As dimensões epistemológicas do saber matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria José Costa dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Matos, Fernanda Cíntia Costa, Magalhães, Elisângela Bezerra
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47974
Resumo: Este livro tem o propósito de promover ações voltadas, sobretudo, para provocar novas discussões e reflexões, sobre as dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Organizado por professores, para estudantes e professores é constituído por uma recolha de vários artigos, começando pela Função da Epistemologia na Formação de Professores de Matemática da Escola Secundária, do professor Bruno D' Amore, passando por Reflexões sobre a Formação Epistemológica no Ensino Superior dos Professores de Matemática, de Femanda Cíntia Costa Matos e Daniel Brandão Menezes e, das Reflexões Dedutiva e Epistemológica sobre a Formação Matemática para o Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fechando um ciclo. Outros artigos exemplificam e discutem as experiências didáticas ocorridas em salas de aulas, ampliando nosso olhar sobre questões contemporâneas postas pelo intenso diálogo entre os autores. Eles por certo permitirão compreender as continuidades do pensamento crítico. Parafraseando Pedro Roberto Pontes Santos, em seu livro, somos professores e nosso objeto de trabalho é o conhecimento. Mas o que é o conhecimento? O que é conhecer? Como é que nós conhecemos? Não existem respostas fáceis para essas questões, e este livro para qual o tenho a honra de prefaciá-Io aponta caminhos e reinventa soluções. Os tempos que correm nos textos organizados por Maria José Costa dos Santos, Fernanda Cíntia Costa Matos e Elisângela Bezerra Magalhães sugerem que estamos apenas começando, mas ainda estamos bem longe do fim. Todo trabalho acadêmico é essencialmente coletivo e uma das qualidades da obra encontra-se no fato de permitir entrar rapidamente nas diferentes problemáticas do domínio, escolher os diferentes quadros teóricos que foram desenvolvidos pelos autores, e conhecer um consequente conjunto de resultados que a obra oferece num vasto campo. Colocado à disposição dos professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, este livro sobre as dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem de práticas docentes dos professores de matemática, decorrentes das experiências e do trabalho desenvolvido por eles, certamente fornecerá subsídios necessários para ajudá-los a analisar as práticas cotidianas nas aulas e, sobretudo facilitar a construção de novas maneiras de ensinar considerando a linha metodológica das atividades realizadas com os estudantes de vários cursos, buscando construir pontes para os novos desafios que se configuram no atual cenário da educação: dinâmico, transformador e criativo. É uma alegria imensa compartilhar com professores, amigos e estudantes o conhecimento construído nas várias atividades realizadas com os estudantes e com os nossos colegas, que estão presentes em cada reflexão, em cada debate, de modo permanente e que marcaram toda trajetória do caminho dessa obra, da longa jornada de nos tomarmos professores melhores. Se avaliarmos o nosso próprio crescimento pedagógico advindo do desafio diário de ser professor, simplesmente, assim como vários professores presentes nas escolas poderão avaliar do mesmo modo a qualidade do trabalho desenvolvido na comunidade educacional. É muito grato para nós, participar desse livro e colocar a disposição de vocês o conteúdo desta obra com a esperança de que o mesmo contribua para enriquecer o trabalho coletivo que realizam e despertar em vocês o desejo e a vontade de buscar, de inovar, de criar e, sobretudo, de seguir buscando cada vez mais, pois, somente assim estaremos preparados para contribuir de modo pleno e satisfatório no desenvolvimento dos nossos alunos, últimos destinatários de todos os nossos esforços.
