Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonini, Adriana Maria
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Malcher, Maria Ataide, Ferrazzo, Suéllen Tonatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178
https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056
Resumo: Incentivar meninas e mulheres para as áreas de STEM é de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, crescimento econômico e inclusão social. O presente estudo investiga o contato de docentes e discentes com as áreas de STEM e como a divulgação científica pode despertar o interesse das meninas e jovens para estas áreas. Realizou-se uma entrevista com docentes e discentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 10 escolas públicas em Minas Gerais. A família foi o principal modelo de influência determinante para a escolha de formação dos docentes. Entre os discentes, 56% são incentivados e motivados por seus professores de áreas de STEM para seguir essas áreas. O conhecimento e o contato dos estudantes com as áreas de STEM requerem atenção, pois 63% informou não se sentir motivado a seguir carreira e 72,6% não participou de atividades de divulgação científica em suas escolas.
id UFOP_4ef4b8e0aef814a2a28cf75af8f250ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/19178
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).Scientific divulgation to motivate the participation of girls and women in STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) areasMeninas e mulheres em STEMCiênciaÁreas tecnológicasDivulgação científicaGirls and women in STEMIncentivar meninas e mulheres para as áreas de STEM é de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, crescimento econômico e inclusão social. O presente estudo investiga o contato de docentes e discentes com as áreas de STEM e como a divulgação científica pode despertar o interesse das meninas e jovens para estas áreas. Realizou-se uma entrevista com docentes e discentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 10 escolas públicas em Minas Gerais. A família foi o principal modelo de influência determinante para a escolha de formação dos docentes. Entre os discentes, 56% são incentivados e motivados por seus professores de áreas de STEM para seguir essas áreas. O conhecimento e o contato dos estudantes com as áreas de STEM requerem atenção, pois 63% informou não se sentir motivado a seguir carreira e 72,6% não participou de atividades de divulgação científica em suas escolas.Encouraging girls and women to pursue careers in STEM areas is of great relevance for the scientific and technological development of the country, economic growth, and social inclusion. The present study investigates the interaction between teachers and students with STEM areas and how scientific divulgation can awaken the interest of girls and young individuals in these fields. An interview was conducted with teachers and students from Elementary and High School levels across 10 public schools in Minas Gerais. The family was the main influential model in determining the choice of training for teachers. Among the students, 56% are encouraged and motivated by their STEM area teachers to pursue these fields. The students' knowledge and exposure to STEM areas require attention as 63% reported no feeling motivated to pursue a career in these areas, and 72.6% no participated in any scientific divulgation activities at their schools.2024-11-26T16:54:49Z2024-11-26T16:54:49Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTONINI, A. M.; MALCHER, M. A.; FERRAZO, S. T. Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 7, 2024. Disponível em: <https://cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4790>. Acesso em: 20 out 2024.1989-4155https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessTonini, Adriana MariaMalcher, Maria AtaideFerrazzo, Suéllen Tonattoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-27T04:32:40Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/19178Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-27T04:32:40Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Scientific divulgation to motivate the participation of girls and women in STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) areas
title Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
spellingShingle Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Tonini, Adriana Maria
Meninas e mulheres em STEM
Ciência
Áreas tecnológicas
Divulgação científica
Girls and women in STEM
title_short Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
title_full Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
title_fullStr Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
title_full_unstemmed Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
title_sort Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
author Tonini, Adriana Maria
author_facet Tonini, Adriana Maria
Malcher, Maria Ataide
Ferrazzo, Suéllen Tonatto
author_role author
author2 Malcher, Maria Ataide
Ferrazzo, Suéllen Tonatto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonini, Adriana Maria
Malcher, Maria Ataide
Ferrazzo, Suéllen Tonatto
dc.subject.por.fl_str_mv Meninas e mulheres em STEM
Ciência
Áreas tecnológicas
Divulgação científica
Girls and women in STEM
topic Meninas e mulheres em STEM
Ciência
Áreas tecnológicas
Divulgação científica
Girls and women in STEM
description Incentivar meninas e mulheres para as áreas de STEM é de grande relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, crescimento econômico e inclusão social. O presente estudo investiga o contato de docentes e discentes com as áreas de STEM e como a divulgação científica pode despertar o interesse das meninas e jovens para estas áreas. Realizou-se uma entrevista com docentes e discentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 10 escolas públicas em Minas Gerais. A família foi o principal modelo de influência determinante para a escolha de formação dos docentes. Entre os discentes, 56% são incentivados e motivados por seus professores de áreas de STEM para seguir essas áreas. O conhecimento e o contato dos estudantes com as áreas de STEM requerem atenção, pois 63% informou não se sentir motivado a seguir carreira e 72,6% não participou de atividades de divulgação científica em suas escolas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-11-26T16:54:49Z
2024-11-26T16:54:49Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TONINI, A. M.; MALCHER, M. A.; FERRAZO, S. T. Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 7, 2024. Disponível em: <https://cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4790>. Acesso em: 20 out 2024.
1989-4155
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178
https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056
identifier_str_mv TONINI, A. M.; MALCHER, M. A.; FERRAZO, S. T. Divulgação científica para motivar a participação de meninas e mulheres em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 7, 2024. Disponível em: <https://cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4790>. Acesso em: 20 out 2024.
1989-4155
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19178
https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329319886258176