à formação tradicional de professores de Matemática. Ela analisa a educação a distância para tentar identificar se esse meio seria adequado para promover tanto a formação inicial quanto a continuada dos docentes da disciplina. Ela se baseia em um caso exemplar: o curso de licenciatura em Matemática a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação. O curso serve de modelo para outros cursos da UAB. A autora apresenta a implementação do projeto desde a etapa inicial, avaliando documentos e um grande volume de entrevistas, principalmente com alunos formados no curso, mas também com professores e gestores. O estudo capta diversos aspectos do curso da Cederj/UAB, como as expectativas dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, as dificuldades que encontraram, a forma como tinham acesso às aulas a distância, o comportamento diante dos colegas nos encontros presenciais e os resultados práticos da formação. As conclusões da autora incluem pontos positivos e deficiências, mas ela levanta subsídios importantes para a discussão sobre o uso do instrumento educação a distância na formação de professores de Matemática.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Viel, Silvia Regina [UNESP]2014-09-03T17:52:31Z2014-09-03T17:52:31Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfVIEL, Silvia Regina. Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832901.9788579832901http://hdl.handle.net/11449/109208000773855ISBN9788579832901.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144937info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-28T06:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109208Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:17:39.470923Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância |
title |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância |
spellingShingle |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância Viel, Silvia Regina [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Professores - Formação Ensino a distância |
title_short |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância |
title_full |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância |
title_fullStr |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância |
title_sort |
Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância |
author |
Viel, Silvia Regina [UNESP] |
author_facet |
Viel, Silvia Regina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viel, Silvia Regina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Professores - Formação Ensino a distância |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Professores - Formação Ensino a distância |
description |
Os professores de Matemática, assim como os que ensinam as demais disciplinas nos cursos de nível fundamental e médio, deparam com vários fatores desestimulantes:fraco desempenho dos alunos, currículos desinteressantes, deficiência na própria formação. Diante desse quadro, a autora investigou uma alternativa à formação tradicional de professores de Matemática. Ela analisa a educação a distância para tentar identificar se esse meio seria adequado para promover tanto a formação inicial quanto a continuada dos docentes da disciplina. Ela se baseia em um caso exemplar: o curso de licenciatura em Matemática a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação. O curso serve de modelo para outros cursos da UAB. A autora apresenta a implementação do projeto desde a etapa inicial, avaliando documentos e um grande volume de entrevistas, principalmente com alunos formados no curso, mas também com professores e gestores. O estudo capta diversos aspectos do curso da Cederj/UAB, como as expectativas dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, as dificuldades que encontraram, a forma como tinham acesso às aulas a distância, o comportamento diante dos colegas nos encontros presenciais e os resultados práticos da formação. As conclusões da autora incluem pontos positivos e deficiências, mas ela levanta subsídios importantes para a discussão sobre o uso do instrumento educação a distância na formação de professores de Matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-09-03T17:52:31Z 2014-09-03T17:52:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEL, Silvia Regina. Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832901. 9788579832901 http://hdl.handle.net/11449/109208 000773855 ISBN9788579832901.pdf |
identifier_str_mv |
VIEL, Silvia Regina. Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832901. 9788579832901 000773855 ISBN9788579832901.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128629643673600 |