Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67898 |
Resumo: | A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre a fim de compreender como possibilitam a aprendizagem de alunos que se encontram em distintos níveis de compreensão da escrita alfabética. Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e, para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados estudos do campo da alfabetização sobre níveis psicogenéticos de escrita e sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras. A partir das análises, foi possível evidenciar que as estratégias das professoras para atender aos diferentes níveis de alfabetização envolvem a utilização de atividades diferenciadas, de jogos pedagógicos e a realização de intervenções individuais. Percebeu-se, também, que tais estratégias ocorrem conjuntamente e estão relacionadas, que há predominância para o agrupamento dos alunos através dos níveis psicogenéticos de escrita e que as unidades linguísticas exigidas nas propostas variam conforme o nível de escrita dos alunos. |
id |
UFRGS-2_b3e6a1ff3e65cf37179a4250553e4562 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67898 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Herbe, Sibele BecharaPiccoli, Luciana2013-03-21T01:44:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/67898000873869A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre a fim de compreender como possibilitam a aprendizagem de alunos que se encontram em distintos níveis de compreensão da escrita alfabética. Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e, para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados estudos do campo da alfabetização sobre níveis psicogenéticos de escrita e sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras. A partir das análises, foi possível evidenciar que as estratégias das professoras para atender aos diferentes níveis de alfabetização envolvem a utilização de atividades diferenciadas, de jogos pedagógicos e a realização de intervenções individuais. Percebeu-se, também, que tais estratégias ocorrem conjuntamente e estão relacionadas, que há predominância para o agrupamento dos alunos através dos níveis psicogenéticos de escrita e que as unidades linguísticas exigidas nas propostas variam conforme o nível de escrita dos alunos.application/pdfporProfessorAlfabetizaçãoPsicogêneseLíngua escritaPrática pedagógicaEstratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873869.pdf000873869.pdfTexto completoapplication/pdf1775380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/1/000873869.pdfd0996ffdfbcbaeade734c69bd888e264MD51TEXT000873869.pdf.txt000873869.pdf.txtExtracted Texttext/plain89538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/2/000873869.pdf.txte97d3f4e4ea62e24f4066b2777df02c9MD52THUMBNAIL000873869.pdf.jpg000873869.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/3/000873869.pdf.jpg3dbacdb90b309e0d1b817269a1ef9edcMD5310183/678982018-10-15 07:52:52.423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem |
title |
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem |
spellingShingle |
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem Herbe, Sibele Bechara Professor Alfabetização Psicogênese Língua escrita Prática pedagógica |
title_short |
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem |
title_full |
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem |
title_fullStr |
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem |
title_sort |
Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem |
author |
Herbe, Sibele Bechara |
author_facet |
Herbe, Sibele Bechara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herbe, Sibele Bechara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Alfabetização Psicogênese Língua escrita Prática pedagógica |
topic |
Professor Alfabetização Psicogênese Língua escrita Prática pedagógica |
description |
A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre a fim de compreender como possibilitam a aprendizagem de alunos que se encontram em distintos níveis de compreensão da escrita alfabética. Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e, para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados estudos do campo da alfabetização sobre níveis psicogenéticos de escrita e sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras. A partir das análises, foi possível evidenciar que as estratégias das professoras para atender aos diferentes níveis de alfabetização envolvem a utilização de atividades diferenciadas, de jogos pedagógicos e a realização de intervenções individuais. Percebeu-se, também, que tais estratégias ocorrem conjuntamente e estão relacionadas, que há predominância para o agrupamento dos alunos através dos níveis psicogenéticos de escrita e que as unidades linguísticas exigidas nas propostas variam conforme o nível de escrita dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:44:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67898 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873869 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67898 |
identifier_str_mv |
000873869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/1/000873869.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/2/000873869.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/3/000873869.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0996ffdfbcbaeade734c69bd888e264 e97d3f4e4ea62e24f4066b2777df02c9 3dbacdb90b309e0d1b817269a1ef9edc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224442132561920 |