As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Janaina Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12574
Resumo: Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
id UFOP_407ff0c5750893cfc6d48a9ef5b77e43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12574
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.Prática pedagógicaAlfabetizaçãoEnsino fundamentalLinguagem e educaçãoEscritaDissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.O estudo apresenta discussões e articulações entre práticas pedagógicas, alfabetização e linguagens. Considerando esses aspectos, a investigação buscou identificar as diferentes linguagens presentes nas práticas pedagógicas, durante o processo de alfabetização com as crianças de 6 anos. O campo de pesquisa envolveu duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da Rede Municipal de Itabirito, Minas Gerais. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa e os instrumentos utilizados para as coletas de dados foram entrevistas semiestruturadas com as docentes, observação da prática de professoras, anotações no diário de campo e gravações audiovisuais. Ao discutirmos sobre as práticas, buscamos embasamentos em Franco (2010, 2015, 2016, 2017) e Zaballa (1998). Autores como Soares (2003, 2013, 2017), Morais (2006, 2012, 2015), Mortatti (1999, 2016), Ferreiro e Ana Teberosky (1999), entre outros, sustentam a fundamentação a respeito das práticas em alfabetização. Na perspectiva de Loris Malaguzzi apud Edwards C.; Gandini, L.; Forman, G. (2016) e autores como Colello (2018, 2019), Fiorin (2017) e outros, buscamos as contribuições sobre as linguagens. Para as análises, foi realizada a transcrição dos dados das entrevistas, assistidas as gravações das aulas e anotados os momentos importantes das práticas das professoras, nas quais foram identificadas as diferentes linguagens presentes no processo de alfabetização. Dentre os principais resultados encontrados, verificou-se que as práticas das professoras se baseiam em suas concepções de aprendizagem e que os discursos das docentes revelam o quanto há dicotomia em relação à teoria e à prática. Foram identificadas práticas mecânicas, sendo realizadas pelas professoras alfabetizadoras, ainda numa perspectiva dos métodos tradicionais para a aprendizagem da língua escrita. Quanto à presença das diferentes linguagens, notou-se que elas aparecem nas práticas docentes no processo de alfabetização; contudo, acontecem de forma secundária, como um suporte. Diante dos resultados encontrados, considera-se que as práticas docentes evidenciam a presença das linguagens, mas ocorrem de forma intuitiva, sem a dimensão de uma prática pedagógica, no sentido de práxis.The study presents discussions and articulations between pedagogical practices, literacy and languages. Considering these aspects, the investigation sought to identify the different languages present in the pedagogical practices during the literacy process with the 6 year old children. The research field involved two classes of 1st year of Elementary School I from a public school provided by the city governament of the city of Itabirito, Minas Gerais. The research methodological approach was qualitative and the instruments used for data collection were semi-structured interviews with the teachers, observation of the teachers' practice, notes in the field diary and audiovisual recordings. When discussing practices, we look for bases in Franco (2010, 2015, 2016, 2017) and Zaballa (1998). Authors such as Soares (2003, 2013, 2017), Morais (2006, 2012, 2015), Mortatti (1999, 2016), Ferreiro and Ana Teberosky (1999), among others, support the theoretical foundations regarding literacy practices. Fron the readings on the perspective of Loris Malaguzzi apud Edwards C.; Gandini, L.; Forman, G. (2016) and authors such as Colello (2018, 2019), Fiorin (2017) and others, we got the contributions on languages. For the analysis, we transcribed the data from the interviews, watched the recordings of the classes and noted the important moments of the teachers' practices in which we identified the different languages present in the literacy process. Among the main results found, we verified that the teachers 'practices are based on their learning conceptions and that the teachers' speeches reveal how much there is a dichotomy in relation to theory and practice. We identified mechanical practices being carried out by literacy teachers, from a perspective still of traditional methods for learning the written language. As for the presence of different languages, we realize that they appear in teaching practices in the literacy process, however they happen in a secondary way, as a support. In view of the results found, we consider that teaching practices show the presence of languages, but they occur intuitively, without the dimension of a pedagogical practice, in the sense of praxis.Franco, Marco Antônio MeloFranco, Marco Antônio MeloRodrigues, Paula Cristina de AlmeidaSilva, Márcia Maria eGonçalves, Janaina Oliveira2020-08-11T16:02:21Z2020-08-11T16:02:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Janaina Oliveira. As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita: um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12574Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-08-11T16:02:21Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12574Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-08-11T16:02:21Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
title As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
spellingShingle As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
Gonçalves, Janaina Oliveira
Prática pedagógica
Alfabetização
Ensino fundamental
Linguagem e educação
Escrita
title_short As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
title_full As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
title_fullStr As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
title_full_unstemmed As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
title_sort As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita : um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras.
author Gonçalves, Janaina Oliveira
author_facet Gonçalves, Janaina Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Marco Antônio Melo
Franco, Marco Antônio Melo
Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Silva, Márcia Maria e
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Janaina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Alfabetização
Ensino fundamental
Linguagem e educação
Escrita
topic Prática pedagógica
Alfabetização
Ensino fundamental
Linguagem e educação
Escrita
description Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-11T16:02:21Z
2020-08-11T16:02:21Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Janaina Oliveira. As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita: um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12574
identifier_str_mv GONÇALVES, Janaina Oliveira. As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita: um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002837720825856