Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Evangelista
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes, Flávio César Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246
https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168
Resumo: Este artigo apresenta e analisa os fatores que condicionam a configuração dos elementos da estratégia de manufatura em grandes e pequenas empresas fabricantes de calçados da cidade de Franca-SP. A motivação desta pesquisa é verificar quais são os fatores que influenciam o processo decisório dos gerentes na ocasião da elaboração desta estratégia. A principal conclusão é que a autonomia dos gerentes é relativa; na prática, o processo de elaboração da estratégia de manufatura é limitado por fatores que fogem ao escopo decisório dos gerentes. Isso faz com que a estratégia de manufatura seja o resultado de um processo decisório adaptado às restrições da empresa.
id UFOP_400a74764064d3e9edf195b4a4fb1ffd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/4246
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.Estratégia de manufaturaIndústria calçadistaEstratégia competitivaEste artigo apresenta e analisa os fatores que condicionam a configuração dos elementos da estratégia de manufatura em grandes e pequenas empresas fabricantes de calçados da cidade de Franca-SP. A motivação desta pesquisa é verificar quais são os fatores que influenciam o processo decisório dos gerentes na ocasião da elaboração desta estratégia. A principal conclusão é que a autonomia dos gerentes é relativa; na prática, o processo de elaboração da estratégia de manufatura é limitado por fatores que fogem ao escopo decisório dos gerentes. Isso faz com que a estratégia de manufatura seja o resultado de um processo decisório adaptado às restrições da empresa.This paper presents and analyses the factors that drive the configuration of the manufacturing strategy elements of big and small shoemakers located in Franca-SP. The motivation of this research is to verify the factors that influence the decision process of managers that are preparing the manufacturing strategy. The main result is that managers ´s autonomy is limited; in practice the manufactory strategy elaboration is limited by factors beyond the decision areas of managers. Thus the manufactory strategy is the consequence of the decision process adapted by the enterprise constraints.2015-01-16T15:50:31Z2015-01-16T15:50:31Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F. Fatores que condicionam a estratégia de manufatura: uma análise empírica na indústria calçadista. Produto & Produção, v. 13, n. 2, p. 1-21, jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/10168/18694>. Acesso em: 13 jan. 2015.1983-8026http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168Os trabalhos publicados no periódico Produto & Produção são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Produto & Produção <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sérgio EvangelistaFernandes, Flávio César Fariaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-10T18:01:41Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/4246Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-10T18:01:41Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
title Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
spellingShingle Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
Silva, Sérgio Evangelista
Estratégia de manufatura
Indústria calçadista
Estratégia competitiva
title_short Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
title_full Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
title_fullStr Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
title_full_unstemmed Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
title_sort Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
author Silva, Sérgio Evangelista
author_facet Silva, Sérgio Evangelista
Fernandes, Flávio César Faria
author_role author
author2 Fernandes, Flávio César Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sérgio Evangelista
Fernandes, Flávio César Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de manufatura
Indústria calçadista
Estratégia competitiva
topic Estratégia de manufatura
Indústria calçadista
Estratégia competitiva
description Este artigo apresenta e analisa os fatores que condicionam a configuração dos elementos da estratégia de manufatura em grandes e pequenas empresas fabricantes de calçados da cidade de Franca-SP. A motivação desta pesquisa é verificar quais são os fatores que influenciam o processo decisório dos gerentes na ocasião da elaboração desta estratégia. A principal conclusão é que a autonomia dos gerentes é relativa; na prática, o processo de elaboração da estratégia de manufatura é limitado por fatores que fogem ao escopo decisório dos gerentes. Isso faz com que a estratégia de manufatura seja o resultado de um processo decisório adaptado às restrições da empresa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-01-16T15:50:31Z
2015-01-16T15:50:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F. Fatores que condicionam a estratégia de manufatura: uma análise empírica na indústria calçadista. Produto & Produção, v. 13, n. 2, p. 1-21, jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/10168/18694>. Acesso em: 13 jan. 2015.
1983-8026
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246
https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168
identifier_str_mv SILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F. Fatores que condicionam a estratégia de manufatura: uma análise empírica na indústria calçadista. Produto & Produção, v. 13, n. 2, p. 1-21, jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/10168/18694>. Acesso em: 13 jan. 2015.
1983-8026
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246
https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002843912667136