O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marilene Andrade Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: França, George
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7216
Resumo: O presente faz uma discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC. Pontua o desafio que elas apresentam para que o professor possa fazer da sala de aula um espaço contemporâneo da sociedade do conhecimento. Abordamos a sala de aula mediada pelos laptops conectados enquanto um espaço de construção permanente de conhecimentos, em que a intencionalidade, a dinâmica, os limites e as soluções, os resultados, as interlocuções e os desdobramentos apontam a existência de uma nova forma de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, a partir da conectividade e da mobilidade dos laptops.
id UFOP_3eb0e653e6fdf3144ae9b31b5ec4615e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7216
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.TecnologiasConhecimentoLaptops educacionaisConectividadeO presente faz uma discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC. Pontua o desafio que elas apresentam para que o professor possa fazer da sala de aula um espaço contemporâneo da sociedade do conhecimento. Abordamos a sala de aula mediada pelos laptops conectados enquanto um espaço de construção permanente de conhecimentos, em que a intencionalidade, a dinâmica, os limites e as soluções, os resultados, as interlocuções e os desdobramentos apontam a existência de uma nova forma de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, a partir da conectividade e da mobilidade dos laptops.This paper discuss about the Digital Technologies of Information and Communication - TDIC. It presents the challenge that they show for the teacher and what they can do to change the classroom into a contemporary space of the knowledge society. We approach the classroom mediated by connected laptops meanwhile a permanent space of construction of knowledge. Where the intentionality, the dynamism, the limits and the solutions, the results, the interlocution and the outspreads points the existence of a new way of pedagogical work organization in classroom from the connectivity and mobility of laptops.2017-02-02T16:16:07Z2017-02-02T16:16:07Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, M. A. F.; FRANÇA, G. O uso do laptop na sala de aula: uma nova forma de organização do trabalho pedagógico. InterScience Place, v. 01, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/181/179>. Acesso em: 02 fev. 2017.1679-9844http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7216Os trabalhos publicados no periódico InterScience Place está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: InterScience Place <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 22 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Marilene Andrade FerreiraFrança, Georgeporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T15:31:46Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7216Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T15:31:46Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.
title O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.
spellingShingle O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.
Borges, Marilene Andrade Ferreira
Tecnologias
Conhecimento
Laptops educacionais
Conectividade
title_short O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.
title_full O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.
title_fullStr O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.
title_full_unstemmed O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.
title_sort O uso do laptop na sala de aula : uma nova forma de organização do trabalho pedagógico.
author Borges, Marilene Andrade Ferreira
author_facet Borges, Marilene Andrade Ferreira
França, George
author_role author
author2 França, George
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marilene Andrade Ferreira
França, George
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Conhecimento
Laptops educacionais
Conectividade
topic Tecnologias
Conhecimento
Laptops educacionais
Conectividade
description O presente faz uma discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC. Pontua o desafio que elas apresentam para que o professor possa fazer da sala de aula um espaço contemporâneo da sociedade do conhecimento. Abordamos a sala de aula mediada pelos laptops conectados enquanto um espaço de construção permanente de conhecimentos, em que a intencionalidade, a dinâmica, os limites e as soluções, os resultados, as interlocuções e os desdobramentos apontam a existência de uma nova forma de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, a partir da conectividade e da mobilidade dos laptops.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-02-02T16:16:07Z
2017-02-02T16:16:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, M. A. F.; FRANÇA, G. O uso do laptop na sala de aula: uma nova forma de organização do trabalho pedagógico. InterScience Place, v. 01, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/181/179>. Acesso em: 02 fev. 2017.
1679-9844
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7216
identifier_str_mv BORGES, M. A. F.; FRANÇA, G. O uso do laptop na sala de aula: uma nova forma de organização do trabalho pedagógico. InterScience Place, v. 01, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/181/179>. Acesso em: 02 fev. 2017.
1679-9844
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329341913694208