Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Éder Conceição da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16491
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_4b1376e29d6bb6e6ffedf0c43200f32a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16491
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.Física moderna - estudo e ensinoÓptica geométricaAprendizagemPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Em teoria, o processo de Ensino das Ciências da Natureza consiste em um conjunto de métodos destinados à disseminação de determinado conteúdo. Em geral, são apresentadas na literatura diversas perspectivas acerca dos caminhos que podem ser escolhidos como base teórica. Contudo, quando inseridos em sala de aula, os conteúdos abordados pouco dialogam com o cotidiano do estudante, e no caso da Física, a representatividade dos fenômenos fica a cargo das equações matemáticas. Nesse sentido, no intuito de propiciar um maior entendimento e compreensão de mundo ao qual os estudantes estão inseridos, além de contribuir com a prática do docente, desenvolveu-se uma sequência didática com abordagem nos conceitos da Óptica Geométrica e da Física Moderna. Os resultados obtidos das gravações e dos registros escritos foram analisados sob a visão da Teoria Sociointeracionista de Vygotsky dada pela interação entre professor e aluno e entre os parceiros mais experientes. Ao se analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, percebeu-se vários momentos da mediação como mecanismo da promoção da interação entre professor-aluno ou entre aluno-aluno. Isso demonstra que o processo de aprendizagem começa no ambiente ao qual o estudante está imerso, e na escola que a bagagem do conhecimento trazida por ele é trabalhada com o propósito de conferir uma nova interpretação a esse conhecimentoIn theory, the Natural Science Teaching process consists of a set of methods aimed at the dissemination of certain content. In general, different perspectives are presented in the literature about the paths that can be chosen as a theoretical basis. However, when inserted in the classroom, the contents approached have little dialogue with the student's daily life, and in the case of Physics, the representativeness of the phenomena is in charge of the mathematical equations. In this sense, in order to provide a greater understanding and understanding of the world in which students are inserted, in addition to contributing to the teaching practice, a didactic sequence was developed with an approach to the concepts of Geometric Optics and Modern Physics. The results obtained from the recordings and written records were analyzed from the point of view of Vygotsky's Sociointeractionist Theory given by the interaction between teacher and student and between more experienced partners. When analyzing the students' discussions in the classroom, several moments of mediation were perceived as a mechanism for promoting interaction between teacher-student or between student-student. This demonstrates that the learning process begins in the environment in which the student is immersed, and in the school that the baggage of knowledge brought by him is worked on with the purpose of giving a new interpretation to this knowledge.Travain, Silmar AntonioKondarzewski, Isabel Cristina de CastroCarvalho, Edson José deTravain, Silmar AntonioSilva, Éder Conceição da2023-04-25T14:07:00Z2023-04-25T14:07:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Éder Conceição da. Proposta de sequência didática: aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16491http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 14/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-04-25T14:07:10Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16491Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-04-25T14:07:10Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
title Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
spellingShingle Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
Silva, Éder Conceição da
Física moderna - estudo e ensino
Óptica geométrica
Aprendizagem
title_short Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
title_full Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
title_fullStr Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
title_sort Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
author Silva, Éder Conceição da
author_facet Silva, Éder Conceição da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Travain, Silmar Antonio
Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro
Carvalho, Edson José de
Travain, Silmar Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Éder Conceição da
dc.subject.por.fl_str_mv Física moderna - estudo e ensino
Óptica geométrica
Aprendizagem
topic Física moderna - estudo e ensino
Óptica geométrica
Aprendizagem
description Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-25T14:07:00Z
2023-04-25T14:07:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Éder Conceição da. Proposta de sequência didática: aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16491
identifier_str_mv SILVA, Éder Conceição da. Proposta de sequência didática: aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002851383771136