Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428 https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar as atividades desenvolvidas em uma disciplina ofertada no curso de graduação em pedagogia, cujas atividades consistem em discutir a inserção das TDIC em espaços escolares e não escolares. A disciplina se caracteriza pela utilização de diversos recursos no AVA Moodle, particularmente pela utilização de Wikis, para elaboração de narrativas digitais que versam sobre a construção de um projeto de uso das TDIC, junto aos alunos do 1º segmento da educação básica. Como resultados, apresentam-se alguns indicadores de que é possível utilizar narrativas digitais para potencializar a reflexão acerca da integração das TDIC ao currículo, em cursos que formam professores (licenciatura), ressignificando as experiências desenvolvidas pelos alunos com as TDIC. |
id |
UFOP_51d4f79f35242a93afedd0246eb6d43f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/12428 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.Digital narratives in the integration process of TDIC to curriculum.Formação de professoresEducação a distância - EADO objetivo deste artigo é analisar as atividades desenvolvidas em uma disciplina ofertada no curso de graduação em pedagogia, cujas atividades consistem em discutir a inserção das TDIC em espaços escolares e não escolares. A disciplina se caracteriza pela utilização de diversos recursos no AVA Moodle, particularmente pela utilização de Wikis, para elaboração de narrativas digitais que versam sobre a construção de um projeto de uso das TDIC, junto aos alunos do 1º segmento da educação básica. Como resultados, apresentam-se alguns indicadores de que é possível utilizar narrativas digitais para potencializar a reflexão acerca da integração das TDIC ao currículo, em cursos que formam professores (licenciatura), ressignificando as experiências desenvolvidas pelos alunos com as TDIC.This article’s purpose an analyses of the activities developed in a course offered in the graduation course in Pedagogy. These activities consist in discussing the insertion of the ICT in teaching and non-teaching spaces. The course includes the use of several resources in AVA Moodle, particularly Wikis, for developing digital narratives that deal with the construction of an ICT using project for the 1st cycle of basic education. As a result, it presents some indicators that you can use digital narratives to enhance the reflection on the ICT integration to the curriculum in teachers training courses (degree), giving new meaning to the experiences developed by students with the ICT.2020-07-07T14:49:58Z2020-07-07T14:49:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHENATZ, B. N. Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Educação Online, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc rio.br/index.php/eduonline/article/view/522>. Acesso em: 18 junho 2020.1809-3760http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522O conteúdo do periódico Educação Online é aberto, de acesso público e gratuito e, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos. Fonte: Educação Online <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 19 jun 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSchenatz, Biancca Nardelliporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-07-07T14:49:58Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12428Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-07-07T14:49:58Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Digital narratives in the integration process of TDIC to curriculum. |
title |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. |
spellingShingle |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Schenatz, Biancca Nardelli Formação de professores Educação a distância - EAD |
title_short |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. |
title_full |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. |
title_fullStr |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. |
title_full_unstemmed |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. |
title_sort |
Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. |
author |
Schenatz, Biancca Nardelli |
author_facet |
Schenatz, Biancca Nardelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schenatz, Biancca Nardelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação a distância - EAD |
topic |
Formação de professores Educação a distância - EAD |
description |
O objetivo deste artigo é analisar as atividades desenvolvidas em uma disciplina ofertada no curso de graduação em pedagogia, cujas atividades consistem em discutir a inserção das TDIC em espaços escolares e não escolares. A disciplina se caracteriza pela utilização de diversos recursos no AVA Moodle, particularmente pela utilização de Wikis, para elaboração de narrativas digitais que versam sobre a construção de um projeto de uso das TDIC, junto aos alunos do 1º segmento da educação básica. Como resultados, apresentam-se alguns indicadores de que é possível utilizar narrativas digitais para potencializar a reflexão acerca da integração das TDIC ao currículo, em cursos que formam professores (licenciatura), ressignificando as experiências desenvolvidas pelos alunos com as TDIC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-07-07T14:49:58Z 2020-07-07T14:49:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHENATZ, B. N. Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Educação Online, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc rio.br/index.php/eduonline/article/view/522>. Acesso em: 18 junho 2020. 1809-3760 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428 https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522 |
identifier_str_mv |
SCHENATZ, B. N. Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Educação Online, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc rio.br/index.php/eduonline/article/view/522>. Acesso em: 18 junho 2020. 1809-3760 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428 https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002802089164800 |