Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246 https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168 |
Resumo: | Este artigo apresenta e analisa os fatores que condicionam a configuração dos elementos da estratégia de manufatura em grandes e pequenas empresas fabricantes de calçados da cidade de Franca-SP. A motivação desta pesquisa é verificar quais são os fatores que influenciam o processo decisório dos gerentes na ocasião da elaboração desta estratégia. A principal conclusão é que a autonomia dos gerentes é relativa; na prática, o processo de elaboração da estratégia de manufatura é limitado por fatores que fogem ao escopo decisório dos gerentes. Isso faz com que a estratégia de manufatura seja o resultado de um processo decisório adaptado às restrições da empresa. |
id |
UFOP_400a74764064d3e9edf195b4a4fb1ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/4246 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.Estratégia de manufaturaIndústria calçadistaEstratégia competitivaEste artigo apresenta e analisa os fatores que condicionam a configuração dos elementos da estratégia de manufatura em grandes e pequenas empresas fabricantes de calçados da cidade de Franca-SP. A motivação desta pesquisa é verificar quais são os fatores que influenciam o processo decisório dos gerentes na ocasião da elaboração desta estratégia. A principal conclusão é que a autonomia dos gerentes é relativa; na prática, o processo de elaboração da estratégia de manufatura é limitado por fatores que fogem ao escopo decisório dos gerentes. Isso faz com que a estratégia de manufatura seja o resultado de um processo decisório adaptado às restrições da empresa.This paper presents and analyses the factors that drive the configuration of the manufacturing strategy elements of big and small shoemakers located in Franca-SP. The motivation of this research is to verify the factors that influence the decision process of managers that are preparing the manufacturing strategy. The main result is that managers ´s autonomy is limited; in practice the manufactory strategy elaboration is limited by factors beyond the decision areas of managers. Thus the manufactory strategy is the consequence of the decision process adapted by the enterprise constraints.2015-01-16T15:50:31Z2015-01-16T15:50:31Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F. Fatores que condicionam a estratégia de manufatura: uma análise empírica na indústria calçadista. Produto & Produção, v. 13, n. 2, p. 1-21, jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/10168/18694>. Acesso em: 13 jan. 2015.1983-8026http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168Os trabalhos publicados no periódico Produto & Produção são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Produto & Produção <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sérgio EvangelistaFernandes, Flávio César Fariaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-10T18:01:41Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/4246Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-10T18:01:41Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista. |
title |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista. |
spellingShingle |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista. Silva, Sérgio Evangelista Estratégia de manufatura Indústria calçadista Estratégia competitiva |
title_short |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista. |
title_full |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista. |
title_fullStr |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista. |
title_full_unstemmed |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista. |
title_sort |
Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista. |
author |
Silva, Sérgio Evangelista |
author_facet |
Silva, Sérgio Evangelista Fernandes, Flávio César Faria |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Flávio César Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Evangelista Fernandes, Flávio César Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de manufatura Indústria calçadista Estratégia competitiva |
topic |
Estratégia de manufatura Indústria calçadista Estratégia competitiva |
description |
Este artigo apresenta e analisa os fatores que condicionam a configuração dos elementos da estratégia de manufatura em grandes e pequenas empresas fabricantes de calçados da cidade de Franca-SP. A motivação desta pesquisa é verificar quais são os fatores que influenciam o processo decisório dos gerentes na ocasião da elaboração desta estratégia. A principal conclusão é que a autonomia dos gerentes é relativa; na prática, o processo de elaboração da estratégia de manufatura é limitado por fatores que fogem ao escopo decisório dos gerentes. Isso faz com que a estratégia de manufatura seja o resultado de um processo decisório adaptado às restrições da empresa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-01-16T15:50:31Z 2015-01-16T15:50:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F. Fatores que condicionam a estratégia de manufatura: uma análise empírica na indústria calçadista. Produto & Produção, v. 13, n. 2, p. 1-21, jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/10168/18694>. Acesso em: 13 jan. 2015. 1983-8026 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246 https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168 |
identifier_str_mv |
SILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F. Fatores que condicionam a estratégia de manufatura: uma análise empírica na indústria calçadista. Produto & Produção, v. 13, n. 2, p. 1-21, jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/10168/18694>. Acesso em: 13 jan. 2015. 1983-8026 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246 https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002843912667136 |