Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/00130000032s3 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10403 https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf |
Resumo: | Esse artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado que estava relacionada com as possíveis contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Para tanto, apresenta-se uma breve discussão sobre a Cultura Surda, o Programa Etnomatemática e a Educação Financeira para alunos Surdos. Em seguida, também é apresentada uma contextualização da escola e dos participantes do estudo, bem como as etapas da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para condução da pesquisa. |
id |
UFOP_45d679bc682a0b4c96b189ddba63ffef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10403 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.Developing financial education for deaf students who communicate in Brazilian sign language (Libras) in an ethnomathematical perspective.Cultura surdaDeaf cultureEsse artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado que estava relacionada com as possíveis contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Para tanto, apresenta-se uma breve discussão sobre a Cultura Surda, o Programa Etnomatemática e a Educação Financeira para alunos Surdos. Em seguida, também é apresentada uma contextualização da escola e dos participantes do estudo, bem como as etapas da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para condução da pesquisa.This article presents some results obtained in a master’s research that was related to the possible contributions of the Ethnomathematics Program for the development of the Financial Education of Deaf students that communicate in Brazilian Sign Language - Libras. Here, the article begins with a brief discussion about Deaf Culture, Ethnomathematics Program, and Financial Education for Deaf students. Next, the contextualization of the school and the participants of the study is also presented, as well as the steps of Grounded Theory, which was the methodological design used to conduct in this research.2018-10-19T12:11:33Z2018-10-19T12:11:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018.15585336http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10403https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdfark:/61566/00130000032s3Pinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Miltoninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:59:33Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10403Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:59:33Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. Developing financial education for deaf students who communicate in Brazilian sign language (Libras) in an ethnomathematical perspective. |
title |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. |
spellingShingle |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. Pinheiro, Rodrigo Carlos Cultura surda Deaf culture |
title_short |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. |
title_full |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. |
title_fullStr |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. |
title_sort |
Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. |
author |
Pinheiro, Rodrigo Carlos |
author_facet |
Pinheiro, Rodrigo Carlos Rosa, Milton |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Milton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Rodrigo Carlos Rosa, Milton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura surda Deaf culture |
topic |
Cultura surda Deaf culture |
description |
Esse artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado que estava relacionada com as possíveis contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Para tanto, apresenta-se uma breve discussão sobre a Cultura Surda, o Programa Etnomatemática e a Educação Financeira para alunos Surdos. Em seguida, também é apresentada uma contextualização da escola e dos participantes do estudo, bem como as etapas da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para condução da pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-10-19T12:11:33Z 2018-10-19T12:11:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018. 15585336 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10403 https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/00130000032s3 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018. 15585336 ark:/61566/00130000032s3 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10403 https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705750259040256 |