Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rodrigo Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rosa, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/00130000032s3
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10403
https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf
Resumo: Esse artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado que estava relacionada com as possíveis contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Para tanto, apresenta-se uma breve discussão sobre a Cultura Surda, o Programa Etnomatemática e a Educação Financeira para alunos Surdos. Em seguida, também é apresentada uma contextualização da escola e dos participantes do estudo, bem como as etapas da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para condução da pesquisa.
id UFOP_45d679bc682a0b4c96b189ddba63ffef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/10403
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.Developing financial education for deaf students who communicate in Brazilian sign language (Libras) in an ethnomathematical perspective.Cultura surdaDeaf cultureEsse artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado que estava relacionada com as possíveis contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Para tanto, apresenta-se uma breve discussão sobre a Cultura Surda, o Programa Etnomatemática e a Educação Financeira para alunos Surdos. Em seguida, também é apresentada uma contextualização da escola e dos participantes do estudo, bem como as etapas da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para condução da pesquisa.This article presents some results obtained in a master’s research that was related to the possible contributions of the Ethnomathematics Program for the development of the Financial Education of Deaf students that communicate in Brazilian Sign Language - Libras. Here, the article begins with a brief discussion about Deaf Culture, Ethnomathematics Program, and Financial Education for Deaf students. Next, the contextualization of the school and the participants of the study is also presented, as well as the steps of Grounded Theory, which was the methodological design used to conduct in this research.2018-10-19T12:11:33Z2018-10-19T12:11:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018.15585336http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10403https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdfark:/61566/00130000032s3Pinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Miltoninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:59:33Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10403Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:59:33Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
Developing financial education for deaf students who communicate in Brazilian sign language (Libras) in an ethnomathematical perspective.
title Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
spellingShingle Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
Pinheiro, Rodrigo Carlos
Cultura surda
Deaf culture
title_short Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
title_full Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
title_fullStr Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
title_full_unstemmed Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
title_sort Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática.
author Pinheiro, Rodrigo Carlos
author_facet Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
author_role author
author2 Rosa, Milton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura surda
Deaf culture
topic Cultura surda
Deaf culture
description Esse artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado que estava relacionada com as possíveis contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Para tanto, apresenta-se uma breve discussão sobre a Cultura Surda, o Programa Etnomatemática e a Educação Financeira para alunos Surdos. Em seguida, também é apresentada uma contextualização da escola e dos participantes do estudo, bem como as etapas da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi o design metodológico utilizado para condução da pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-19T12:11:33Z
2018-10-19T12:11:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018.
15585336
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10403
https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/00130000032s3
identifier_str_mv PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Desenvolvendo a educação financeira de alunos surdos que se comunicam em Libras em uma perspectiva etnomatemática. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018.
15585336
ark:/61566/00130000032s3
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10403
https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/09/volume11_number1_article-7.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705750259040256