A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinti, Douglas da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, José Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15893
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.724
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a potencialidade de projetos de extensão universitária na constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam Matemática. Para tanto, tomou-se como análise duas experiências vivenciadas em duas Instituições de Ensino Superior distintas. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo que considerou como instrumento de dados os relatórios elaborados pelos coordenadores dos projetos analisados. Para a análise, inicialmente, considerou-se a descrição das experiências para, então, refletir sobre os aspectos característicos do trabalho colaborativo que foram revelados. A análise se estruturou em três eixos, a saber: i) intencionalidade dos coordenadores dos projetos; ii) espaço, participação e dinâmica do grupo e iii) reciprocidade de aprendizagem. Os resultados apontam que a proposição de projetos de extensão universitária se revela como lócus potencial para a constituição de espaços colaborativos num movimento de ruptura com estruturas hierarquizadas na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, se faz necessário a ampliação e a divulgação da perspectiva colaborativa entre os formadores com vistas a mobilizá-los a assumirem esta postura epistemo-política em suas práticas.
id UFOP_484b89fd07915a2fdf64c1bc0657aeaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15893
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.University extension as a possibility of creating collaborative spaces for the training of Mathematics teachers.ColaboraçãoPráticas colaborativasO presente artigo tem por objetivo refletir sobre a potencialidade de projetos de extensão universitária na constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam Matemática. Para tanto, tomou-se como análise duas experiências vivenciadas em duas Instituições de Ensino Superior distintas. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo que considerou como instrumento de dados os relatórios elaborados pelos coordenadores dos projetos analisados. Para a análise, inicialmente, considerou-se a descrição das experiências para, então, refletir sobre os aspectos característicos do trabalho colaborativo que foram revelados. A análise se estruturou em três eixos, a saber: i) intencionalidade dos coordenadores dos projetos; ii) espaço, participação e dinâmica do grupo e iii) reciprocidade de aprendizagem. Os resultados apontam que a proposição de projetos de extensão universitária se revela como lócus potencial para a constituição de espaços colaborativos num movimento de ruptura com estruturas hierarquizadas na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, se faz necessário a ampliação e a divulgação da perspectiva colaborativa entre os formadores com vistas a mobilizá-los a assumirem esta postura epistemo-política em suas práticas.This article is intended to reflect on the potential of university extension projects in the establishment of collaborative spaces for the training of teachers who teach mathematics. To this end, two experiences lived in two different Higher Education Institutions were analyzed. It is a qualitative study, of the descriptive type, and considered as data instrument the reports prepared by the coordinators of the analyzed projects. For the analysis, the description of the experiences was initially considered to, then, reflect on the characteristic aspects of the collaborative work that were revealed. The analysis was structured in three axes, namely: i) intentionality of the project coordinators; ii) space, participation and group dynamics and iii) learning reciprocity. The results show that the proposition of university extension projects represents a potential locus for the constitution of collaborative spaces in a movement that breaks with the hierarchical structures in the training of Mathematics teachers. Therefore, it is necessary to expand and disseminate the collaborative perspective among the trainers in order to mobilize them to assume this epistemo-political stance in their practice.2022-12-12T21:16:26Z2022-12-12T21:16:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTINTI, D. da S.; SILVA, J. F. da. A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 14, p. 337-352, 2021. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/724#:~:text=Os%20resultados%20apontam%20que%20a,de%20professores%20que%20ensinam%20Matem%C3%A1tica.>. Acesso em: 06 jul. 2022.2526-2882http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15893https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.724O periódico Com a Palavra, o Professor permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1813>. Acesso em: 27 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessTinti, Douglas da SilvaSilva, José Fernandes daporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-12-12T21:16:34Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15893Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-12-12T21:16:34Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.
University extension as a possibility of creating collaborative spaces for the training of Mathematics teachers.
title A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.
spellingShingle A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.
Tinti, Douglas da Silva
Colaboração
Práticas colaborativas
title_short A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.
title_full A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.
title_fullStr A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.
title_full_unstemmed A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.
title_sort A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.
author Tinti, Douglas da Silva
author_facet Tinti, Douglas da Silva
Silva, José Fernandes da
author_role author
author2 Silva, José Fernandes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinti, Douglas da Silva
Silva, José Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração
Práticas colaborativas
topic Colaboração
Práticas colaborativas
description O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a potencialidade de projetos de extensão universitária na constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam Matemática. Para tanto, tomou-se como análise duas experiências vivenciadas em duas Instituições de Ensino Superior distintas. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo que considerou como instrumento de dados os relatórios elaborados pelos coordenadores dos projetos analisados. Para a análise, inicialmente, considerou-se a descrição das experiências para, então, refletir sobre os aspectos característicos do trabalho colaborativo que foram revelados. A análise se estruturou em três eixos, a saber: i) intencionalidade dos coordenadores dos projetos; ii) espaço, participação e dinâmica do grupo e iii) reciprocidade de aprendizagem. Os resultados apontam que a proposição de projetos de extensão universitária se revela como lócus potencial para a constituição de espaços colaborativos num movimento de ruptura com estruturas hierarquizadas na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, se faz necessário a ampliação e a divulgação da perspectiva colaborativa entre os formadores com vistas a mobilizá-los a assumirem esta postura epistemo-política em suas práticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-12-12T21:16:26Z
2022-12-12T21:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TINTI, D. da S.; SILVA, J. F. da. A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 14, p. 337-352, 2021. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/724#:~:text=Os%20resultados%20apontam%20que%20a,de%20professores%20que%20ensinam%20Matem%C3%A1tica.>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2526-2882
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15893
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.724
identifier_str_mv TINTI, D. da S.; SILVA, J. F. da. A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 14, p. 337-352, 2021. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/724#:~:text=Os%20resultados%20apontam%20que%20a,de%20professores%20que%20ensinam%20Matem%C3%A1tica.>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2526-2882
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15893
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002867093536768