A interação entre alunos em aulas de língua inglesa para fins específicos no contexto pandêmico sob a perspectiva sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uliana, Jéssica Laira de Araujo Esgoti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244195
Resumo: Durante os anos de 2020 e 2021, a pandemia da COVID-19 mudou significativamente o cenário educacional no mundo. O uso da tecnologia para ministrar aulas de forma remota emergencial trouxe diversos desafios para o progresso da aprendizagem e interação entre alunos e professores. Pensando nesse contexto, este trabalho de investigação analisou a colaboração vista por meio das interações entre alunos em aulas da disciplina denominada Inglês Instrumental de uma turma do curso Técnico em Açúcar e Álcool, oferecido por uma instituição técnica pública do estado de São Paulo, a fim de refletir sobre o auxílio colaborativo de discentes durante as atividades no período do ensino remoto emergencial. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, questionário aos 22 alunos - questionário on-line na plataforma Microsoft Forms -, entrevista on-line com o professor, gravação em vídeo das aulas remotas que foram ministradas pela plataforma digital Microsoft Teams, anotações em diário, transcrição e análise das aulas e momentos de interação, tendo como base os conceitos da Análise de Micro-discurso (van COMPERNOLLE, 2015) - abordagem de análise de discurso, a partir da perspectiva êmica, concentrando-se em unidades linguísticas menores, como frases, expressões, entonações e gestos, observando contextos específicos de interação social -, sendo todos os dados coletados interpretados à luz da perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1996, 1998, 2005; JOHNSON, 2009; LANTOLF; POEHNER, 2014, 2020; van COMPERNOLLE, 2015, 2018, 2021). Por meio da análise dos dados, identificou-se que mesmo com as dificuldades impostas pelo contexto pandêmico, houve momentos de interações, contudo pode-se afirmar que não basta a oferta de atividades que gerem interações entre os alunos, faz-se preciso oportunizar situações para ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal e os discentes estarem também engajados em tais atividades. Tal identificação poderá corroborar nas ponderações em relação à preparação de aulas de Inglês para Fins Específicos, buscando não apenas atividades que ofereçam maior compartilhamento de aprendizagem, mas situações que potencializem as mediações, tanto no ambiente virtual como no ambiente presencial, ou até mesmo híbrido.
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Pensando nesse contexto, este trabalho de investigação analisou a colaboração vista por meio das interações entre alunos em aulas da disciplina denominada Inglês Instrumental de uma turma do curso Técnico em Açúcar e Álcool, oferecido por uma instituição técnica pública do estado de São Paulo, a fim de refletir sobre o auxílio colaborativo de discentes durante as atividades no período do ensino remoto emergencial. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, questionário aos 22 alunos - questionário on-line na plataforma Microsoft Forms -, entrevista on-line com o professor, gravação em vídeo das aulas remotas que foram ministradas pela plataforma digital Microsoft Teams, anotações em diário, transcrição e análise das aulas e momentos de interação, tendo como base os conceitos da Análise de Micro-discurso (van COMPERNOLLE, 2015) - abordagem de análise de discurso, a partir da perspectiva êmica, concentrando-se em unidades linguísticas menores, como frases, expressões, entonações e gestos, observando contextos específicos de interação social -, sendo todos os dados coletados interpretados à luz da perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1996, 1998, 2005; JOHNSON, 2009; LANTOLF; POEHNER, 2014, 2020; van COMPERNOLLE, 2015, 2018, 2021). Por meio da análise dos dados, identificou-se que mesmo com as dificuldades impostas pelo contexto pandêmico, houve momentos de interações, contudo pode-se afirmar que não basta a oferta de atividades que gerem interações entre os alunos, faz-se preciso oportunizar situações para ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal e os discentes estarem também engajados em tais atividades. Tal identificação poderá corroborar nas ponderações em relação à preparação de aulas de Inglês para Fins Específicos, buscando não apenas atividades que ofereçam maior compartilhamento de aprendizagem, mas situações que potencializem as mediações, tanto no ambiente virtual como no ambiente presencial, ou até mesmo híbrido.During the years of 2020 and 2021, the COVID-19 pandemic changed the educational scenario in the world dramatically. The use of technology to teach emergency remote classes brought several challenges to the progress of learning and interaction between students and teachers. Thinking about this context, this study aimed to analyze the collaboration seen through interactions between students in ESP (English for Specific Purposes) classes of the Sugar and Alcohol Technical Course offered by a public technical institution of the state of São Paulo I order to reflect on the collaborative assistance from students during activities in the emergency remote teaching period. The data collection was carried out by bibliographic research, a questionnaire answered by 22 students - online questionnaire on the Microsoft Forms Platform -, online interview with the teacher, video recording of remote classes that were taught through the Microsoft Teams Platform, diary, notes, transcription and analysis of classes and moments of interaction based on the concepts of the Microdiscourse Analysis (van COMPERNOLLE, 2015) - a discourse analysis approach from the emic perspective, focusing on smaller linguistic units such as phrases, expressions, intonations, and gestures, observing specific contexts of social interaction - with all collected data interpreted in the light of the sociocultural perspective (VYGOTSKY, 1996, 1998, 2005; JOHNSON, 2009; LANTOLF; POEHNER, 2014, 2020; van COMPERNOLLE, 2015, 2018, 2021). Through data analysis, it was identified that even with the difficulties imposed by the pandemic context, there were moments of positive interactions, however, it can be affirmed that it is not enough to offer activities that generate interactions between students, it is necessary to create opportunities for the extension of the Zone of Proximal Development, and students must also be engaged in such activities. This identification may contribute to considerations regarding the preparation of ESP classes, seeking not only activities that offer greater sharing of learning but also situations that enhance mediations, both in the virtual and face-toface environments, or even hybrid ones.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Uliana, Jéssica Laira de Araujo Esgoti2023-06-26T16:17:46Z2023-06-26T16:17:46Z2023-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24419533004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:08:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244195Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:22:30.604220Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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