id UFC-7_5595ff30e76e1600b27981e45cdd7c55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47974
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As dimensões epistemológicas do saber matemáticoEducaçãoEnsino de matemáticaEpistemologiaMatemática - Estudo e ensinoEste livro tem o propósito de promover ações voltadas, sobretudo, para provocar novas discussões e reflexões, sobre as dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Organizado por professores, para estudantes e professores é constituído por uma recolha de vários artigos, começando pela Função da Epistemologia na Formação de Professores de Matemática da Escola Secundária, do professor Bruno D' Amore, passando por Reflexões sobre a Formação Epistemológica no Ensino Superior dos Professores de Matemática, de Femanda Cíntia Costa Matos e Daniel Brandão Menezes e, das Reflexões Dedutiva e Epistemológica sobre a Formação Matemática para o Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fechando um ciclo. Outros artigos exemplificam e discutem as experiências didáticas ocorridas em salas de aulas, ampliando nosso olhar sobre questões contemporâneas postas pelo intenso diálogo entre os autores. Eles por certo permitirão compreender as continuidades do pensamento crítico. Parafraseando Pedro Roberto Pontes Santos, em seu livro, somos professores e nosso objeto de trabalho é o conhecimento. Mas o que é o conhecimento? O que é conhecer? Como é que nós conhecemos? Não existem respostas fáceis para essas questões, e este livro para qual o tenho a honra de prefaciá-Io aponta caminhos e reinventa soluções. Os tempos que correm nos textos organizados por Maria José Costa dos Santos, Fernanda Cíntia Costa Matos e Elisângela Bezerra Magalhães sugerem que estamos apenas começando, mas ainda estamos bem longe do fim. Todo trabalho acadêmico é essencialmente coletivo e uma das qualidades da obra encontra-se no fato de permitir entrar rapidamente nas diferentes problemáticas do domínio, escolher os diferentes quadros teóricos que foram desenvolvidos pelos autores, e conhecer um consequente conjunto de resultados que a obra oferece num vasto campo. Colocado à disposição dos professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, este livro sobre as dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem de práticas docentes dos professores de matemática, decorrentes das experiências e do trabalho desenvolvido por eles, certamente fornecerá subsídios necessários para ajudá-los a analisar as práticas cotidianas nas aulas e, sobretudo facilitar a construção de novas maneiras de ensinar considerando a linha metodológica das atividades realizadas com os estudantes de vários cursos, buscando construir pontes para os novos desafios que se configuram no atual cenário da educação: dinâmico, transformador e criativo. É uma alegria imensa compartilhar com professores, amigos e estudantes o conhecimento construído nas várias atividades realizadas com os estudantes e com os nossos colegas, que estão presentes em cada reflexão, em cada debate, de modo permanente e que marcaram toda trajetória do caminho dessa obra, da longa jornada de nos tomarmos professores melhores. Se avaliarmos o nosso próprio crescimento pedagógico advindo do desafio diário de ser professor, simplesmente, assim como vários professores presentes nas escolas poderão avaliar do mesmo modo a qualidade do trabalho desenvolvido na comunidade educacional. É muito grato para nós, participar desse livro e colocar a disposição de vocês o conteúdo desta obra com a esperança de que o mesmo contribua para enriquecer o trabalho coletivo que realizam e despertar em vocês o desejo e a vontade de buscar, de inovar, de criar e, sobretudo, de seguir buscando cada vez mais, pois, somente assim estaremos preparados para contribuir de modo pleno e satisfatório no desenvolvimento dos nossos alunos, últimos destinatários de todos os nossos esforços.Editora CRV2019-11-27T15:00:48Z2019-11-27T15:00:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. 183 p.978-85-444-0989-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47974Santos, Maria José Costa dosMatos, Fernanda Cíntia CostaMagalhães, Elisângela Bezerraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T15:00:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47974Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:36.133145Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões epistemológicas do saber matemático
title As dimensões epistemológicas do saber matemático
spellingShingle As dimensões epistemológicas do saber matemático
Santos, Maria José Costa dos
Educação
Ensino de matemática
Epistemologia
Matemática - Estudo e ensino
title_short As dimensões epistemológicas do saber matemático
title_full As dimensões epistemológicas do saber matemático
