Predictable and price volatility risk in the brazilian market integration of shrimp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Israel José dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mól, Anderson Luiz Rezende, Andrade, Bernardo Borba de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6887
http://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v5i4.1189
Resumo: O presente trabalho tem como proposta geral investigar a dinâmica da estrutura de volatilidade nos preços do camarão no mercado brasileiro de pescados. Para tanto, foi feita a descrição dos aspectos iniciais da série de preços do camarão. A partir dessas informações, foram realizados testes estatísticos e selecionou-se modelos univariados para funcionarem como previsores de preços. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória de natureza aplicada com abordagem quantitativa. O banco de dados foi coletado através de contato direto com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Os resultados apontaram que a grande variabilidade nos preços do ativo se relaciona diretamente com os ganhos e perdas dos agentes de mercado. A série de preços apresenta um forte efeito sazonal e semestral. A média de preço do camarão dos últimos 12 anos foi de R$ 11,58 e, provavelmente, fatores externos à produção e a comercialização (antidumping americano, enchentes e patologias) afetaram fortemente os preços. Dentre o conjunto de modelos testados para a previsão de preços do camarão, foram selecionados quatro, os quais, através do procedimento de previsão de um passo à frente de de horizonte 12, revelaram-se estatisticamente mais robustos. Concluiu-se que a dinâmica de preços da commodity camarão é influenciada fortemente por fatores produtivos externos e que esses fenômenos causam efeitos sazonais nos preços. Através de modelagem estatística é possível minimizar o risco e a incerteza que estão incorporados no mercado de pescados, deste modo, as estratégias de venda e comercialização para o camarão brasileiro podem ser consolidadas e difundidas.
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