Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178 https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056 |
Resumo: | Incentivar meninas e mulheres para as áreas de STEM é de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, crescimento econômico e inclusão social. O presente estudo investiga o contato de docentes e discentes com as áreas de STEM e como a divulgação científica pode despertar o interesse das meninas e jovens para estas áreas. Realizou-se uma entrevista com docentes e discentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 10 escolas públicas em Minas Gerais. A família foi o principal modelo de influência determinante para a escolha de formação dos docentes. Entre os discentes, 56% são incentivados e motivados por seus professores de áreas de STEM para seguir essas áreas. O conhecimento e o contato dos estudantes com as áreas de STEM requerem atenção, pois 63% informou não se sentir motivado a seguir carreira e 72,6% não participou de atividades de divulgação científica em suas escolas. |
id |
UFOP_4ef4b8e0aef814a2a28cf75af8f250ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/19178 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).Scientific divulgation to motivate the participation of girls and women in STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) areasMeninas e mulheres em STEMCiênciaÁreas tecnológicasDivulgação científicaGirls and women in STEMIncentivar meninas e mulheres para as áreas de STEM é de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, crescimento econômico e inclusão social. O presente estudo investiga o contato de docentes e discentes com as áreas de STEM e como a divulgação científica pode despertar o interesse das meninas e jovens para estas áreas. Realizou-se uma entrevista com docentes e discentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 10 escolas públicas em Minas Gerais. A família foi o principal modelo de influência determinante para a escolha de formação dos docentes. Entre os discentes, 56% são incentivados e motivados por seus professores de áreas de STEM para seguir essas áreas. O conhecimento e o contato dos estudantes com as áreas de STEM requerem atenção, pois 63% informou não se sentir motivado a seguir carreira e 72,6% não participou de atividades de divulgação científica em suas escolas.Encouraging girls and women to pursue careers in STEM areas is of great relevance for the scientific and technological development of the country, economic growth, and social inclusion. The present study investigates the interaction between teachers and students with STEM areas and how scientific divulgation can awaken the interest of girls and young individuals in these fields. An interview was conducted with teachers and students from Elementary and High School levels across 10 public schools in Minas Gerais. The family was the main influential model in determining the choice of training for teachers. Among the students, 56% are encouraged and motivated by their STEM area teachers to pursue these fields. The students' knowledge and exposure to STEM areas require attention as 63% reported no feeling motivated to pursue a career in these areas, and 72.6% no participated in any scientific divulgation activities at their schools.2024-11-26T16:54:49Z2024-11-26T16:54:49Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTONINI, A. M.; MALCHER, M. A.; FERRAZO, S. T. Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 7, 2024. Disponível em: <https://cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4790>. Acesso em: 20 out 2024.1989-4155https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessTonini, Adriana MariaMalcher, Maria AtaideFerrazzo, Suéllen Tonattoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-27T04:32:40Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/19178Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-27T04:32:40Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Scientific divulgation to motivate the participation of girls and women in STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) areas |
title |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). |
spellingShingle |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Tonini, Adriana Maria Meninas e mulheres em STEM Ciência Áreas tecnológicas Divulgação científica Girls and women in STEM |
title_short |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). |
title_full |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). |
title_fullStr |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). |
title_full_unstemmed |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). |
title_sort |
Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). |
author |
Tonini, Adriana Maria |
author_facet |
Tonini, Adriana Maria Malcher, Maria Ataide Ferrazzo, Suéllen Tonatto |
author_role |
author |
author2 |
Malcher, Maria Ataide Ferrazzo, Suéllen Tonatto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonini, Adriana Maria Malcher, Maria Ataide Ferrazzo, Suéllen Tonatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meninas e mulheres em STEM Ciência Áreas tecnológicas Divulgação científica Girls and women in STEM |
topic |
Meninas e mulheres em STEM Ciência Áreas tecnológicas Divulgação científica Girls and women in STEM |
description |
Incentivar meninas e mulheres para as áreas de STEM é de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, crescimento econômico e inclusão social. O presente estudo investiga o contato de docentes e discentes com as áreas de STEM e como a divulgação científica pode despertar o interesse das meninas e jovens para estas áreas. Realizou-se uma entrevista com docentes e discentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 10 escolas públicas em Minas Gerais. A família foi o principal modelo de influência determinante para a escolha de formação dos docentes. Entre os discentes, 56% são incentivados e motivados por seus professores de áreas de STEM para seguir essas áreas. O conhecimento e o contato dos estudantes com as áreas de STEM requerem atenção, pois 63% informou não se sentir motivado a seguir carreira e 72,6% não participou de atividades de divulgação científica em suas escolas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-11-26T16:54:49Z 2024-11-26T16:54:49Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TONINI, A. M.; MALCHER, M. A.; FERRAZO, S. T. Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 7, 2024. Disponível em: <https://cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4790>. Acesso em: 20 out 2024. 1989-4155 https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178 https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056 |
identifier_str_mv |
TONINI, A. M.; MALCHER, M. A.; FERRAZO, S. T. Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 7, 2024. Disponível em: <https://cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4790>. Acesso em: 20 out 2024. 1989-4155 |
url |
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178 https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1823329319886258176 |