Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rodrigo Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Torisu, Edmilson Minoru, Bosco, Cláudia Starling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a epistemologia da prática profissional de uma professora que ensina Matemática, ou seja, a investigação pretende desvelar um conjunto de saberes mobilizados por ela em sua prática pedagógica. Para isso, optamos por focar em estratégias utilizadas pela professora na sala de aula, no que se refere à gestão da matéria. Maria, nome fictício da participante, leciona para estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais. As fontes dos dados que sustentaram a pesquisa foram: entrevistas realizadas com a professora, observação de aulas e questionário respondido pelos alunos. A partir dessas fontes, foi possível evidenciar um conjunto de saberes mobilizados por Maria na sua ação pedagógica. São exemplos: os saberes construídos na interação com os pares, os saberes do afeto na relação professor-aluno e os saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Os resultados explicitaram aspectos da ação pedagógica da professora em relação à gestão da classe e à gestão da matéria, discutindo alguns elementos, como a revisão de conteúdos, os embelezamentos motivacionais, o trabalho colaborativo e a autonomia.
id UFOP_4c4d07f256f901bd07381169ce66a896
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15906
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.Management of the subject of a teacher who teaches mathematics : knowledge mobilized in practice.Epistemologia da prática profissionalEnsino de MatemáticaEste artigo tem como objetivo investigar a epistemologia da prática profissional de uma professora que ensina Matemática, ou seja, a investigação pretende desvelar um conjunto de saberes mobilizados por ela em sua prática pedagógica. Para isso, optamos por focar em estratégias utilizadas pela professora na sala de aula, no que se refere à gestão da matéria. Maria, nome fictício da participante, leciona para estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais. As fontes dos dados que sustentaram a pesquisa foram: entrevistas realizadas com a professora, observação de aulas e questionário respondido pelos alunos. A partir dessas fontes, foi possível evidenciar um conjunto de saberes mobilizados por Maria na sua ação pedagógica. São exemplos: os saberes construídos na interação com os pares, os saberes do afeto na relação professor-aluno e os saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Os resultados explicitaram aspectos da ação pedagógica da professora em relação à gestão da classe e à gestão da matéria, discutindo alguns elementos, como a revisão de conteúdos, os embelezamentos motivacionais, o trabalho colaborativo e a autonomia.This article aims to investigate the epistemology of the professional practice of a successful teacher who teaches mathematics, that is, the investigation intends to unveil a set of knowledge mobilized by this teacher in her pedagogical practice. For this, we chose to focus on strategies used by the teacher in the classroom with regard to the management of the subject. The teacher, a research participant, teaches mathematics to elementary school students in a public school located in the interior of Minas Gerais. The sources of data that support the research were: interviews with the teacher, observation of classes and a questionnaire answered by the students. From these sources it was possible to evidence a set of knowledge mobilized by the teacher in her pedagogical action, such as, for example, the knowledge constructed in the interaction with peers, the knowledge of affection in the teacher-student relationship and the knowledge of initial, continuing and connection with the globalized world. The results made explicit aspects of the teacher's pedagogical action in relation to class management and subject management, discussing some elements such as content review, motivational embellishments, collaborative work and autonomy.2022-12-14T21:42:31Z2022-12-14T21:42:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, R. S.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. Gestão da matéria de uma professora de matemática: saberes mobilizados na prática. Revista Reamec, v. 9, n. 2, artigo e21054-21, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739>. Acesso em: 06 jul. 2022.2318-6674http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Rodrigo SilvaTorisu, Edmilson MinoruBosco, Cláudia Starlingporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-12-14T21:42:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-12-14T21:42:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
Management of the subject of a teacher who teaches mathematics : knowledge mobilized in practice.
title Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
spellingShingle Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
Mendes, Rodrigo Silva
Epistemologia da prática profissional
Ensino de Matemática
title_short Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
title_full Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
title_fullStr Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
title_full_unstemmed Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
title_sort Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
author Mendes, Rodrigo Silva
author_facet Mendes, Rodrigo Silva
Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Cláudia Starling
author_role author
author2 Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Cláudia Starling
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rodrigo Silva
Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Cláudia Starling
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia da prática profissional
Ensino de Matemática
topic Epistemologia da prática profissional
Ensino de Matemática
description Este artigo tem como objetivo investigar a epistemologia da prática profissional de uma professora que ensina Matemática, ou seja, a investigação pretende desvelar um conjunto de saberes mobilizados por ela em sua prática pedagógica. Para isso, optamos por focar em estratégias utilizadas pela professora na sala de aula, no que se refere à gestão da matéria. Maria, nome fictício da participante, leciona para estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais. As fontes dos dados que sustentaram a pesquisa foram: entrevistas realizadas com a professora, observação de aulas e questionário respondido pelos alunos. A partir dessas fontes, foi possível evidenciar um conjunto de saberes mobilizados por Maria na sua ação pedagógica. São exemplos: os saberes construídos na interação com os pares, os saberes do afeto na relação professor-aluno e os saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Os resultados explicitaram aspectos da ação pedagógica da professora em relação à gestão da classe e à gestão da matéria, discutindo alguns elementos, como a revisão de conteúdos, os embelezamentos motivacionais, o trabalho colaborativo e a autonomia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-12-14T21:42:31Z
2022-12-14T21:42:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, R. S.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. Gestão da matéria de uma professora de matemática: saberes mobilizados na prática. Revista Reamec, v. 9, n. 2, artigo e21054-21, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2318-6674
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739
identifier_str_mv MENDES, R. S.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. Gestão da matéria de uma professora de matemática: saberes mobilizados na prática. Revista Reamec, v. 9, n. 2, artigo e21054-21, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2318-6674
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002824658714624