Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Januario, Gilberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15963
https://doi.org/10.5965/2357724X10192022044
Resumo: Levar licenciandas a estudar temas do currículo e a experienciar práticas que rompessem com a lógica disciplinar e linear do processo de educar matematicamente motivou a criação de oportunidade para colocá-las no processo de autoria de suas aprendizagens. Neste artigo analisamos 39 projetos integradores concebidos a partir do levantamento de aspectos da realidade local e problemas socais de onde estudantes e escola estão inseridos, para os quais as licenciandas de uma turma do curso de Pedagogia atuaram como autoras. Trata-se de um estudo do tipo análise documental, conduzido pelo objetivo de problematizar o desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores como prática na formação inicial de professores. A atividade de elaborar esses projetos levou as licenciandas a considerar que a construção do conhecimento implicado em questões e problemas da realidade global ou local envolve estudo, reorganizações e desconstrução da imagem do professor como único detentor do conhecimento. Também indicou a necessidade de se investir em conhecimentos específicos de Matemática e de metodologias de ensino.
id UFOP_46a96480108671b3ffd21fa9c1e97f44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15963
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.Curriculum development in Mathematics from integrative projects : a study with teachers in initial training.Currículos de matemáticaIntegração curricularProjeto integradorConhecimento profissional docenteLevar licenciandas a estudar temas do currículo e a experienciar práticas que rompessem com a lógica disciplinar e linear do processo de educar matematicamente motivou a criação de oportunidade para colocá-las no processo de autoria de suas aprendizagens. Neste artigo analisamos 39 projetos integradores concebidos a partir do levantamento de aspectos da realidade local e problemas socais de onde estudantes e escola estão inseridos, para os quais as licenciandas de uma turma do curso de Pedagogia atuaram como autoras. Trata-se de um estudo do tipo análise documental, conduzido pelo objetivo de problematizar o desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores como prática na formação inicial de professores. A atividade de elaborar esses projetos levou as licenciandas a considerar que a construção do conhecimento implicado em questões e problemas da realidade global ou local envolve estudo, reorganizações e desconstrução da imagem do professor como único detentor do conhecimento. Também indicou a necessidade de se investir em conhecimentos específicos de Matemática e de metodologias de ensino.Leading undergraduates to study curriculum themes and experience practices that break with the disciplinary and linear logic of the process of educating mathematically motivated the creation of an opportunity to place them in the process of authoring their learning. In this article, we analyze 39 integrative projects conceived from the survey of aspects of reality and social problems of the local reality where students and school are inserted, for which the undergraduates of a class of the Pedagogy course acted as authors. This is a documental analysis study, conducted with the aim of problematizing the curriculum development in Mathematics from integrative projects as a practice in the initial teacher education. The activity of preparing these projects led the undergraduates to consider that the construction of knowledge involved in issues and problems of global or local reality implies study, reorganization and deconstruction of the teacher's image as the sole holder of knowledge. It also indicated the need to invest in specific knowledge of Mathematics and teaching methodologies.2023-01-17T20:49:39Z2023-01-17T20:49:39Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJANUARIO, G. Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Boletim Online de Educação Matemática, v. 10, n. 19, p. 44-62, 2022. Disponível em: <https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21708>. Acesso em: 06 jul. 2022.2357-724Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15963https://doi.org/10.5965/2357724X10192022044O periódico BoEM permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/701>. Acesso em: 20 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessJanuario, Gilbertoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-01-17T20:49:41Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15963Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-01-17T20:49:41Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
Curriculum development in Mathematics from integrative projects : a study with teachers in initial training.
title Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
spellingShingle Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
Januario, Gilberto
Currículos de matemática
Integração curricular
Projeto integrador
Conhecimento profissional docente
title_short Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
title_full Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
title_fullStr Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
title_full_unstemmed Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
title_sort Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.
author Januario, Gilberto
author_facet Januario, Gilberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Januario, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos de matemática
Integração curricular
Projeto integrador
Conhecimento profissional docente
topic Currículos de matemática
Integração curricular
Projeto integrador
Conhecimento profissional docente
description Levar licenciandas a estudar temas do currículo e a experienciar práticas que rompessem com a lógica disciplinar e linear do processo de educar matematicamente motivou a criação de oportunidade para colocá-las no processo de autoria de suas aprendizagens. Neste artigo analisamos 39 projetos integradores concebidos a partir do levantamento de aspectos da realidade local e problemas socais de onde estudantes e escola estão inseridos, para os quais as licenciandas de uma turma do curso de Pedagogia atuaram como autoras. Trata-se de um estudo do tipo análise documental, conduzido pelo objetivo de problematizar o desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores como prática na formação inicial de professores. A atividade de elaborar esses projetos levou as licenciandas a considerar que a construção do conhecimento implicado em questões e problemas da realidade global ou local envolve estudo, reorganizações e desconstrução da imagem do professor como único detentor do conhecimento. Também indicou a necessidade de se investir em conhecimentos específicos de Matemática e de metodologias de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-17T20:49:39Z
2023-01-17T20:49:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JANUARIO, G. Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Boletim Online de Educação Matemática, v. 10, n. 19, p. 44-62, 2022. Disponível em: <https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21708>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2357-724X
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15963
https://doi.org/10.5965/2357724X10192022044
identifier_str_mv JANUARIO, G. Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Boletim Online de Educação Matemática, v. 10, n. 19, p. 44-62, 2022. Disponível em: <https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21708>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2357-724X
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15963
https://doi.org/10.5965/2357724X10192022044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002826227384320