Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herbe, Sibele Bechara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67898
Resumo: A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre a fim de compreender como possibilitam a aprendizagem de alunos que se encontram em distintos níveis de compreensão da escrita alfabética. Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e, para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados estudos do campo da alfabetização sobre níveis psicogenéticos de escrita e sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras. A partir das análises, foi possível evidenciar que as estratégias das professoras para atender aos diferentes níveis de alfabetização envolvem a utilização de atividades diferenciadas, de jogos pedagógicos e a realização de intervenções individuais. Percebeu-se, também, que tais estratégias ocorrem conjuntamente e estão relacionadas, que há predominância para o agrupamento dos alunos através dos níveis psicogenéticos de escrita e que as unidades linguísticas exigidas nas propostas variam conforme o nível de escrita dos alunos.
id UFRGS-2_b3e6a1ff3e65cf37179a4250553e4562
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67898
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Herbe, Sibele BecharaPiccoli, Luciana2013-03-21T01:44:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/67898000873869A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre a fim de compreender como possibilitam a aprendizagem de alunos que se encontram em distintos níveis de compreensão da escrita alfabética. Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e, para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados estudos do campo da alfabetização sobre níveis psicogenéticos de escrita e sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras. A partir das análises, foi possível evidenciar que as estratégias das professoras para atender aos diferentes níveis de alfabetização envolvem a utilização de atividades diferenciadas, de jogos pedagógicos e a realização de intervenções individuais. Percebeu-se, também, que tais estratégias ocorrem conjuntamente e estão relacionadas, que há predominância para o agrupamento dos alunos através dos níveis psicogenéticos de escrita e que as unidades linguísticas exigidas nas propostas variam conforme o nível de escrita dos alunos.application/pdfporProfessorAlfabetizaçãoPsicogêneseLíngua escritaPrática pedagógicaEstratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873869.pdf000873869.pdfTexto completoapplication/pdf1775380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/1/000873869.pdfd0996ffdfbcbaeade734c69bd888e264MD51TEXT000873869.pdf.txt000873869.pdf.txtExtracted Texttext/plain89538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/2/000873869.pdf.txte97d3f4e4ea62e24f4066b2777df02c9MD52THUMBNAIL000873869.pdf.jpg000873869.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/3/000873869.pdf.jpg3dbacdb90b309e0d1b817269a1ef9edcMD5310183/678982018-10-15 07:52:52.423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
title Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
spellingShingle Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
Herbe, Sibele Bechara
Professor
Alfabetização
Psicogênese
Língua escrita
Prática pedagógica
title_short Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
title_full Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
title_fullStr Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
title_full_unstemmed Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
title_sort Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
author Herbe, Sibele Bechara
author_facet Herbe, Sibele Bechara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herbe, Sibele Bechara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Alfabetização
Psicogênese
Língua escrita
Prática pedagógica
topic Professor
Alfabetização
Psicogênese
Língua escrita
Prática pedagógica
description A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre a fim de compreender como possibilitam a aprendizagem de alunos que se encontram em distintos níveis de compreensão da escrita alfabética. Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e, para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados estudos do campo da alfabetização sobre níveis psicogenéticos de escrita e sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras. A partir das análises, foi possível evidenciar que as estratégias das professoras para atender aos diferentes níveis de alfabetização envolvem a utilização de atividades diferenciadas, de jogos pedagógicos e a realização de intervenções individuais. Percebeu-se, também, que tais estratégias ocorrem conjuntamente e estão relacionadas, que há predominância para o agrupamento dos alunos através dos níveis psicogenéticos de escrita e que as unidades linguísticas exigidas nas propostas variam conforme o nível de escrita dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67898
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873869
url http://hdl.handle.net/10183/67898
identifier_str_mv 000873869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/1/000873869.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/2/000873869.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67898/3/000873869.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0996ffdfbcbaeade734c69bd888e264
e97d3f4e4ea62e24f4066b2777df02c9
3dbacdb90b309e0d1b817269a1ef9edc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442132561920