Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marilene Andrade Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: França, George, Ramos, Leila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7215
Resumo: O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA atualmente é o maior projeto de inclusão digital na escola pública brasileira que utiliza o laptop educacional conectado. Em 2010, ele entrou em sua fase 2, denominada Piloto, e está presente em 300 escolas públicas. Este trabalho apresenta alguns resultados do curso de formação para o uso do laptop educacional conectado, que vem sendo realizado pelos professores e gestores das escolas do Estado do Tocantins. Para isso, ele discute as tecnologias no currículo e a importância das mesmas nas atividades docentes, apresenta um breve histórico do Um Computador por Aluno - UCA, faz uma análise parcial dos impactos gerados no processo de formação nesta etapa inicial.
id UFOP_4c2b84f282f30395af1aea28bb6e6a7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7215
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.TecnologiaLaptop conectadoTechnologyTrainingConnected laptopO Programa Um Computador por Aluno – PROUCA atualmente é o maior projeto de inclusão digital na escola pública brasileira que utiliza o laptop educacional conectado. Em 2010, ele entrou em sua fase 2, denominada Piloto, e está presente em 300 escolas públicas. Este trabalho apresenta alguns resultados do curso de formação para o uso do laptop educacional conectado, que vem sendo realizado pelos professores e gestores das escolas do Estado do Tocantins. Para isso, ele discute as tecnologias no currículo e a importância das mesmas nas atividades docentes, apresenta um breve histórico do Um Computador por Aluno - UCA, faz uma análise parcial dos impactos gerados no processo de formação nesta etapa inicial.The One Computer per Student - PROUCA is currently the largest digital inclusion project in the Brazilian public school education that uses the laptop connected. In 2010, he entered its second phase, called Pilot, and is present in 300 public schools. This paper presents some results of the training course to use the laptop connected toeducation, being done by teachers and school managers in the state of Tocantins. For this, he discusses the technologies in the curriculum and their importance in teaching activities, presents a brief history of the One Computer per Student - UCA, is a partial analysis of the impacts in the training process at this early stage.2017-02-02T16:15:45Z2017-02-02T16:15:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, M. A. F.; FRANÇA, G.; RAMOS, L. Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins. InterScience Place, v. 1, n. 21, p. 126-196, 2012. Disponível em: <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/205/203>. Acesso em: 02 fev. 2017.1679-9844http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7215Os trabalhos publicados no periódico InterScience Place está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: InterScience Place <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 22 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Marilene Andrade FerreiraFrança, GeorgeRamos, Leilaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-10-22T15:25:10Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7215Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-22T15:25:10Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.
title Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.
spellingShingle Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.
Borges, Marilene Andrade Ferreira
Tecnologia
Laptop conectado
Technology
Training
Connected laptop
title_short Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.
title_full Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.
title_fullStr Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.
title_full_unstemmed Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.
title_sort Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins.
author Borges, Marilene Andrade Ferreira
author_facet Borges, Marilene Andrade Ferreira
França, George
Ramos, Leila
author_role author
author2 França, George
Ramos, Leila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marilene Andrade Ferreira
França, George
Ramos, Leila
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Laptop conectado
Technology
Training
Connected laptop
topic Tecnologia
Laptop conectado
Technology
Training
Connected laptop
description O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA atualmente é o maior projeto de inclusão digital na escola pública brasileira que utiliza o laptop educacional conectado. Em 2010, ele entrou em sua fase 2, denominada Piloto, e está presente em 300 escolas públicas. Este trabalho apresenta alguns resultados do curso de formação para o uso do laptop educacional conectado, que vem sendo realizado pelos professores e gestores das escolas do Estado do Tocantins. Para isso, ele discute as tecnologias no currículo e a importância das mesmas nas atividades docentes, apresenta um breve histórico do Um Computador por Aluno - UCA, faz uma análise parcial dos impactos gerados no processo de formação nesta etapa inicial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-02-02T16:15:45Z
2017-02-02T16:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, M. A. F.; FRANÇA, G.; RAMOS, L. Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins. InterScience Place, v. 1, n. 21, p. 126-196, 2012. Disponível em: <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/205/203>. Acesso em: 02 fev. 2017.
1679-9844
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7215
identifier_str_mv BORGES, M. A. F.; FRANÇA, G.; RAMOS, L. Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins. InterScience Place, v. 1, n. 21, p. 126-196, 2012. Disponível em: <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/205/203>. Acesso em: 02 fev. 2017.
1679-9844
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002864741580800