Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646973 |
Resumo: | Este trabalho busca investigar a perspectiva de integração curricular em relação ao ensino de matemática, presente nos documentos curriculares atuais, particularmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Procuramos analisar de que maneira a proposta de integração se constrói a partir de diferentes vertentes, visando principalmente adequar o ensino às demandas atuais do mercado de trabalho. Além disso, analisamos as dificuldades de implementação desta integração almejada, diante da organização tradicional dos conteúdos curriculares ou do distanciamento de tais propostas em relação ao contexto escolar. No que se refere ao ensino de matemática, procuramos, através desta análise, evidenciar permanências e mudanças, assim como identificar tendências, de modo a caracterizar a dinâmica curricular presente nestes documentos. |
id |
UNICAMP-21_d4c409bb51f55c18b822191e0588e463 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646973 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionaisSentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionaisInterdisciplinaridadeCurrículoIntegração curricularEnsino de matemáticaInterdisciplinaridadeCurrículoIntegração curricularEnsino de matemáticaEste trabalho busca investigar a perspectiva de integração curricular em relação ao ensino de matemática, presente nos documentos curriculares atuais, particularmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Procuramos analisar de que maneira a proposta de integração se constrói a partir de diferentes vertentes, visando principalmente adequar o ensino às demandas atuais do mercado de trabalho. Além disso, analisamos as dificuldades de implementação desta integração almejada, diante da organização tradicional dos conteúdos curriculares ou do distanciamento de tais propostas em relação ao contexto escolar. No que se refere ao ensino de matemática, procuramos, através desta análise, evidenciar permanências e mudanças, assim como identificar tendências, de modo a caracterizar a dinâmica curricular presente nestes documentos.Este trabalho busca investigar a perspectiva de integração curricular em relação ao ensino de matemática, presente nos documentos curriculares atuais, particularmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Procuramos analisar de que maneira a proposta de integração se constrói a partir de diferentes vertentes, visando principalmente adequar o ensino às demandas atuais do mercado de trabalho. Além disso, analisamos as dificuldades de implementação desta integração almejada, diante da organização tradicional dos conteúdos curriculares ou do distanciamento de tais propostas em relação ao contexto escolar. No que se refere ao ensino de matemática, procuramos, através desta análise, evidenciar permanências e mudanças, assim como identificar tendências, de modo a caracterizar a dinâmica curricular presente nestes documentos.Universidade Estadual de Campinas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864697310.20396/zet.v12i22.8646973Zetetike; Vol. 12 No. 2 (2004): jul./dez. [22]; 71-88Zetetike; Vol. 12 Núm. 2 (2004): jul./dez. [22]; 71-88Zetetike; v. 12 n. 2 (2004): jul./dez. [22]; 71-882176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646973/13874Brasil; 2004Brasil; 2004Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Jane2023-10-27T12:06:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646973Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T12:06:54Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais |
title |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais |
spellingShingle |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais Bittencourt, Jane Interdisciplinaridade Currículo Integração curricular Ensino de matemática Interdisciplinaridade Currículo Integração curricular Ensino de matemática |
title_short |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais |
title_full |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais |
title_fullStr |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais |
title_full_unstemmed |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais |
title_sort |
Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais |
author |
Bittencourt, Jane |
author_facet |
Bittencourt, Jane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Currículo Integração curricular Ensino de matemática Interdisciplinaridade Currículo Integração curricular Ensino de matemática |
topic |
Interdisciplinaridade Currículo Integração curricular Ensino de matemática Interdisciplinaridade Currículo Integração curricular Ensino de matemática |
description |
Este trabalho busca investigar a perspectiva de integração curricular em relação ao ensino de matemática, presente nos documentos curriculares atuais, particularmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Procuramos analisar de que maneira a proposta de integração se constrói a partir de diferentes vertentes, visando principalmente adequar o ensino às demandas atuais do mercado de trabalho. Além disso, analisamos as dificuldades de implementação desta integração almejada, diante da organização tradicional dos conteúdos curriculares ou do distanciamento de tais propostas em relação ao contexto escolar. No que se refere ao ensino de matemática, procuramos, através desta análise, evidenciar permanências e mudanças, assim como identificar tendências, de modo a caracterizar a dinâmica curricular presente nestes documentos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646973 10.20396/zet.v12i22.8646973 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646973 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v12i22.8646973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646973/13874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2004 Brasil; 2004 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 12 No. 2 (2004): jul./dez. [22]; 71-88 Zetetike; Vol. 12 Núm. 2 (2004): jul./dez. [22]; 71-88 Zetetike; v. 12 n. 2 (2004): jul./dez. [22]; 71-88 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591624892416 |