Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Shirley da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Corrêa, Savio Figueira, Rocha, Melissa Mara Oliveira, Miranda, Rafaela Silva, Pires, Vinícius Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756
Resumo: Ao refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.
id UFOP_445cc87c37d0cae32bbabfecbd9851c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12835
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.Use of recycled material for the construction of didactic material in the teaching of mathematics.ContextualizaçãoAprendizagemRecyclingContextLearningAo refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.Ao refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.2020-10-13T16:24:05Z2020-10-13T16:24:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACEDO, S. da S. et al. Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. e4883756, 2018. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/756>. Acesso em: 10 mar. 2020.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756O periódico Research, Society and Development permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1239>. Acesso em: 13 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Shirley da SilvaCorrêa, Savio FigueiraRocha, Melissa Mara OliveiraMiranda, Rafaela SilvaPires, Vinícius Borgesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-13T16:24:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12835Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-13T16:24:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
Use of recycled material for the construction of didactic material in the teaching of mathematics.
title Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
spellingShingle Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
Macedo, Shirley da Silva
Contextualização
Aprendizagem
Recycling
Context
Learning
title_short Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
title_full Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
title_fullStr Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
title_full_unstemmed Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
title_sort Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
author Macedo, Shirley da Silva
author_facet Macedo, Shirley da Silva
Corrêa, Savio Figueira
Rocha, Melissa Mara Oliveira
Miranda, Rafaela Silva
Pires, Vinícius Borges
author_role author
author2 Corrêa, Savio Figueira
Rocha, Melissa Mara Oliveira
Miranda, Rafaela Silva
Pires, Vinícius Borges
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Shirley da Silva
Corrêa, Savio Figueira
Rocha, Melissa Mara Oliveira
Miranda, Rafaela Silva
Pires, Vinícius Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Aprendizagem
Recycling
Context
Learning
topic Contextualização
Aprendizagem
Recycling
Context
Learning
description Ao refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-13T16:24:05Z
2020-10-13T16:24:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, S. da S. et al. Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. e4883756, 2018. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/756>. Acesso em: 10 mar. 2020.
2525-3409
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756
identifier_str_mv MACEDO, S. da S. et al. Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. e4883756, 2018. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/756>. Acesso em: 10 mar. 2020.
2525-3409
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002846527815680