Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906 https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar a epistemologia da prática profissional de uma professora que ensina Matemática, ou seja, a investigação pretende desvelar um conjunto de saberes mobilizados por ela em sua prática pedagógica. Para isso, optamos por focar em estratégias utilizadas pela professora na sala de aula, no que se refere à gestão da matéria. Maria, nome fictício da participante, leciona para estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais. As fontes dos dados que sustentaram a pesquisa foram: entrevistas realizadas com a professora, observação de aulas e questionário respondido pelos alunos. A partir dessas fontes, foi possível evidenciar um conjunto de saberes mobilizados por Maria na sua ação pedagógica. São exemplos: os saberes construídos na interação com os pares, os saberes do afeto na relação professor-aluno e os saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Os resultados explicitaram aspectos da ação pedagógica da professora em relação à gestão da classe e à gestão da matéria, discutindo alguns elementos, como a revisão de conteúdos, os embelezamentos motivacionais, o trabalho colaborativo e a autonomia. |
id |
UFOP_4c4d07f256f901bd07381169ce66a896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/15906 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.Management of the subject of a teacher who teaches mathematics : knowledge mobilized in practice.Epistemologia da prática profissionalEnsino de MatemáticaEste artigo tem como objetivo investigar a epistemologia da prática profissional de uma professora que ensina Matemática, ou seja, a investigação pretende desvelar um conjunto de saberes mobilizados por ela em sua prática pedagógica. Para isso, optamos por focar em estratégias utilizadas pela professora na sala de aula, no que se refere à gestão da matéria. Maria, nome fictício da participante, leciona para estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais. As fontes dos dados que sustentaram a pesquisa foram: entrevistas realizadas com a professora, observação de aulas e questionário respondido pelos alunos. A partir dessas fontes, foi possível evidenciar um conjunto de saberes mobilizados por Maria na sua ação pedagógica. São exemplos: os saberes construídos na interação com os pares, os saberes do afeto na relação professor-aluno e os saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Os resultados explicitaram aspectos da ação pedagógica da professora em relação à gestão da classe e à gestão da matéria, discutindo alguns elementos, como a revisão de conteúdos, os embelezamentos motivacionais, o trabalho colaborativo e a autonomia.This article aims to investigate the epistemology of the professional practice of a successful teacher who teaches mathematics, that is, the investigation intends to unveil a set of knowledge mobilized by this teacher in her pedagogical practice. For this, we chose to focus on strategies used by the teacher in the classroom with regard to the management of the subject. The teacher, a research participant, teaches mathematics to elementary school students in a public school located in the interior of Minas Gerais. The sources of data that support the research were: interviews with the teacher, observation of classes and a questionnaire answered by the students. From these sources it was possible to evidence a set of knowledge mobilized by the teacher in her pedagogical action, such as, for example, the knowledge constructed in the interaction with peers, the knowledge of affection in the teacher-student relationship and the knowledge of initial, continuing and connection with the globalized world. The results made explicit aspects of the teacher's pedagogical action in relation to class management and subject management, discussing some elements such as content review, motivational embellishments, collaborative work and autonomy.2022-12-14T21:42:31Z2022-12-14T21:42:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, R. S.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. Gestão da matéria de uma professora de matemática: saberes mobilizados na prática. Revista Reamec, v. 9, n. 2, artigo e21054-21, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739>. Acesso em: 06 jul. 2022.2318-6674http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Rodrigo SilvaTorisu, Edmilson MinoruBosco, Cláudia Starlingporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-12-14T21:42:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-12-14T21:42:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática. Management of the subject of a teacher who teaches mathematics : knowledge mobilized in practice. |
title |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática. |
spellingShingle |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática. Mendes, Rodrigo Silva Epistemologia da prática profissional Ensino de Matemática |
title_short |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática. |
title_full |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática. |
title_fullStr |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática. |
title_full_unstemmed |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática. |
title_sort |
Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática. |
author |
Mendes, Rodrigo Silva |
author_facet |
Mendes, Rodrigo Silva Torisu, Edmilson Minoru Bosco, Cláudia Starling |
author_role |
author |
author2 |
Torisu, Edmilson Minoru Bosco, Cláudia Starling |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Rodrigo Silva Torisu, Edmilson Minoru Bosco, Cláudia Starling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia da prática profissional Ensino de Matemática |
topic |
Epistemologia da prática profissional Ensino de Matemática |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar a epistemologia da prática profissional de uma professora que ensina Matemática, ou seja, a investigação pretende desvelar um conjunto de saberes mobilizados por ela em sua prática pedagógica. Para isso, optamos por focar em estratégias utilizadas pela professora na sala de aula, no que se refere à gestão da matéria. Maria, nome fictício da participante, leciona para estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais. As fontes dos dados que sustentaram a pesquisa foram: entrevistas realizadas com a professora, observação de aulas e questionário respondido pelos alunos. A partir dessas fontes, foi possível evidenciar um conjunto de saberes mobilizados por Maria na sua ação pedagógica. São exemplos: os saberes construídos na interação com os pares, os saberes do afeto na relação professor-aluno e os saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Os resultados explicitaram aspectos da ação pedagógica da professora em relação à gestão da classe e à gestão da matéria, discutindo alguns elementos, como a revisão de conteúdos, os embelezamentos motivacionais, o trabalho colaborativo e a autonomia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-12-14T21:42:31Z 2022-12-14T21:42:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, R. S.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. Gestão da matéria de uma professora de matemática: saberes mobilizados na prática. Revista Reamec, v. 9, n. 2, artigo e21054-21, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739>. Acesso em: 06 jul. 2022. 2318-6674 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906 https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739 |
identifier_str_mv |
MENDES, R. S.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. Gestão da matéria de uma professora de matemática: saberes mobilizados na prática. Revista Reamec, v. 9, n. 2, artigo e21054-21, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739>. Acesso em: 06 jul. 2022. 2318-6674 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906 https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002824658714624 |