Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Isabela Matias dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Marli Regina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17174
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12967
Resumo: Este artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção, no qual foi realizada ruma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.
id UFOP_49bccd82eb5c7b9063de199c24e0dda4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17174
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.Dynamic geometry and mobile learning um conics teaching : discussing the parable.Aprendizado móvelCelularEste artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção, no qual foi realizada ruma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.This article presents a study that investigates the insertion of smartphones in Analytical Geometry classes in teaching conics learning, with the objective of possibilities of limits of this insertion. A theoretical reflection on the use of technologies was carried out, focusing on the possibilities of Dynamic Geometry in a Mobile Learning perspective. Construction and investigation activities of the conics were elaborated and developed with the students using their definitions, using the GeoGebra application for cell phones, which informs that each student investigates the construction he / she performed on his / her own device, being able to retake or compare it to those of colleagues. In the midst of the adversities encountered, the planning and carrying out of didactic activities paving the way for a dialogical teaching, allowing the involvement of students not only as observers, but as requirements of their own constructions.2023-08-15T19:36:41Z2023-08-15T19:36:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANJOS, I. M. dos; SANTOS, M. R. dos. Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas: discutindo a parábola. Revista Tangram, v. 5, n. 1, jan./mar. 2022. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967>. Acesso em: 06 jul. 2023.2595-0967http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17174https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12967Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Isabela Matias dosSantos, Marli Regina dosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-15T19:36:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17174Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-15T19:36:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
Dynamic geometry and mobile learning um conics teaching : discussing the parable.
title Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
spellingShingle Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
Anjos, Isabela Matias dos
Aprendizado móvel
Celular
title_short Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
title_full Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
title_fullStr Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
title_full_unstemmed Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
title_sort Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.
author Anjos, Isabela Matias dos
author_facet Anjos, Isabela Matias dos
Santos, Marli Regina dos
author_role author
author2 Santos, Marli Regina dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Isabela Matias dos
Santos, Marli Regina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado móvel
Celular
topic Aprendizado móvel
Celular
description Este artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção, no qual foi realizada ruma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-15T19:36:41Z
2023-08-15T19:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANJOS, I. M. dos; SANTOS, M. R. dos. Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas: discutindo a parábola. Revista Tangram, v. 5, n. 1, jan./mar. 2022. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2595-0967
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17174
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12967
identifier_str_mv ANJOS, I. M. dos; SANTOS, M. R. dos. Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas: discutindo a parábola. Revista Tangram, v. 5, n. 1, jan./mar. 2022. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12967>. Acesso em: 06 jul. 2023.
2595-0967
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17174
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002868253261824