O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Helena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Helena, Lomeo, Roselane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38359
Resumo: O artigo pretende dar conta do estudo realizado sobre o processo de colaboração presente em documentos vídeo disponibilizados online no YouTube e postados na plataforma educativa Edutopia cuja finalidade é a melhoria do processo de aprendizagem. Recorrendo ao modelo de Murphy (2004), procura identificar-se as etapas do processo de colaboração de uma comunidade, no que diz respeito à transformação do espaço físico de uma sala de aula, e compreender o nível de colaboração atingido. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, enquadra-se no paradigma descritivo-interpretativo e assume-se como um estudo de caso, tendo-se procedido a uma análise de conteúdo dos dados recolhidos com o apoio do software webQDA. Os resultados alcançados mostram o nível de colaboração atingido pela comunidade envolvida e evidenciam a importância da realização de estudos futuros que aprofundem a caraterização do contexto e dos participantes.
id RCAP_6ca981355ac20ce1f963ca1ba8cb4b98
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”Aprendizagem colaborativaColaboraçãoInteraçãoO artigo pretende dar conta do estudo realizado sobre o processo de colaboração presente em documentos vídeo disponibilizados online no YouTube e postados na plataforma educativa Edutopia cuja finalidade é a melhoria do processo de aprendizagem. Recorrendo ao modelo de Murphy (2004), procura identificar-se as etapas do processo de colaboração de uma comunidade, no que diz respeito à transformação do espaço físico de uma sala de aula, e compreender o nível de colaboração atingido. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, enquadra-se no paradigma descritivo-interpretativo e assume-se como um estudo de caso, tendo-se procedido a uma análise de conteúdo dos dados recolhidos com o apoio do software webQDA. Os resultados alcançados mostram o nível de colaboração atingido pela comunidade envolvida e evidenciam a importância da realização de estudos futuros que aprofundem a caraterização do contexto e dos participantes.The article in question presents the study conducted about the collaboration process seen in documentson videos, available online,on YouTube, and posted on the educational platform Edutopiawhose aim is the improvement of the apprenticeship process. Making use of the model of collaboration of Murphy(2004), we try to identify the different stages of the collaboration process of a community concerning the physical space of a classroom and we try to understand the levelof collaborationachieved. The nature of the chosen method is qualitative and fits into the descriptive-interpretative paradigm proclaiming itself as a study case, according to the contents analysis obtained with the support of the webQDA software. The achieved results show the level of collaborationattained by the aimed community and demonstrate the importance of future studies which will enable to go further into the characterization of the context and of the participants.Universidade de Aveiro2023-07-05T08:44:52Z2019-03-06T00:00:00Z2019-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38359por1647-730810.34624/ilcj.v7i2.664Figueiredo, HelenaTeixeira, HelenaLomeo, Roselaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:53Zoai:ria.ua.pt:10773/38359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:49.650090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”
title O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”
spellingShingle O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”
Figueiredo, Helena
Aprendizagem colaborativa
Colaboração
Interação
title_short O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”
title_full O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”
title_fullStr O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”
title_full_unstemmed O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”
title_sort O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”
author Figueiredo, Helena
author_facet Figueiredo, Helena
Teixeira, Helena
Lomeo, Roselane
author_role author
author2 Teixeira, Helena
Lomeo, Roselane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Helena
Teixeira, Helena
Lomeo, Roselane
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Colaboração
Interação
topic Aprendizagem colaborativa
Colaboração
Interação
description O artigo pretende dar conta do estudo realizado sobre o processo de colaboração presente em documentos vídeo disponibilizados online no YouTube e postados na plataforma educativa Edutopia cuja finalidade é a melhoria do processo de aprendizagem. Recorrendo ao modelo de Murphy (2004), procura identificar-se as etapas do processo de colaboração de uma comunidade, no que diz respeito à transformação do espaço físico de uma sala de aula, e compreender o nível de colaboração atingido. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, enquadra-se no paradigma descritivo-interpretativo e assume-se como um estudo de caso, tendo-se procedido a uma análise de conteúdo dos dados recolhidos com o apoio do software webQDA. Os resultados alcançados mostram o nível de colaboração atingido pela comunidade envolvida e evidenciam a importância da realização de estudos futuros que aprofundem a caraterização do contexto e dos participantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-06T00:00:00Z
2019-03-06
2023-07-05T08:44:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38359
url http://hdl.handle.net/10773/38359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v7i2.664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137740318572544