Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schenatz, Biancca Nardelli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428
https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as atividades desenvolvidas em uma disciplina ofertada no curso de graduação em pedagogia, cujas atividades consistem em discutir a inserção das TDIC em espaços escolares e não escolares. A disciplina se caracteriza pela utilização de diversos recursos no AVA Moodle, particularmente pela utilização de Wikis, para elaboração de narrativas digitais que versam sobre a construção de um projeto de uso das TDIC, junto aos alunos do 1º segmento da educação básica. Como resultados, apresentam-se alguns indicadores de que é possível utilizar narrativas digitais para potencializar a reflexão acerca da integração das TDIC ao currículo, em cursos que formam professores (licenciatura), ressignificando as experiências desenvolvidas pelos alunos com as TDIC.
id UFOP_51d4f79f35242a93afedd0246eb6d43f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12428
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.Digital narratives in the integration process of TDIC to curriculum.Formação de professoresEducação a distância - EADO objetivo deste artigo é analisar as atividades desenvolvidas em uma disciplina ofertada no curso de graduação em pedagogia, cujas atividades consistem em discutir a inserção das TDIC em espaços escolares e não escolares. A disciplina se caracteriza pela utilização de diversos recursos no AVA Moodle, particularmente pela utilização de Wikis, para elaboração de narrativas digitais que versam sobre a construção de um projeto de uso das TDIC, junto aos alunos do 1º segmento da educação básica. Como resultados, apresentam-se alguns indicadores de que é possível utilizar narrativas digitais para potencializar a reflexão acerca da integração das TDIC ao currículo, em cursos que formam professores (licenciatura), ressignificando as experiências desenvolvidas pelos alunos com as TDIC.This article’s purpose an analyses of the activities developed in a course offered in the graduation course in Pedagogy. These activities consist in discussing the insertion of the ICT in teaching and non-teaching spaces. The course includes the use of several resources in AVA Moodle, particularly Wikis, for developing digital narratives that deal with the construction of an ICT using project for the 1st cycle of basic education. As a result, it presents some indicators that you can use digital narratives to enhance the reflection on the ICT integration to the curriculum in teachers training courses (degree), giving new meaning to the experiences developed by students with the ICT.2020-07-07T14:49:58Z2020-07-07T14:49:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHENATZ, B. N. Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Educação Online, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc rio.br/index.php/eduonline/article/view/522>. Acesso em: 18 junho 2020.1809-3760http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522O conteúdo do periódico Educação Online é aberto, de acesso público e gratuito e, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos. Fonte: Educação Online <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 19 jun 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSchenatz, Biancca Nardelliporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-07-07T14:49:58Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12428Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-07-07T14:49:58Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
Digital narratives in the integration process of TDIC to curriculum.
title Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
spellingShingle Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
Schenatz, Biancca Nardelli
Formação de professores
Educação a distância - EAD
title_short Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
title_full Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
title_fullStr Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
title_full_unstemmed Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
title_sort Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
author Schenatz, Biancca Nardelli
author_facet Schenatz, Biancca Nardelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schenatz, Biancca Nardelli
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação a distância - EAD
topic Formação de professores
Educação a distância - EAD
description O objetivo deste artigo é analisar as atividades desenvolvidas em uma disciplina ofertada no curso de graduação em pedagogia, cujas atividades consistem em discutir a inserção das TDIC em espaços escolares e não escolares. A disciplina se caracteriza pela utilização de diversos recursos no AVA Moodle, particularmente pela utilização de Wikis, para elaboração de narrativas digitais que versam sobre a construção de um projeto de uso das TDIC, junto aos alunos do 1º segmento da educação básica. Como resultados, apresentam-se alguns indicadores de que é possível utilizar narrativas digitais para potencializar a reflexão acerca da integração das TDIC ao currículo, em cursos que formam professores (licenciatura), ressignificando as experiências desenvolvidas pelos alunos com as TDIC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-07-07T14:49:58Z
2020-07-07T14:49:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHENATZ, B. N. Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Educação Online, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc rio.br/index.php/eduonline/article/view/522>. Acesso em: 18 junho 2020.
1809-3760
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428
https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522
identifier_str_mv SCHENATZ, B. N. Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Educação Online, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc rio.br/index.php/eduonline/article/view/522>. Acesso em: 18 junho 2020.
1809-3760
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428
https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002802089164800