Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835 https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756 |
Resumo: | Ao refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente. |
id |
UFOP_445cc87c37d0cae32bbabfecbd9851c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/12835 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.Use of recycled material for the construction of didactic material in the teaching of mathematics.ContextualizaçãoAprendizagemRecyclingContextLearningAo refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.Ao refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.2020-10-13T16:24:05Z2020-10-13T16:24:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACEDO, S. da S. et al. Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. e4883756, 2018. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/756>. Acesso em: 10 mar. 2020.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756O periódico Research, Society and Development permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1239>. Acesso em: 13 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Shirley da SilvaCorrêa, Savio FigueiraRocha, Melissa Mara OliveiraMiranda, Rafaela SilvaPires, Vinícius Borgesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-13T16:24:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12835Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-13T16:24:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Use of recycled material for the construction of didactic material in the teaching of mathematics. |
title |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. |
spellingShingle |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Macedo, Shirley da Silva Contextualização Aprendizagem Recycling Context Learning |
title_short |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. |
title_full |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. |
title_fullStr |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. |
title_full_unstemmed |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. |
title_sort |
Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. |
author |
Macedo, Shirley da Silva |
author_facet |
Macedo, Shirley da Silva Corrêa, Savio Figueira Rocha, Melissa Mara Oliveira Miranda, Rafaela Silva Pires, Vinícius Borges |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Savio Figueira Rocha, Melissa Mara Oliveira Miranda, Rafaela Silva Pires, Vinícius Borges |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Shirley da Silva Corrêa, Savio Figueira Rocha, Melissa Mara Oliveira Miranda, Rafaela Silva Pires, Vinícius Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Aprendizagem Recycling Context Learning |
topic |
Contextualização Aprendizagem Recycling Context Learning |
description |
Ao refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-10-13T16:24:05Z 2020-10-13T16:24:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACEDO, S. da S. et al. Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. e4883756, 2018. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/756>. Acesso em: 10 mar. 2020. 2525-3409 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835 https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756 |
identifier_str_mv |
MACEDO, S. da S. et al. Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. e4883756, 2018. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/756>. Acesso em: 10 mar. 2020. 2525-3409 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835 https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002846527815680 |