title_fullStr As dimensões epistemológicas do saber matemático
title_full_unstemmed As dimensões epistemológicas do saber matemático
title_sort As dimensões epistemológicas do saber matemático
author Santos, Maria José Costa dos
author_facet Santos, Maria José Costa dos
Matos, Fernanda Cíntia Costa
Magalhães, Elisângela Bezerra
author_role author
author2 Matos, Fernanda Cíntia Costa
Magalhães, Elisângela Bezerra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria José Costa dos
Matos, Fernanda Cíntia Costa
Magalhães, Elisângela Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de matemática
Epistemologia
Matemática - Estudo e ensino
topic Educação
Ensino de matemática
Epistemologia
Matemática - Estudo e ensino
description Este livro tem o propósito de promover ações voltadas, sobretudo, para provocar novas discussões e reflexões, sobre as dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Organizado por professores, para estudantes e professores é constituído por uma recolha de vários artigos, começando pela Função da Epistemologia na Formação de Professores de Matemática da Escola Secundária, do professor Bruno D' Amore, passando por Reflexões sobre a Formação Epistemológica no Ensino Superior dos Professores de Matemática, de Femanda Cíntia Costa Matos e Daniel Brandão Menezes e, das Reflexões Dedutiva e Epistemológica sobre a Formação Matemática para o Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fechando um ciclo. Outros artigos exemplificam e discutem as experiências didáticas ocorridas em salas de aulas, ampliando nosso olhar sobre questões contemporâneas postas pelo intenso diálogo entre os autores. Eles por certo permitirão compreender as continuidades do pensamento crítico. Parafraseando Pedro Roberto Pontes Santos, em seu livro, somos professores e nosso objeto de trabalho é o conhecimento. Mas o que é o conhecimento? O que é conhecer? Como é que nós conhecemos? Não existem respostas fáceis para essas questões, e este livro para qual o tenho a honra de prefaciá-Io aponta caminhos e reinventa soluções. Os tempos que correm nos textos organizados por Maria José Costa dos Santos, Fernanda Cíntia Costa Matos e Elisângela Bezerra Magalhães sugerem que estamos apenas começando, mas ainda estamos bem longe do fim. Todo trabalho acadêmico é essencialmente coletivo e uma das qualidades da obra encontra-se no fato de permitir entrar rapidamente nas diferentes problemáticas do domínio, escolher os diferentes quadros teóricos que foram desenvolvidos pelos autores, e conhecer um consequente conjunto de resultados que a obra oferece num vasto campo. Colocado à disposição dos professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, este livro sobre as dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem de práticas docentes dos professores de matemática, decorrentes das experiências e do trabalho desenvolvido por eles, certamente fornecerá subsídios necessários para ajudá-los a analisar as práticas cotidianas nas aulas e, sobretudo facilitar a construção de novas maneiras de ensinar considerando a linha metodológica das atividades realizadas com os estudantes de vários cursos, buscando construir pontes para os novos desafios que se configuram no atual cenário da educação: dinâmico, transformador e criativo. É uma alegria imensa compartilhar com professores, amigos e estudantes o conhecimento construído nas várias atividades realizadas com os estudantes e com os nossos colegas, que estão presentes em cada reflexão, em cada debate, de modo permanente e que marcaram toda trajetória do caminho dessa obra, da longa jornada de nos tomarmos professores melhores. Se avaliarmos o nosso próprio crescimento pedagógico advindo do desafio diário de ser professor, simplesmente, assim como vários professores presentes nas escolas poderão avaliar do mesmo modo a qualidade do trabalho desenvolvido na comunidade educacional. É muito grato para nós, participar desse livro e colocar a disposição de vocês o conteúdo desta obra com a esperança de que o mesmo contribua para enriquecer o trabalho coletivo que realizam e despertar em vocês o desejo e a vontade de buscar, de inovar, de criar e, sobretudo, de seguir buscando cada vez mais, pois, somente assim estaremos preparados para contribuir de modo pleno e satisfatório no desenvolvimento dos nossos alunos, últimos destinatários de todos os nossos esforços.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-27T15:00:48Z
2019-11-27T15:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. 183 p.
978-85-444-0989-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47974
identifier_str_mv SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. 183 p.
978-85-444-0989-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CRV
publisher.none.fl_str_mv Editora CRV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028902526779392