ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO CLUSTER CALÇADISTA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gewehr, Adriano Cristian
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18061
Resumo: O cluster calçadista deste estado tem notória participação no cenário brasileiro e na pauta de exportações. Cluster este que, sofreu com o ataque de grandes concorrentes mundiais competindo em baixo custo dentre outros fatores macroeconômicos. O estudo busca compreender com um olhar para a inovação, como um grande fornecedor de insumos têxteis deste cluster sobreviveu às situações diversas. A pesquisa procura identificar se há existência de alguma estratégia de inovação seguindo a taxonomia proposta por Tigre (2006) e Freeman & Soete (2006). A coleta de dados se deu em: i) estudos setoriais do setor calçadista; ii) dados extraídas do INPI, da PINTEC (2008) e da PINTEC (2011); iii) entrevistas semiestruturadas com a gestão da empresa; iv) pesquisa documental em relatórios contábeis permitidos pela empresa. Constatou-se que a empresa investe significativamente acima dos padrões da indústria no quesito inovação. Como principal resultado destaca-se que, a empresa não apenas manteve-se no mercado, como experimentou melhorias consideráveis nos resultados econômicos a partir da implantação de estratégia de inovação ofensiva. O estudo demonstrou ainda que, a adoção de uma estratégia de inovação deve estar ligada implicitamente na estratégia da empresa, como fonte de geração de vantagem competitiva.
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