Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suzuki, Graziela da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Burkowski, Rodrigo, Mesquita, José Marcos Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6904
Resumo: Os eventos são considerados como estratégias de comunicação no composto de marketing. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar o Retorno Sobre Investimento (ROI) da participação no festival gastronômico “Comida di Buteco”. Para tanto, utilizam-se teorias do marketing de relacionamento, da comunicação, da retenção e uma adaptação das categorias propostas pela metodologia Phillips ROI. Foram realizadas 12 entrevistas com os gestores e proprietários de bares participantes do festival. A técnica de análise dos dados foi a do discurso do sujeito coletivo (DSC).
id UFOP_429d40e3151cdaec3dfe69172ce6319c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/6904
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.Gastronomic events and marketing strategies : the festival ‘Comida Di Buteco.GastronomiaEvento gastronômicoMarketing de relacionamentoFood festivalGastronomyOs eventos são considerados como estratégias de comunicação no composto de marketing. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar o Retorno Sobre Investimento (ROI) da participação no festival gastronômico “Comida di Buteco”. Para tanto, utilizam-se teorias do marketing de relacionamento, da comunicação, da retenção e uma adaptação das categorias propostas pela metodologia Phillips ROI. Foram realizadas 12 entrevistas com os gestores e proprietários de bares participantes do festival. A técnica de análise dos dados foi a do discurso do sujeito coletivo (DSC).Events are considered as communication strategies in the marketing mix. Thus, this study aims to identify the Return on Investment (ROI) participation in the gastronomic festival ‘Comida de Buteco [Buteco’s Food]. The methodology uses theories of relationship marketing, communication, retention and the adaptation of the categories proposed by the Phillips ROI methodology. 12 interviews with managers and owners of bars were made. Data analysis technique was that of the CSD.2016-08-19T19:18:59Z2016-08-19T19:18:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSUZIKI, G. da S.; BURKOWSKI, R.; MESQUITA, J. M. C. Eventos gastronômicos e estratégias de marketing: o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG. Rosa dos Ventos, v. 7, p. 242-256, 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810>. Acesso em: 07 ago. 2016.2178-9061http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6904Os trabalhos publicados na Revista Rosa dos Ventos estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Rosa dos Ventos <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSuzuki, Graziela da SilvaBurkowski, RodrigoMesquita, José Marcos Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-10-09T15:23:54Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6904Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-09T15:23:54Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.
Gastronomic events and marketing strategies : the festival ‘Comida Di Buteco.
title Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.
spellingShingle Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.
Suzuki, Graziela da Silva
Gastronomia
Evento gastronômico
Marketing de relacionamento
Food festival
Gastronomy
title_short Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.
title_full Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.
title_fullStr Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.
title_full_unstemmed Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.
title_sort Eventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.
author Suzuki, Graziela da Silva
author_facet Suzuki, Graziela da Silva
Burkowski, Rodrigo
Mesquita, José Marcos Carvalho
author_role author
author2 Burkowski, Rodrigo
Mesquita, José Marcos Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suzuki, Graziela da Silva
Burkowski, Rodrigo
Mesquita, José Marcos Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Gastronomia
Evento gastronômico
Marketing de relacionamento
Food festival
Gastronomy
topic Gastronomia
Evento gastronômico
Marketing de relacionamento
Food festival
Gastronomy
description Os eventos são considerados como estratégias de comunicação no composto de marketing. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar o Retorno Sobre Investimento (ROI) da participação no festival gastronômico “Comida di Buteco”. Para tanto, utilizam-se teorias do marketing de relacionamento, da comunicação, da retenção e uma adaptação das categorias propostas pela metodologia Phillips ROI. Foram realizadas 12 entrevistas com os gestores e proprietários de bares participantes do festival. A técnica de análise dos dados foi a do discurso do sujeito coletivo (DSC).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-08-19T19:18:59Z
2016-08-19T19:18:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUZIKI, G. da S.; BURKOWSKI, R.; MESQUITA, J. M. C. Eventos gastronômicos e estratégias de marketing: o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG. Rosa dos Ventos, v. 7, p. 242-256, 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810>. Acesso em: 07 ago. 2016.
2178-9061
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6904
identifier_str_mv SUZIKI, G. da S.; BURKOWSKI, R.; MESQUITA, J. M. C. Eventos gastronômicos e estratégias de marketing: o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG. Rosa dos Ventos, v. 7, p. 242-256, 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810>. Acesso em: 07 ago. 2016.
2178-9061
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002838312222720