Um espelho sem reflexo : a mancha roxa na crítica teatral brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos , Clóvis Domingos dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18368
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0201
Resumo: Neste artigo discutimos as diferentes metáforas empregadas pela recepção crítica da obra A mancha roxa, de Plínio Marcos. Ao procurar seu sentido no Brasil do final do século XX, abordando as principais chaves de leitura do texto e do espetáculo na visão de alguns dos principais críticos teatrais brasileiros atuantes quando de sua encenação. Na obra, o autor retoma o tema da vida atrás das grades a partir dos conflitos de um grupo de presidiárias, optando também, dessa vez, pela abordagem da aids. Para tanto, partimos da discussão de Susan Sontag, a fim de compreender o alcance mais geral do problema levantado por sua reflexão, pela crítica da peça e do espetáculo.
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spelling Um espelho sem reflexo : a mancha roxa na crítica teatral brasileira.A mirror without reflection : the purple spot in Brazilian theater criticism.A mancha roxaTeatro brasileiro modernoCrítica teatralAidsPlínio MarcosNeste artigo discutimos as diferentes metáforas empregadas pela recepção crítica da obra A mancha roxa, de Plínio Marcos. Ao procurar seu sentido no Brasil do final do século XX, abordando as principais chaves de leitura do texto e do espetáculo na visão de alguns dos principais críticos teatrais brasileiros atuantes quando de sua encenação. Na obra, o autor retoma o tema da vida atrás das grades a partir dos conflitos de um grupo de presidiárias, optando também, dessa vez, pela abordagem da aids. Para tanto, partimos da discussão de Susan Sontag, a fim de compreender o alcance mais geral do problema levantado por sua reflexão, pela crítica da peça e do espetáculo.In this article, we discuss the different metaphors used by the critical reception of the work The purple spot, by Plínio Marcos, when looking for its meaning in Brazil at the end of the 20th century, approaching the main keys of reading the text and the spectacle in the view of some of the main critics Brazilian theatricals active at the time of their staging. In the work, the author resumes the theme of life behind bars from the conflicts of a group of prisoners, also opting, this time, for the approach to AIDS. For that, we start from the discussion of Susan Sontag, in order to understand the more general scope of the problem raised by her reflection, by the criticism of the play and the show.2024-08-22T19:58:03Z2024-08-22T19:58:03Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, C. D. dos.; MACIEL, P. M. C. Um espelho sem reflexo: a mancha roxa na crítica teatral brasileira. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cenicas, v. 2, n. 47, jul. 2023. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23074/15725>. Acesso em: 02 ago. 2024.2358-6958https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18368https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0201A Urdimento está sob: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0). Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos , Clóvis Domingos dosMaciel, Paulo Marcos Cardosoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-22T19:58:07Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18368Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-22T19:58:07Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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